quinta-feira, 18 de março de 2021

As lutas de classes são legais e nacionais


A Uber foi obrigada pelos tribunais britânicos a reconhecer a realidade da sociedade e começou agora a fazê-lo: quem ali trabalha é funcionário da empresa e tem direito a um mínimo de protecção. Vale a pena lutar pela redistribuição dos direitos e dos deveres, pelas liberdades de quem trabalha. 

E lembrem-se deste precedente, desta inspiração, quando vos garantirem que os Estados nacionais são impotentes perante as empresas multinacionais e que, já agora, o Brexit, como momento soberanista, é o caminho para a redução dos direitos laborais.

5 comentários:

  1. Já que se fala tanto de bazuca, aqui está um bom exemplo da potência de certas armas: um tirinho em apenas dois parágrafos e nem queiram saber a quantidade de papagaios que eu ouvi a grasnar aos berros. Não há dúvida nenhuma de que, quando os tiros são certeiros, as armas pesadas têm mesmo efeitos devastadores.

    ResponderEliminar
  2. E quanto aos termos desses direitos...

    ResponderEliminar
  3. Trata-se de uma vitória em tribunais nacionais, não de um qualquer gesto legislativo do Parlamento Britânico. Johnson escolheu um acordo de saída da UE que reduz as garantias dos trabalhadores britânicos e esse é que é o ponto. Não reconhecer isso é misturar alhos com bugalhos.

    ResponderEliminar
  4. Confirmando a tese inicial e feito o disparo certeiro, os papagaios em debandada lá vão passando por aqui. Mas, ao contrário de trazerem a prosápia das habituais penas coloridas, vinham agora desalinhados e grasnantes. Não é caso para menos, que o impacto foi muito violento.

    ResponderEliminar