terça-feira, 11 de setembro de 2012

Um faz-de-conta



Diz o ministro das finanças que a troika aceitou o défice de 5% em 2012, 4,5% em 2013 e 2,5% em 2014.

Acontece que a credibilidade destas metas, e dos cenários macroeconómicos que as sustentam, já se evaporou há muito. Conhecemos estimativas vindas da Assembleia da República, mais independentes, que colocam o défice deste ano nos 7% ou mais.
Tudo o mais constante, isto quer dizer que Vítor Gaspar acredita que pode ir buscar ao capital e aos proprietários de património e bens de luxo a diferença entre a evolução real do défice e o compromisso de 5%.

Hoje, Vítor Gaspar não falou para os portugueses. Deu continuidade ao faz-de-conta que sustenta a sua credibildade externa. Até ao dia em que tudo vai desabar. E esse dia já esteve mais longe. 

7 comentários:

  1. Afirmar que a economia deverá começar a crescer no 2º trimestre de 2013 é absolutamente delirante.

    ResponderEliminar
  2. E qual é a proposta PS?
    Queixar-se ao PR? IR ao TC?
    *
    POIS.
    SEM oposição.
    *
    Como pagar o calote PSD/PS?, como pagar o calote de tantos direitos se não temos contribuintes para eles? Imagine-se a nossa CRP copiada na Tanzania...

    ResponderEliminar
  3. Fiquei convencido ,pela resposta engasgada de Gaspar ao repórter da TVI á pergunta "a troika deu o aval ao novo défice antes ou depois da comunicação de Passos Coelho?", que a Troika encostou o Governo á parede, que a descida da TSU, em que eles insistiam desde o início , e a que o Governo se ia furtando, foi finalmente imposta como um espécie de "Ultimatum" e que o Governo capitulou , simplesmente.Resta-nos mostrar a Passos Coelho que deve ter muito mais medo do Povo que da Troika, começando já no 15 de Setembro!

    ResponderEliminar
  4. Eu julgo que quem faz de conta que ainda é possível MUDAR de rumo, com palavras, debates, colóquios e leituras, é uma minoria que cada vez mais se afasta daqueles que dizem representar em pensamento.

    Acção consequente JÁ!!!

    O tempo das manifestações com cartazes, já passou! É tempo das manifestações mais assertivas e consequentes - "Eles" perderam o pudor e já gozam em público e sem receios nenhuns, com todos os Outros: NÓS!!!

    O conhecimento só faz sentido se apresentar Resultados úteis.

    A Inteligência só existe se for USADA com Inteligência e esta não pode ser um fim em si mesma, porque senão vale tanto como a "deles".

    ResponderEliminar
  5. Há aqui alguma confusão:

    O ministro das finanças não quis dizer que o défice iria ser de 5% em 2012, 4,5% em 2013 e 2,5% em 2014.

    O que ele quis dizer foi que, dada a crescente e percebida animosidade dos portugueses às suas políticas, a probabilidade de ele continuar a respirar, iria ser de 5% em 2012, 4,5% em 2013 e 2,5% em 2014.

    ResponderEliminar
  6. Percebo agora porque querem fechar o Júlio de Matos.

    ResponderEliminar
  7. Dizem os entendidos que, os "psicopatas" têm uma inteligência organizada,estruturada e bem calculada."estes " calcularam tudo..! - Países interessantes para colónias de férias? Grécia não está mal.., e Portugal ainda melhor!! -Primeiro, mandámos os jovens embora,que se governem noutros países. -- -----Segundo,matámos os velhos à fome e sem assistência médica(privatizamos tudo).Preocupação com crianças, é desnecessária ,não vai haver natalidade(pudera...). Terceiro,deixámos uns poucos ,aqueles que tem obediência canina,porque precisamos de serviçais ;-está tudo a correr como planeado... Vamos dar um tempo,desfrutar os jogos de esgrima, apreciar os suicídios e homicídios .Ter um pouco mais de paciência,está a correr tudo com planeado!
    ALTA FINANÇA,MULTINACIONAIS,GRANDE CAPITAL....malditos sejam !!!

    ResponderEliminar