sábado, 23 de dezembro de 2023

Feliz Natal


Tal situação não tem a ver apenas com a física ou a biologia, mas também com a economia e o nosso modo de a conceber. A lógica do máximo lucro ao menor custo, disfarçada de racionalidade, progresso e promessas ilusórias, torna impossível qualquer preocupação sincera com a casa comum e qualquer cuidado pela promoção dos descartados da sociedade. Nos últimos anos, podemos notar como às vezes os próprios pobres, confundidos e encantados perante as promessas de tantos falsos profetas, caem no engano dum mundo que não é construído para eles.

Papa Francisco, Exortação Apostólica Laudate Deum.

1 comentário:

  1. Excelente posta, este excerto de Bergoglio, a lembrar as malfeitorias de PSD/CDS e também do PS na alienação dos nossos bens comuns, para privilégio da pandilha (os danosos e ruinosos Passos/Portas concretizaram aquilo que os pecs socretinos propunham - são uns fdp mas são os nossos fdp). Cristãos por fora mas hipócritas e mentirosos por dentro, até ao tutano, até dizer chega (bando de vampiros em cortejo fúnebre). Não é por acaso que o protofascista Ventura, que tem como programa económico acabar com o que resta de estado social, não quis estar presente na recepção a Bergoglio em Lisboa.

    Parece que Bergoglio poderá ter lido algo que um barbudo escreveu há cerca de 170 anos, sobre os tais pobres, e mais pobres ainda, o lumpem-proletariado, que numa espécie de síndrome de estocolmo estabelecem uma filia com o seu carrasco, ou seja, fazem escolhas completamente desencontradas com a sua condição e por isso alheias aos seus interesses. Os falsos profetas de que fala Bergoglio e que aparecem no cartaz (fachos e liberais) do anterior post de João Rodrigues nada têm para oferecer aos pobres nem aos trabalhadores que fazem contas ao salário a olhar para o calendário.

    Boas festas e longa vida ao LdB.

    ResponderEliminar