«
A Escola Pública norteia-se pela universalidade do acesso e do direito de todos a uma educação de qualidade, na ideia de sistema que assenta na cooperação e que serve toda a comunidade. O seu objetivo é mitigar as desigualdades de partida e quebrar ciclos de insucesso.»
O resto da crónica pode ser lido no
Setenta e Quatro.
Unir o Povo de Esquerda e construir um novo projeto politico.
ResponderEliminarRecordo como grande benefício o ter sido colocado, no ensino privado, na turma dos não problemáticos.
ResponderEliminarA outra turma, era Território Educativo dos meus melhores amigos que, mais que intervenção prioritária requeriam apartamento de não contaminação.
A minha turma é que requeria a Intervenção Prioritária de garantir sucesso a quem melhor condições tinha de o obter.
Tudo isto vem ao caso que a intervenção prioritária, sendo justificada, joga em pelo menos dois campos, e se o da maior probabilidade de sucesso mobilizasse menos meios, haveria de assegurar-se que não faltassem onde eram mais necessários.
Tudo isto traria hoje as ‘lógicas perversas de seleção de alunos’ modo de tornar mais evidente que a sorte se mede pelo território de habitação.