quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A cereja em cima do bolo

«Os loucos que investiram $260 biliões em energias renováveis em 2011 [que quintuplica o valor do investimento em 2004] provavelmente não tiveram o privilégio de partilhar a erudição desinteressada de empresários e gestores da craveira de Patrick Monteiro de Barros e Miral Amaral. Estes ilustres defensores do nuclear voltam à carga mal farejam a fragilidade política que permite bons negócios privados e públicas ruínas. A coberto da troika querem agora liquidar o cluster nacional de energias renováveis, que ao contrário da quimera nuclear, potencia o sistema científico-tecnológico nacional, gera emprego e riqueza locais, e potencia exportações de energia e de bens e serviços associados. A questão que se impõe é a seguinte: será que Patrick Monteiro de Barros, Mira Amaral e Pedro Sampaio Nunes tem memória curta ou motivos fortes para defenderem com tanta insistência uma tecnologia que perde terreno em toda a linha e nas várias geografias para as energias renováveis?»

De um dos três posts de Tiago Julião Neves, a ler no Jugular, a propósito do manifesto que pretende discutir a introdução da energia nuclear em Portugal. A cedência a este lobbie, onde pontuam destacadas figuras da direita (de Mira Amaral a José Ribeiro e Castro), seria a cereja em cima do bolo para um governo que gosta de chafurdar no mais irresponsável e retrógrado experimentalismo.

5 comentários:

meirelesportuense disse...

Eles querem-nos matar definitivamente...Se fôr preciso, com o Nuclear arrumam com uma percentagem razoável da população e assim, a despesa com as Reformas descem em igual percentagem...

José Alberto disse...

Esta será mais uma de muitas estratégias erradas seguidas por este (des)Governo! É a mais sórdida barbaridade... É a civilização em retrocesso acelerado. Pouco importa - como dizem os carrascos - enquanto houver, matam-se! Não nos podemos calar, nem acomodar, pois quando os de baixo se mexem...os de cima caem!

Anónimo disse...

Mas qual é o problema?
Não os puseram lá? Os capitalistas, os be's, os comunistas, os indignados, os professores, as fenprof's, não votaram neles?
O outro não é um caloteiro, um mentiroso, um incompetente, um bandido da pior espécie?
Agora aturem-nos. Por mim podem destruir tudo, quero que este país vá para a p*** que o pariu.

CEBE disse...

Caro Nuno,

Antes de mais, concordo que o pior que nos podia acontecer era ter uma central nuclear em Portugal promovida pir passarões do calibre dos que menciona. O interesse dessas figuras no nuclear será tudo menos inocente e desinteressado, pelo "bem público".

Dito isto, queria só deixar a nota de que o nosso país de fracos recursos não se pode dar ao luxo de rejeitar opções energéticas por preconceito ou fraca fundamentação técnica. Nem as renováveis são a panaceia para todos os males, nem o nuclear o bicho de 7 cabeças que dele fazem. São ferramentas, que podem ser bem ou mal usadas.

A nossa sustentabilidade energética há-de se conseguir com boa preparação técnica e planeamento, nunca com demagogia de um ou de outro lado.

Miguel Barroso disse...

Sugiro a leitura deste artigo: mesmo para quem é defensor do nuclear, porque é que em Portugal não faz sentido (nota: eu digo não ao nuclear aqui, nos EUA, na China ou no Burkina Fasso) http://lobidocha.com/380777.html