domingo, 3 de fevereiro de 2013
Economia Portuguesa: Propostas com Futuro
No apelo de Abril de 2011 que fundou a Rede Economia com Futuro e levou à Conferência “Economia Portuguesa: uma Economia com futuro” alertava-se para que o “resgate” que acabara de ser anunciado iria resultar “em aumento do desemprego e da pobreza e em agravamento das desigualdades sociais e territoriais” e que “originando mais recessão … [poderia] falhar na necessária consolidação orçamental e não [reduzir] a dívida nem o fardo dos seus juros”.
Passado um ano e meio, os resultados deste “resgate” estão à vista de todos e são reconhecidos pela maioria. Importa agora, face à devastação económica e social do país, em vias de rápido aprofundamento, procurar vias de saída e propostas capazes de impedir o declínio e a dependência de Portugal no quadro de uma União Europeia dual e em risco de desagregação. Esse é o objetivo da conferência de 2013 da rede Economia com Futuro, que terá lugar a 16 Fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa (inscrição, programa e página facebook).
A Conferência colocará em debate os resultados do trabalho e das discussões desenvolvidos no âmbito de grupos e seminários temáticos, abarcando os seguintes tópicos:
Desenvolvimento, Emprego e Reanimação Económica
Desigualdades e Inclusão Social
O Futuro da Zona Euro e o Projeto Europeu
Sistema Financeiro
Estado, Direitos Sociais e Qualidade da Democracia
Economia: Ensino e Investigação
Sem comentários:
Enviar um comentário