segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Austeridade light: todo o sabor, nada de calorias



Depois do BCP ter proclamado a sua confiança e orgulho patrióticos (suprema ironia), a tentativa por parte da Coca-Cola de promover uma mistura palerma de voluntarismo e patriotismo de modo a vender mais refrigerantes já é realmente demais. Ainda bem que alguém respondeu à altura.

4 comentários:

  1. como dizia o prémio Pessoa 201126 de dezembro de 2011 às 22:59

    Tendo em conta que a cantoria é em inglês é provável que seja uma campanha mundial com adaptações regionais....

    oviamente em alturas de retração económica há desvio do consumo para colas que dispendem menos em publicidade

    isto é propaganda básica como a exaltação ideológica pura do movimento de Abril (Eduardo LOurenço 1978)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que também no Mexico alguém respondeu à altura. http://www.youtube.com/watch?v=NIyCqz62NAc&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  3. Alexandre Abreu:

    Desculpe a minha inconveniência, mas patriotismo é escrevermos à portuguesa, não à brasileira.

    «refrigerantes já é realmente demais.»

    não será antes,

    «refrigerantes já é realmente de mais.»

    Demais = além disso; de resto; outros; outras; restantes.
    Dicionário Porto Editora, 8.ª Ed. p. 490.
    De mais = em excesso (o contrário de De menos).
    Dicionário Porto Editora, 8.ª Ed. p. 1058.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado.

    Caro Como Dizia: A diferença é que a exaltação dos valores de Abril serve em geral para mobilizar para a acção colectiva, não para vender refrescos.

    Obrigado pelo complemento, RJ.

    Caro António Pedro: Ainda que o patriotismo tenha mesmo muito pouco peso entre as minhas afinidades electivas, agradeço a chamada de atenção interessante e pertinente. Parece-me, ainda assim, que neste caso a doutrina divide-se: http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=1006
    Um abraço.

    ResponderEliminar