quinta-feira, 2 de maio de 2013

Se o BCE?


A seguir ao dia que não é dos colaboradores, mas sim dos trabalhadores, vale a pena ler o conjunto de propostas da CGTP para a presente conjuntura. Partem de um diagnóstico certeiro das consequências iníquas de uma política de classe: “Só no último ano, os salários caíram 7,25%, quando o PIB se reduziu em 3,2%. No mesmo período, o capital viu os seus resultados aumentarem em 2,2%, representando agora mais de 40% da riqueza criada em Portugal, o valor mais elevado dos últimos 15 anos”. Daqui se deduz que taxar o capital e os rendimentos mais elevados, reduzir as rendas de que auferem os grupos monopolistas e poupar nos custos com o serviço da dívida, praticamente o único corte da despesa sem impactos recessivos, são linhas justas e eficazes para ajudar a combater a crise.

No entanto, quero assinalar uma das questões que o documento me suscita: o “se o BCE”, a fragilidade da política progressista que ainda não enfrenta abertamente o constrangimento do euro. De facto, a proposta da CGTP de redução dos encargos com a dívida depende de uma disponibilidade do BCE para garantir financiamento aos Estados de longo prazo à mesma taxa de juro, 0,75% agora, 0,5% em breve, das operações de financiamento, tipicamente de curto prazo, à banca. Uma revolução monetária à escala europeia é totalmente implausível.

Uma notícia da semana passada, que passou desapercebida entre nós, sobre a posição que o Bundesbank assumiu junto tribunal constitucional alemão, que terá de se pronunciar sobre a conformidade com a lei alemã das transacções monetárias definitivas do BCE, é esclarecedora a este nível. Estas intervenções no mercado secundário da dívida que não é politicamente soberana, porque não tem um banco verdadeiro banco central a suportá-la, são responsáveis pela descida generalizada dos juros periféricos, bloqueando temporariamente a convenção crise terminal do euro desde o Verão e confirmando o poder pós-democrático único do BCE e a estrita condicionalidade austeritária associada às suas acções. Pois bem, o Banco Central do país mais poderoso, a Alemanha, nem assim está satisfeito. Parece que acha que estas intervenções ameaçam a independência do BCE, a sua focagem na estabilidade de preços, para lá de aumentarem os riscos de perdas em caso de saídas do euro. Muito sintomático.

Com esta postura “constitucionalmente” enraizada do criador face à criatura, com os precedentes que as decisões do constitucional alemão criaram, para as quais o Jorge Bateira chama a atenção desde 2009, com a ideologia que está inscrita no código genético do BCE, com tratados europeus limitativos e que teriam de ser alterados a prazo por unanimidade, com o poder do capital financeiro nessa escala, como se espera mudar o BCE em tempo útil?

2 comentários:

  1. "... como se espera mudar o BCE em tempo útil? "

    Pois...

    ...o problema será concretizar...em tempo útil!

    Os "não pecadores", poderão não ter o céu mas, não podem ser convencidos a andar no purgatório...a caminho do inferno!

    As propostas políticas para além de visionárias, terão de possuir objectivos imediatos, de satisfação de expectativas ao presente.

    A escala de "tempo útil", não prescinde de rupturas ( colossais!)e, a Esquerda, querendo representar a maioria, terá de começar pela maioria de "casa".

    Aos intelectuais da política, não faltarão exemplos para reflexão.

    Aos Tóinos, basta começar pela Islândia!

    ResponderEliminar
  2. João Carlos Graça2 de maio de 2013 às 13:29

    Muito bem, João Rodrigues, e muito bem, Jorge Bateira!
    E muito bem aos outros - de entre os quais é necessário destacar João Ferreira do Amaral e Octávio Teixeira - que têm tido a lucidez necessária, que tanta falta faz num país e num continente ensandecidos, mentalmente bloqueados pela "ideologia europeia", politicamente castrados (idem) e moralmente super-degradados (idem).

    ResponderEliminar