quarta-feira, 5 de maio de 2021

A «escola do antigamente é que era»?

«(...) mais uma vez, pude confirmar o que já sabia: o ensino atual é bem mais exigente do que era há umas décadas e exige das crianças bem mais do que boa memória. A excelência do ensino dos nossos pais não passa de um mito. Lembro-me de a minha sogra, para me convencer de que há 60 anos a escola primária era muito exigente, me contar que teve de decorar todas as estações de comboio e todas as minas de Portugal. Em jeito de brincadeira, respondi-lhe que não lhe servia de muito já que as minas e as estações estavam todas fechadas. Confunde-se exigência com dificuldade. Claro que é difícil e chato decorar todas as estações de comboio em Portugal. Mas não tem nada de exigente. Na verdade, é um exercício bastante estúpido.»

Luís Aguiar-Conraria, A degradação do ensino (disponível aqui para leitura na íntegra, que se recomenda).

7 comentários:

  1. "Quarta-feira, a minha filha mais velha participou na segunda eliminatória das Olimpíadas da Matemática deste ano ..."
    Uma aluna comum, um pai comum, um retrato ilustrativo do ensino dos dias de hoje.

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  2. Pois! Não sei quem está certo, se o Luís se a sogra. A verdade é que a memória se exercita. Decorar as estações de caminho de ferro ou o nome das serras de Portugal, parecendo um exercício supérfluo não deixa de ser um exercício.

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  3. É mais complicado, não se pode reduzir a "preto ou branco"! Eu fiz o 12º em 1980, e não senti dificuldades nenhumas em ajudar uma filha minha em Matemática, Física e Química até ao seu 12º ano, concluído em 2019. As matérias e o seu grau de complexidade eram as mesmas (tirando a parte de informática que não existia no meu tempo). E, ainda por cima, elas agora podem usar calculadoras para as ajudar nas contas, enquanto que no meu tempo era proibido. A única disciplina que me causou dificuldades, de tal modo que não a consegui ajudar, foi a de Biologia! Quer a estruturação da disciplina, como o seu conteúdo eram completamente diferentes.

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  4. Exercitar a memória é extremamente importante, a maneira mais interessante é aproveitando a grande poesia, a música e as artes dramáticas. É importante aprender a falar em público, isso também se adquire aprendendo a dizer poemas e fazendo teatro. E não só. Todas as disciplinas podem contribuir para esse treino. A condição é que o treino da memória seja feito com inteligência. Agora pôr as crianças a decorar nomes de estações é uma ideia de cavalgadura.

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  5. Se está a confundir as olimpíadas da matemática com o programa habitual da disciplina, então não tem acompanhado o ensino da filha lá muito bem.
    Aqui há uns anos tive de comparar três livros de matemática para o 7º ano. Um de 73, outro de 86 e outro de 2010. As matérias são as mesmas, mas a infantilização dos livros é confrangedora. Os livros mais recentes são um amontoado de bonecos que não trazem nada à compreensão da matéria.

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  6. Faço notar que não estou a defender a escola de antigamente. Defendo sim o exercitar da memória. Tão importante como o exercitar do cálculo, complementando-se.

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  7. Uma coisa é certa, ficavam com uma ideia de que o país é bem mais que o bairro e a cidade.

    Mal fora que nada evoluísse em termos de aprendizagem, mas importa saber que educação é bem mais que conhecimento, melhores e mais capazes define a educação.

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