quinta-feira, 18 de abril de 2024
Dezassete anos de Ladrões
Criado a 17 de abril de 2007, e com oscilações em termos de número de visitas, o Ladrões de Bicicletas fez ontem dezassete anos. Como lembrava José Gusmão em 2017, dez anos depois do seu surgimento, o blogue «nasceu num contexto de assustadora hegemonia do pensamento liberal», tendo contribuído, «para dar consistência e presença pública a um espaço plural de alternativas económicas», num país onde o debate político-económico continua claramente enviesado à direita, sobretudo nas televisões.
Temos portanto boas razões para continuar, com cerca de 13 mil seguidores no facebook, quase 7.500 no twitter e 1.800 no instagram, a rede a que o Ladrões aderiu mais recentemente. Pedalemos pois.
Parabéns e não deixem de escrever.
ResponderEliminarparabéns. aprendi algumas coisas neste blog, mas reparo que ultimamente não publicam todos os comentários e até bloqueiam vozes discordantes no Facebook ou X. tal fica-vos mal.
ResponderEliminarParabéns pela vossa teimosia em escreverem para melhor informar ,Força colaboradores e continuem .
ResponderEliminarJorge Marques ,
Concordo com um comentário anterior. A atividade censória no blog está a atingir níveis chocantes. Salvo algumas honrosas exceções (o Nuno Serra é uma delas), os autores não suportam ser contraditados, mesmo que gentilmente. Isso tem-me desgostado e afastado do blog, que antes acompanhava mais de perto. Tenho saudades dos primeiros tempos, em que a discussão era livre e viva.
ResponderEliminarMuitos parabéns.
ResponderEliminarTemos por princípio não publicar comentários insultuosos ou apenas provocatórios, e eventualmente comentários sem qualquer substância argumentativa ou que abordam um assunto ao lado, visando ofuscar a matéria em análise.
ResponderEliminarRecordo que começámos a moderar comentários quando foram os próprios leitores, e bem, a queixar-se da profusão de mensagens de teor ofensivo, muitas vezes repetitivas, e sem qualquer ponto argumentativo, que empobreciam a discussão.
Nuno Serra, exactamente.
ResponderEliminarConfirmo, como testemunha directa dos acontecimentos, nao so que a moderacao de comentatios comecou neste blog comecou exactamente como o Nuno Serra descreve mas tambem re-afirmo (enfim... parafraseio que ja nao me lembro exactamente do que escrevi na altura) aquilo que na altura disse: ate que enfim que moderam os comentarios, nao faz sentido nenhum um blogue que advoga tao eloquentemente a regulacao da politica economica depois nao regular as suas proprias caixas de comentarios.
Parabéns! Bem sei que não sou um comentador assíduo, longe disso, mas hoje 25/04, venho espicaçar a massa cinzenta deste blog com o facto de que nunca ninguém tenha tido a vontade de verdadeiramente esmiuçar o retrato do povo português em democracia.
ResponderEliminarSerá que alguma vez alguém se deu donta que os funcionários públicos do governo central, autarquias e forças de segurança eram as mesmas a 24/04/1974 e assim continuaram de 25 em diante?
Será que da ditadura a unica coisa má era a falta de liberdade??
Como explicar que 2 anos de PREC serem sempre relembrados mais odiosos e de má memória do que os 48 anos de ditadura?
Estas questões que desnovelam outras que esta coisa tão nossa, tão portuguesa do "toma lá que é democrata" nos tolda a racionalidade e nos deixa perdidos numa ditadura de costumes "progressista" e num plano esquizofrénico de querer parecer moderno no acessorio e conservador e tacanho no que importa.
25 de Abril Sempre (hoje mais que nunca!)
Parabéns
ResponderEliminarNão desistam fazem um verdadeiro serviço público.