sexta-feira, 2 de junho de 2023

De que tem receio, Senhor Reitor?


Eis um pouco da minha história. 

Apaixonei-me pela língua portuguesa quando ainda era estudante na Universidade Estatal de Moscovo M. V. Lomonossov. Na altura, a língua portuguesa era uma novidade no âmbito do ensino superior russo. Eu fiz parte das primeiras gerações que se dedicaram à aprendizagem desta língua. Foi nessa altura que percebi que a língua e cultura portuguesas fariam, para sempre, parte da minha vida. Mais tarde, tive a oportunidade de ensinar Russo em Portugal através da Associação Portugal-URSS. 

Lembro-me perfeitamente do genuíno interesse pela nossa língua e da infinita hospitalidade do povo português. Em 1988, tive o privilégio de começar a dar aulas na Universidade de Coimbra, numa altura em que a língua e a cultura russas tinham uma vasta popularidade em Portugal. Adquiri a nacionalidade portuguesa em 2002. 


Os estudantes do Professor Pliassov já falaram e os professores da sua Faculdade de Letras também. Para lá da sua reprovável dimensão científica e ético-política, eminentes juristas já vieram dizer que esta decisão do Senhor Reitor é de legalidade duvidosa. 

O Senhor Reitor, Professor Doutor Amílcar Falcão, ainda vai a tempo de sair da trincheira que cavou, revertendo a decisão e pedindo desculpas ao colega visado, à comunidade da Universidade de Coimbra e ao país. 

Um destacado Professor, com um p mesmo muito grande, impedido de ensinar pelo fascismo, chamado Bento de Jesus Caraça, bem que dizia: «Se não receio o erro, é só porque estou sempre pronto a corrigi-lo»

De que tem então receio, Senhor Reitor?
 

2 comentários:

José M. Sousa disse...

Que miséria de reitor, e logo de Coimbra!

Anónimo disse...

Que pena que seja a universidade a tomar tais atitudes. Uni de Coimbra. Vergonha.