quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Eles querem comer mesmo tudo

É por isso que o Orçamento do Estado para 2018 nos deve merecer censura, porque, uma vez mais, as suas medidas dirigem-se não para a vanguarda dinâmica de Portugal, mas principalmente para a sua face mais conservadora e estática. O país muda, a política não. O país olha para a frente, e o Governo reproduz estratégias do passado. O Orçamento de 2018 é anti-web, anti-inovação e antimodernidade, nada faz por criar as condições que a Web Summit exalta. (...) Num ano de folga, em que em cima da mesa está a aposta na Web ou no Panteão, o Governo apostou no segundo.
Manuel de Carvalho, O país na Web do Panteão, Público.

O jornalista do Público confirma por palavras uma das capas mais ideológicas deste jornal. Só que onde antes estava um porquinho-mealheiro, coloquem agora um pobre empreendedor perseguido pelas estrelas, foices e martelos, os espectros que sintomaticamente atormentam. É neste delírio ideológico que estamos, nem sequer reparando que se há sector que nesta lógica económico-política perversa faria parte do tal país antimoderno, da sua face conservadora, seria o dos jornais. Na realidade, é uma das vítimas da predação efectuada por multinacionais que se escondem por detrás da fraude ideológica do empreendedorismo de garagem num contexto de ameaça de estagnação secular no capitalismo maduro.

A tal vanguarda, conceito perigosamente revolucionário formulado por um Manuel Carvalho regressado da Rússia, quer o quê? A uberização sem fim das relação laborais e uma fiscalidade ainda mais regressiva, em modo Macron na periferia, ou seja, de troika? O desmantelamento da segurança social e dos serviços públicos, substituídos por sorteios de rendimentos básicos incondicionais e outras palhaçadas? E para quê? Para assim criar novas crises de procura, desequilíbrios de poder que não geram incentivos para a inovação decente, mas sim para que os ricos não saibam o que fazer ao dinheiro, a não ser lançá-lo na especulação financeira e imobiliária?

Enfim, toda esta agitação ideológica no final do artigo é por causa de um modesto orçamento, dentro do colete-de-forças europeu e que, portanto, não pode dar resposta a muitos problemas de um país sem instrumentos decentes de política industrial, de crédito ou cambial. Mas que ainda assim permite um aumento ligeiro de rendimentos aos pensionistas, aos funcionários públicos e a outros sectores das classes médias e populares realmente existentes, a continuação da esperança num país menos brutalmente desigual. Imaginem o que esta gente não faria se se fosse ainda mais longe, por um caminho de desenvolvimento soberano e inclusivo?

Finalmente, sublinhemos que se há nesta periferia algumas ilhas de modernidade económica e social, estas estão também nas, foram criadas pelas, instituições, investimentos e apoios públicos em sectores que vão da saúde, à educação, passando pela ciência ou pelas telecomunicações. Não chega, claro.

13 comentários:

  1. «principalmente para a sua face mais conservadora e estática»

    Não vejo que esta observação - que é a substância da opinião reproduzida - possa ser associada a ‘foices e martelos’ .
    ’Foices e martelos’ estão nos antípodas das profissões beneficiadas pela generosidade geringonça. As que de facto lhes lhe correspondem continuam na sua luta em afastar o desemprego e condicionadas a profissões de escassa remuneração.
    Quanto às ‘Estrelas’, elas só podem sugerir um certo estrelato de dependentes do Estado, para os quais a entediante segurança de salário e emprego a horas (poucas) tem de ser compensada com estimulantes progressões de carreira e, óbviamente, de remuneração.

    ResponderEliminar
  2. Não vê Jose nada.

    Mas já vê as foices e martelos nos antípodas de. E faz este choradinho de rato de sacristia pelas profissões não beneficiadas pela "generosidade da geringonça"e que correspondem às ditas foices e martelos

    Este tipo deve ser parvo para pensar que engolimos estas suas tentativas canhestras de.

    Foram essas habilidades que justificaram o convite para perito patronal duma confederação patronal que desviou fundos dos fundos sociais europeus?

    ResponderEliminar
  3. Há mais.

    A designada "entediante" segurança de salário e de emprego a horas mostra sem o querer a verdadeira face de quem sonha com tempos em que a segurança no emprego se transforme numa angustiante forma de vida?

    E a raiva babada pelo emprego com horário revela o sonho caceteiro, neoliberal e de patrão boçal e rasteiro pelo emprego sem horário?

    ResponderEliminar
  4. E o hino sobre as estimulantes progressões nas carreiras revela o cumprimento de ordens daquele idiota criminoso do Passos Coelho que mandou afixar nas paróquias respectivas os mandamentos da sua néscia propaganda, tentando fazer esquecer a manutenção do congelamento das carreiras (progressão dos índices remuneratórios), parte desde 2005 e o congelamento dos salários para a generalidade dos trabalhadores desde 2009 e a não admissão de trabalhadores?

    Tudo isto para cumprir o seu velho sonho húmido de acabar com o Estado Social e com as suas funções sociais?

    Ao serviço duma ideologia sinistra que vê na vampiragem de quem trabalha o alfa e omega da sua actividade de saque?

    ResponderEliminar
  5. A todo o tempo são expressas as aspirações da esquerda através do modelo que compõem para a função pública.
    Esse destino - ser funcionário público - é o que ambicionam para si e para todos os mais, e natural lhes parece que tão alto desígnio seja composto com as melhores cores.
    Lamentam-se com a perda de empresas públicas para a dívida que sustentou essa deriva.
    Querem de volta as que dizem estratégicas - o que no essencial quer dizer fora da competição no mercado - e nunca se propõem criar o que quer que seja que tenha de conformar-se a uma concorrência em mercados não condicionados à intervenção do Estado.
    Essas deixam-nas para privados de qualquer nacionalidade e destinam-nas a criar a riqueza que haverá de sustentar a estatização de todo o serviço ou sinecura pública que uma fértil imaginação a todo o tempo e a toda a circunstância congemina.
    Eis uma sucinta apresentação dos 'superiores' valores da esquerda geringonça.

    ResponderEliminar
  6. Cuco é um reles caluniador que face à evidência logo inventa uma 'confederação patronal que desviou fundos dos fundos sociais europeus'.
    Tudo o mais é azia de veres a clientela geringonça identificada e denunciada.

    ResponderEliminar
  7. Inventa-se cada coisa.

    "Esse destino - ser funcionário público "

    Isto é uma patada. Uma patada na inteligência dos demais.

    ResponderEliminar
  8. Mas há mais.

    De repente desapareceram as foices e os martelos. A idiotia tem limites. E passou-se a outra questão

    Chega a ser confrangedor ver o esforço do coitado para esconder os seus grandes objectivos. Denunciados aí mais acima:

    -A designada "entediante" segurança de salário e de emprego a horas mostra sem o querer a verdadeira face de quem sonha com tempos em que a segurança no emprego se transforme numa angustiante forma de vida. Ou seja em que a insegurança seja o pão nosso de cada dia. A jorna diária a ser discutida na praça pública, o sonho húmido de tal gentalha

    -E a raiva babada pelo emprego com horário revela o sonho caceteiro, neoliberal e de patrão boçal e rasteiro pelo emprego sem horário

    Desmascarado nas linhas gerais dos seus gerais propósitos para o país,o que resta a este sujeito (jose/JgMenos?)?

    ResponderEliminar
  9. Lê jose a sina sobre o "destino" e estende na praça pública alguns dos seus outros propósitos com o intuito de esconder a trampa revelada

    Aí está o sonho rancoroso em relação às empresas estratégicas. Ai está o espectáculo putrefacto duma direita que de salazarista e de braço estendido a reivindicar que Angola é nossa, passou aparentemente para o outro lado do espectro,reivindicando a perda das empressas públicas e das nossas empresas estratégicas.

    Adivinha-se a salivação. O resultado das políticas criminosas em toda a sua dimensão, em que avultam privatizações abjectas defendidas por tal gentalha. A privatização do sector bancário teve as consequências que teve. Mas não só. O vendaval que percorreu o país para que este voltasse a estar na mão de meia dúzia de donos do país, sob os aplausos fortes,constantes, duma direita caceteira, sempre a pedir por mais, acarretou pobreza, miséria,despedimentos, perda de emprego, perda de salários, de pensões, de tempo de lazer, de direitos sociais como o da saúde e o da educação. E trouxe outra coisa,revelada por este tipo: a insegurança no trabalho ( que "entediante" essa coisa de segurança, dirá naquela pose de néscio patrão) e a dos horários laborais desregulados.

    Tudo a bem da engorda de quem mais tem

    ResponderEliminar
  10. "O assalto, já com vários anos, pode e deve ser parado ..." como escreveu João Rodrigues.

    E é isto que jose não gosta de ler. Aliás, é jose "que escarra no tacho dos bens públicos e comuns onde alarvemente se empanzina. Continua a arrotar milhões em dividendos obtidos com o saque em todos os sectores estratégicos da economia, sem qualquer esforço, porque são seguros e garantidos. Continua a protecção e garantia do Estado na socialização dos prejuízos que resultam dos desmandos dos seus acólitos na jogatana financeira, e até os incentiva a roubar. O seu Passos é acusado da fraude de mais de 6,7 milhões de euros, os quais abarbatou sem qualquer esforço".

    Tem até o despautério de dizer que "aos bancos não se deu nada", confirmando ponto por ponto o que se diz acima

    http://ladroesdebicicletas.blogspot.pt/2017/11/cds-pp-depois-dos-cortes-bonanca.html

    ResponderEliminar
  11. Numa manifestação idiota volta a citar o cuco. Utiliza o tratamento coloquial sabe-se lá com que intuito.

    Esconde que o seu trabalho, pago como perito patronal pela sua associação patronal, foi-o pelos fundos sociais europeus. À custa de fraudes com esses mesmos fundos. Na época foi um fartar para a cambada.

    A clientela que serve é desta estirpe.

    ResponderEliminar
  12. O Cuco persiste na inventiva de caluniador: diz saber que fui pago, e até sabe que com fundos sociais europeus. Palhaço!

    ResponderEliminar
  13. O termo "clientela" é um termo um pouco comercial de mais para o que se discute, embora se perceba que seja utilizado pelo José no seu intuito de vandalizar o combate politico-ideológico.

    Mas José pode estar descansado que sempre haverá partidos, movimentos,pessoas que defendam o direito à segurança no emprego, a horários regulados,a trabalho com direitos, à distribuição equitativa da riqueza, ao fim da exploração desenfreada, ao fim da exploração do homem pelo homem.

    Independentemente do ódio ou da azia que tal possa provocar no próprio Jose

    ResponderEliminar