segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Paulo Pedroso sobre a negociação política

"O PS e o Governo têm duas opções perante a mão que Jerónimo e o PCP continuam a estender-lhe após seis anos a permitir-lhes governar sem interferir drasticamente com a agenda do PS, aceitando ter ganhos de causa sem os reivindicar (aumentos extraordinários de pensões, creches gratuitas, progressividade no IRS) e a ser penalizado eleitoralmente:

a) forçam o PCP a não conseguir nenhum dos pontos da sua agenda que conflitue com o PS e forçam-no ao dilema entre a suprema humilhação e derrubar o governo num momento mau para toda a esquerda;

b) cedem uma vez, seis anos depois, a algo que é da agenda do PCP e não é da agenda do PS e continuam a governar, provavelmente até ao fim da legislatura.

A escolha está nas mãos de António Costa e é tão importante como aquela inicial, que fez dele Primeiro-Ministro, de acabar com o “arco da governabilidade”. Estarão António Costa e o PS prontos para verdadeiramente deixar o PCP avançar uma das suas causas que não partilhem, depois de seis anos em que o PCP quase nada pediu?

Se escolher não o fazer, António Costa contrai a obrigação de tentar ganhar as eleições antecipadas com maioria absoluta ou dar lugar a alguém que no PS se queira entender com a esquerda parlamentar." (Post no Facebook)

4 comentários:

  1. Durante seis anos o PS governou com o apoio das esquerdas, as politicas mais gravosas impostas pela troika não foram revertidas,o trabalho precário aumentou,os aumentos dos salários na função pública continuam congelados a maioria dos reformados sobrevivem com reformas de miséria,o PS rejeitou todas as propostas feita pelas esquerdas,medidas todas elas para melhorar os serviços de saúde,a escola pública,pôr fim a lei da selva no trabalho dar uma vida digna aqueles que contribuiram com o seu trabalho no desenvolvimento do país,um social-democrata(digno desse nome)teria aceite todas elas.

    Perante o novo quadro politico,as esquerdas tem que ser ousadas e convergirem num projeto mobilizador e alternativo as politicas que nos tem conduzido a perda de uma vida mais digna.

    ResponderEliminar
  2. Durante seis anos o PS governou com o apoio das esquerdas, as politicas mais gravosas impostas pela troika não foram revertidas,o trabalho precário aumentou,os aumentos dos salários na função pública continuam congelados a maioria dos reformados sobrevivem com reformas de miséria,o PS rejeitou todas as propostas feita pelas esquerdas,medidas todas elas para melhorar os serviços de saúde,a escola pública,pôr fim a lei da selva no trabalho dar uma vida digna aqueles que contribuiram com o seu trabalho no desenvolvimento do país,um social-democrata(digno desse nome)teria aceite todas elas.

    Perante o novo quadro politico,as esquerdas tem que ser ousadas e convergirem num projeto mobilizador e alternativo as politicas que nos tem conduzido a perda de uma vida mais digna.

    ResponderEliminar
  3. provavelmente… o pcp gosta de perder. votos, alguma influência no sentido da governação, decência política.
    provavelmente, o pcp gosta é da rua. mas ainda não percebeu que a rua não gosta dele. pode ser que perceba após o resultado das próximas eleições.

    ResponderEliminar
  4. Esta gostei do professor Pedro Pedroso,(...)"depois de seis anos em que o PCP quase nada pediu?" Nem mais...

    ResponderEliminar