Faleceu a economista Manuela Silva. Faleceu uma notabilíssima economista política e moral. Este blogue curva-se perante a memória de uma economista cidadã de planos ousados e rigorosos, encarnando sempre, mas sempre, a opção pelos mais pobres, prática infelizmente rara numa disciplina cada vez mais ao serviço dos mais ricos.
O ISEG, onde ensinou, publicou uma nota biográfica, escrita por Carlos Farinha Rodrigues, um dos discípulos desta pioneira dos estudos sobre pobreza e desigualdade no nosso país:
“O legado da intervenção de Manuela Silva, como economista, como professora Universitária e como católica profundamente marcada pela doutrina social da igreja, marcou profundamente o ISEG, os seus alunos e os colegas com quem trabalhou. A sua visão de uma economia ao serviço das pessoas, a necessidade de um desenvolvimento socioeconómico sustentado e inclusivo permanece como um dos pilares da missão do ISEG e, em particular, do ensino aqui ministrado”.
Adenda. A Associação Portuguesa de Economia Política emitiu um comunicado, lembrando, entre outros aspectos da vida rica de Manuela Silva, o facto de ter sido Presidente do 2º Encontro de Economia Política que teve lugar em Coimbra a 1 e 2 de Fevereiro de 2019.
UMA PERDA PARA A HUMANIDADE.
ResponderEliminarcometário simples não dormi toda a noite com tantas emoções.
ResponderEliminarEis dois comentários idiotas de rajada
ResponderEliminarA direita caceteira é assim. E também com isto tenta sabotar o debate de ideias
Boa Tarde,
ResponderEliminarde facto, pensei que já não existiam pessoas tão imbecis.....
Cumprimentos
Manuel Cardoso