quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Sabotagens sempre houve muitas

“A União Europeia acredita que as fugas detectadas na segunda-feira nos oleodutos Nord Stream foram provavelmente causadas por sabotagem. (...) A UE não nomeou um potencial perpetrador ou sugeriu uma razão para tal (...) os incidentes arruinaram qualquer expectativas que restassem de que a Europa pudesse receber combustível via Nord Stream 1 antes do Inverno”, noticia a Reuters

O gasoduto Nord Stream está inutilizável quando a União Europeia - e não a Rússia - mais precisa dele. 


“Um vencedor emergiu à medida que a Europa sofre as consequências da guerra na Ucrânia e regista preços recorde de gás natural: a economia dos Estados Unidos”, afiança o The Wall Street Journal, enquanto informa: “Elevados preços do gás natural levam os fabricantes europeus a mudarem para os EUA”. 

Vitória aquela que custará empregos na União Europeia. Muitos empregos. Na Alemanha, por exemplo, há quem antecipe que o efeito da guerra sobre o crescimento do país ascenda a 5 pontos percentuais do PIB.


Como se sabe, numa guerra, a informação é sempre uma, senão a primeira, das baixas. Por isso, tenho para mim que dificilmente teremos provas irrefutáveis de quem sabotou o gasoduto. Mas isso, a meu ver, não deve impedir-nos de de fazer a pergunta: Quem ganha com a sabotagem? 

E, já agora, o que dizia Biden acerca do assunto a 7 de Fevereiro último? 

(Ligação aqui)

Pres. Biden: Se a Rússia invadir... então deixará de haver um Nord Stream 2. Acabaremos com ele.
 
Repórter: Mas como fará isso, exatamente, uma vez que… o projeto está sob o controlo da Alemanha? 

Biden: Prometo-vos que o conseguiremos fazer.

4 comentários:

  1. Assim se poupam umas tantas passeatas...

    ResponderEliminar
  2. Se havia dúvidas a guerra na Ucrânia demonstrou como os "Democratas" norte-americanos são tão psicopatas como os "Republicanos", pelo menos os "Republicanos" não disfarçam...

    Nós vivemos num mundo vil e podre, aquilo que os propagandistas das TVs e jornais de "referência" chamam de "democracia liberal" não mais é que uma colossal farsa.

    E ainda há dúvidas que os maiores inimigos da Europa é a classe dominante norte-americana proprietária do Estado dos EUA, pela qual as classes dominantes europeias rastejam?

    ResponderEliminar
  3. O que é que faz com que a elite económica e industrial alemã se preste à subserviência dos Estados Unidos optando por políticas que vão contra os seus próprios interesses?

    ResponderEliminar
  4. Não havendo algum bom senso na Europa porque na América do Norte já se viu há muito que não há, há apenas um objectivo a concretizar a todo o custo que é eliminar potenciais concorrentes ao poder global e só a Rússia e a China estão nessa condição, podemos estar mesmo condenados ao fim próximo da humanidade, pelos vistos o presidente americano prometeu e cumpriu, vamos ver as consequências

    ResponderEliminar