A Economia na elitista Universidade Católica Portuguesa de Lisboa tem estado mais próxima da “economia que mata” do que da Economia de Francisco, dada a sua orientação neoliberal de sempre. Há de resto toda uma história de formação de Chicago Boys nas Católicas, que Francisco, sendo argentino, conhece bem. A página mais negra foi escrita, creio, em Santiago do Chile. A UCP teve a sorte de ter sido criada poucos anos antes de Abril.
Aproveitando a presença de Francisco na UCP, que fez um discurso à altura, a sua Reitora anunciou ontem a criação de uma cátedra de “Economia de Francisco e Clara”. É uma boa notícia, potencialmente alinhada com a melhor economia moral cristã e desalinhada de formações ao arrepio da Doutrina Social. O “programa executivo de gestão do luxo”, já denunciado neste blogue, é só um exemplo do porno-riquismo, insustentável do ponto de vista ambiental ou social, que aí se tem propagado.
A universidade é católica - ninguém disse que era cristã. Nem sequer São João César das Neves, que para proteger os pobres anda há anos a falar na necessidade de lhes baixar os salários.
ResponderEliminarRecomenda-se vivamente o filme «Há Lodo no Cais» («Sindicato de Ladrões» em Português do Brasil), de Elia Kazan, 1954.
ResponderEliminar