sábado, 30 de julho de 2011

Um consumidor moderado

Em artigo de opinião no Público de ontem, José Manuel Fernandes congratula-se com o aumento do preço dos transportes públicos. E para que não se diga que a sua concordância resulta do facto de a medida não o afectar, esclarece que é um «consumidor (moderado) de transportes públicos». Ou seja, deve ser assim como eu em relação a bebidas espirituosas ou cinema, que consumo ocasionalmente.

O que José Manuel Fernandes não percebe – ou finge não perceber – é que os transportes públicos não são uma coisa frugal (como as «pipocas» de João Duque) para um elevado número de trabalhadores portugueses, sobretudo para os que vivem com o salário mínimo (485€) ou menos, e que passam a desembolsar acréscimos que podem atingir (no caso da Carris, por exemplo) 12€ mensais, para poderem deslocar-se diariamente entre a casa e o trabalho.

Mas a insensibilidade social, deliberada ou apenas ignorante, de JMF, fica ratificada num outro ponto do artigo, em que o jornalista faz o favor de nos esclarecer tecnicamente que este é um corte efectuado no lado da despesa e não no lado da receita (em virtude de o aumento das tarifas cobradas pelas empresas transportadoras exigir menores indemnizações compensatórias por parte do Estado). De facto, para os cidadãos verdadeiramente afectados por estes aumentos esse preciosismo técnico faz toda, mas mesmo toda a diferença. Ui, é que sabendo disso já não custa mesmo nada.

22 comentários:

  1. O que se não percebe é porque se paga menos por um passe de CASCAIS A lISBOA

    DO QUe de tortosendo ao Fundão

    ou de alcains a Castelo Branco

    provavelmente os de Cascais são todos do salário mínimo

    e os pedreiros livres da Beira
    são todos milionários

    12 euros de aumento por mês
    são 40 cêntimos ao dia

    para umas dúzias de quilómetros fica mais barato do que vir de pópó

    mais barato
    é vir de bicicleta

    há pessoal que para chegar a Lisboa paga 133 euros por mês

    se ganham só 500 ou 600
    se calhar deviam pedir um subsídio?

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  2. não percebe – ou finge não perceber – é que os transportes públicos não são uma coisa frugal para um elevado número de trabalhadores portugueses

    que contrariamente aos de Lisboa não auferem em média 700 por mês

    têm é o azar de viver em terras que foram desvitalizadas por políticas lisboetas e em vez de irem 5 kilometradas a pé para campo de Jales
    têm de pagar passe para Oliveira de Azeméis e afins
    e ganham 485 euros

    mas poucos querem saber deles
    se foram aumentadas as viagens

    e alguns têm de se meter aos 8 num táxi de 9 lugares chamado carrinha(a preço combinado de 20 ou 40 por mês, ou a comprarem um carro ameias ou atrios por 500 euros e não pagarem seguro...

    eu cá sofro tanto com os problemas dos lisboetas e dos potistas
    que nem durmo

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  3. em carrinhas tractores e camiões que começam a despejar pessoal às 5 da matina e só param às 9 da matina

    em lugares em que o cheiro a vómito a mijo e a merda até distraem do frio

    pois por uma vintena a duas por mês

    este pessoal se calhar devia era comprar passe...

    uns madraços que não compram passes
    esses pulhas do norte milionário

    ou dos que pagam 200 por mês para irem ganhar 500 a 700 em Espanha

    que o trabalho com salário mínimo
    em muitas aldeolas é um luxo

    ó pitéu...piteco

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  4. "eu cá sofro tanto com os problemas dos lisboetas e dos potistas
    que nem durmo"

    é assim alguma "malta"
    não se sabe se sempre foram assim ou se são assim com o agravamento das condições sociais
    olham para o seu umbigo e arrotam

    mas não só fazem isso
    Assumem-se claramente como protagonistas de mesquinhas separações e mesquinhos interesses

    intrigam
    colocam ou tentam colocar uns contra os outros
    Não metem pena
    são apenas um pouco néscios
    Palavras fortes?
    Que fazer se hoje os tempos não são para os cobardes

    Cobardes?
    "O que o dito Serra"e o "Pessoal que faz 20 a 50 km" têm a dizer de diferente..já que ao que parece se trata da mesma e única pessoa?

    Manipulação
    ou cobardia?

    Quanto a josé manuel fernandes,mais conhecido pelo "vómito em forma de escriba?"
    Não obrigado

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  5. Para inicio de conversa devo salientar que todas as empresas de transportes estão em falência técnica, estando falidas tecnicamente não é compreensível que os seus trabalhadores continuem a beneficiar de regalias/”Direitos adquiridos que são pagos por mim e por todos os outros contribuintes de Trás-os-Montes ao Algarve!
    Sabem que o Metropolitano de Lisboa tem 1 centro cultural e desportivo? Sabem que custa + de 900 Mil Euros/ano?

    Sabem que o metropolitano de Lisboa gasta com o seu pessoal 118% do seu volume de negócios?
    Portanto a minha empresa factura anualmente 100 mil euros e eu pago aos meus trabalhadores 118 mil euros?!?

    Fora todos os outros gastos que são normais para o funcionamento de qualquer empresa!
    Ordenado Médio por trabalhador

    Carris – 25.924€/ano
    ML - 27.658€/ano
    CTCP - 24.373€/ano
    MP - 45.985€/ano

    Complementos de pensões no M. Lisboa – 210 Milhões de Euros/Ano!
    Complementos de pensões no Carris – 154 Milhões de Euros/Ano!
    Todas estas empresas têm assistência médica domiciliária gratuita!
    A Carris tem 4 postos médicos em funcionamento permanente! Independentemente da assistência médica domiciliária gratuita!

    Todos os trabalhadores destas empresas têm medicamentos gratuitos! Quem paga? Pois…falência técnica?!?

    Subsídios na Carris

    Subsídio Agente Único – 2.812.896€Trata-se de um benefício pecuniário que não depende do efectivo desempenho de funções e que é atribuído, ao pessoal tripulante, 14 meses no ano.

    Subsídio de Ajuramentação – 148.098€Tal como o anterior, trata-se de outro subsídio atribuído à categoria de Controladores de Tráfego e Coordenadores Gerais de Tráfego, na CARRIS, e de Fiscais, no Metropolitano de Lisboa, durante 14 meses no ano e que não depende de qualquer prestação de serviço especial.

    Subsídio de Tarefas Complementares de Condução – 1.592.782€Trata-se de um subsídio que é atribuído aos Motoristas e Guarda-freios da CARRIS e visa compensá-los pela preparação e estacionamento dos veículos, bem como pela aquisição de títulos de transporte a serem vendidos nos veículos e pela prestação de contas.
    Ora, é de notar que, por um lado, não é entendível como a CARRIS tem de compensar o pessoal tripulante para preparar e estacionar os veículos, quando estas não são tarefas dissociáveis da função de condução; por outro lado, a venda dos bilhetes no interior dos veículos já está a ser compensada pela atribuição do Subsídio Agente Único.

    Subsídio de Chefia e de Tecnicidade – 131.396€Este subsídio é atribuído não apenas aos que exercem funções de chefia, mas também aos quadros técnicos sem funções de chefia.

    Abono para falhas – 106.081€ Subsídio atribuído a quem normalmente movimenta avultadas somas de dinheiro. Mas também aos Motoristas e Guarda-freios.

    Subsídio Condução Ponto Socorro – 45.477€Subsídio atribuído aos que estão habilitados para a condução de veículos ponto socorro, independentemente de o conduzirem ou não.
    TOTAL ANUAL – 4.826730€

    Subsídios na Metropolitano de Lisboa

    Vencimento Carreira Aberta – 507.473€Subsídio atribuído quando o trabalhador atinge o último grau da sua carreira, permitindo-lhe continuar a beneficiar de progressão, pese embora já tenha alcançado o topo da carreira. Em consideração das novas regras insertas no novo Acordo de Empresa, foram introduzidas algumas alterações ao seu regime no sentido de tornar mais lenta a progressão profissional dos trabalhadores beneficiários do mesmo.
    TOTAL ANUAL – 2.854.450€
    Na CTCP existe 1 premio diário para todos os trabalhadores por cada dia completo de trabalho!

    Completam 1 dia de trabalho, julgava eu que seria a obrigação de qualquer trabalhador…na CTCP dá direito a premio!

    Por falar em prémios…
    (Continua)

    http://oportugalbipolar.blogspot.com/2011/07/todos-estes-dados-sao-de-2008-ultimo.html

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  6. Alexandre Carvalho da Silveira30 de julho de 2011 às 14:05

    Devia ser obrigatorio imprimir nos bilhetes e passes dos transportes publicos, em todos sem excepção, o preço pago pelo utente, e ao lado o seu custo real. Para as pessoas terem a noção de como as coisas funcionam.
    Por outro lado, os funcionarios dessas empresas, que são pagos a peso de ouro com o dinheiro dos nossos impostos, deviam ser obrigados a colocar no peito um autocolante mencionando quanto é que levam para casa todos os meses.
    Seria muito mais democratico e transparente.

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  7. Então os dois últimos comentadores não perceberam que se está a falar de aumentos de tarifas nos transportes públicos?! Porque é que vêm desconversar com a má gestão das empresas?

    De facto, o aumento de tarifas é uma solução de merceeiro para um problema mais vasto, não só de gestão das empresas de transportes mas da própria política de transportes (onde? alguém a viu?).

    Se há má gestão, o remédio não é simples mas não é nenhuma ciência oculta. Se há más políticas de transportes, as boas polítcas não são simples, mas não são nenhuma ciência oculta.

    Mas se acham mesmo que destruir o carácter social e económico do sistema de transportes públicos através da política tarifária é que bomba, força aí!
    Alvaro

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  8. Aí está o que a crise faz na mente de alguns que ingenuamente se deixam enlear nas conversas da treta
    ou que menos ingenuamente tentam manipular
    A culpa da situação é dos trabalhadores
    do que ganham
    dos seus salários
    Citam profusamente dados
    (desactualizados,porque as suas informações actuais não permitiram actualizar o que se passa)
    manipulação pura e reles?
    O que acham?
    Misturam-se remunerações individuais com custos totais das empresas nas ditas remunerações
    mistura-se tudo e todos
    ~mas não se referem as remunerações dos conselhos de administração
    embora estas indirectamente apareçam lá,para fazer subir os valores,quando se faz a média das remunerações
    Manipulação?
    Não,mais do que isso
    Quem nomeia os gestores não são os governos?
    E que devem responder pelos ditos atentados à viabilidade das empresas?

    A culpa?
    Dos trabalhadores
    Não sabem que são estes que atribuem a sua própria remuneração?
    Por exemplo
    Um tipo do PSD ,seu dirigente máximo ganha só ele dois milhões e novecentos mil euros
    ...
    na
    o rapaz merece

    O cheiro que começa a soltar-se começa a revelar como a situação é perigosa

    "A viabilidade nacional foi posta em causa pelos salários dos portugueses"
    (lol,o que dizem as estatísticas sobre as remunerações dos portugueses?)
    Começa a vislumbrar-se o quadro pretendido...e o cheiro a sentir-se

    Um qualquer até pede que se circule com um auto-colante a dizer o quanto se ganha
    Mas só quem aufere o seu ordenado é que poderia ser verdadeiro
    a economia paralela escapava toda
    e os advogados e os economistas e os trafulhas todos...
    andariam a apresentar os dados das suas falsas declarações de IRS?
    e os accionistas das empresas?
    e os especuladores?
    e os agiotas?


    A menos que

    seriam só os trabalhadores destas empresas os atingidos por tal medida?

    Os nazis não fizeram a mesma coisa com a estrela judaica?


    Fede ?
    e muito

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  9. ...só 2 coisinhas de nada...1 - por favor parem de apelidar de "jornalista" esse tal jmf...2 –pooorrraaaa (escrito assim não faz mal é quase uma gralha) há coisas na vida que não se contabilizam são do foro da decência...saúde transportes públicos enterrar os mortos não abandonar os pais velhotes em lares abandonados dar de comer a quem tem fome dar de beber a quem tem sede e por aí fora...com 1+1/1*1...não vamos lá…quer vivamos no norte centro ou sul ...

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  10. Um consumidor imoderado...
    Isto parece que só lá vai pela falência
    Uns fazem buzinões nas suas pontes
    Os restantes não conseguem controlar as contas ou as greves

    Resumindo daqui a 10 anos anda tudo à pata e in cicletas

    cada um na defesa do seu cantinho

    felizmente só somos semi-gregos
    ameaçamos muito

    gostei muito da análise económica profunda que fez

    ó consultor de empresas várias...
    ou coisa assi

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  11. É tudo por culpa do governo de LIsboa, queremos a independência como os madeirenses.
    E que nos paguem para andarmos nos transportes.

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  12. A gente do puto nã tem dinheiro

    Não tem senso comum

    Não tem força para dobrar o aparelho púbico

    Não tem sector privado fora do púbico

    Discute por causa de coisas do sector púbico...isto é pentelhos

    Putogal

    Ainda tem alguma coisa?

    E não digam bom tempo que amanhã começa a chover

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  13. Então uma boa análise seria

    500 mil passes na zona da grande Lisboa

    150 mil acima dos 65 anos...a tarifas reduzidas

    na zona do país com salários mais elevados e pensões também

    onde se concentra a maior % de reformados da função pública
    e de empresas estatais

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  14. Curiosamente mais 4 comentários apostos ao de "blabla"
    Curiosamente todos no mesmo sentido mas colocados aparentemente por comentadores distintos
    Curiosamente 3 são da mesma pessoa
    Curiosamente suspeito que a mesma que já fizera os três primeiros comentários
    Mas o que é mais chocante mesmo?
    É o último "já alguém ouviu falar em diferenciação"...Quem o escreveu tem como foto no seu blog três miseráveis oficiais das SS,com o símbolo nazi
    Zombies nazis dirão
    Sim,mas não deixam de ser nazis

    Está tudo dito

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  15. Carrega, Nuno, é assim mesmo. Contra a hipocrisia reinante.

    Através dos comentários reparo que há muita gente que sofre da chamada "visão em túnel".

    Lisboa pode ser a região mais rica do país (suponho)se analisarmos a média de rendimento per capita. No entanto a média nada nos diz sobre a desigualdade de rendimentos em Lisboa. Para uma média de €700 obrigatoriamente metade da amostra (ou universo) terá estar acima da média enquanto a outra metade estará abaixo.

    Alguém duvida que existem trabalhadores na Área Metropolitana de Lisboa que ganhem €475? Cada vez mais, meus amigos.

    "Dividir para conquistar" é o nome do jogo que sempre foi jogado ao longo da história.

    Enquanto não acordarmos para isto estaremos sempre a perder como dizem os Xutos.

    É admirável como a teoria que nos levou ao abismo foi fortalecida tendo em vista solucionar a crise que a própria provocou.

    Visão em túnel ou fundamentalismo?

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  16. Curiosamente aqui no burgo não há passes sociais.

    Toda a gente paga o mesmo, reformados inclusive

    E o passe ó morcão custa mais que o passe do Estoril para a Cruz Quebrada

    ou o dos TranportesColectivos do B.TCB's que também são camarários

    e os percursos são mais pequerruchitos

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  17. Deve ser funcionário púbico

    Ou reformado da função

    Que tem tempo livre tem

    Nacionais Socialistas ou Socialistas

    Soviéticos ou Portugueses

    a diferença é pouca

    é gente que se alambanza à custa daqueles que não são do sector púbico

    o nacional-socialismo é o partido dos funcionários públicos e classes médias com passe por excelência

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  18. Num reino falido quem é que quer ser rei?

    Num país imbecilizado povoado por imbecis gramaticais e ecu nó mi cus

    quem tem cus cus tem medo

    e depois 1975 foi giro...

    2015 vai ser mais

    curiosamente em 1975 nunca faltou combustível à Carris

    por aqui a rodoviária nacional
    só passava uma vez por dia

    quando não estavam em greve
    aparentemente o gasoil ia para outros fins

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  19. O ecotretas ainda mexe?

    Incrível, deve ser da Carris.

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  20. O pessoal do exército marinha e quejandos não compra passes na cp

    o quarto de bilhete fica mais barato

    e nos transportes púbicos o pessoal da justiça anda de graça?

    ou isso são só os pessoais da assembleia?

    curiosamente é raro ver deputados nos transportes públicos

    apesar de poderem ir de borla

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  21. Mais 4 posts do escroque que já antes colocara 7.Num total de 11.

    Por aqui anda, neste e noutros blogues, cumprindo a sua função

    Um pouco irritado ficou quando lhe criticaram o amo de ocasião, um tal josé manuel fernandes

    (será o próprio?ou um seu serventuário?)

    Eis que publica 11!!!A irritação não terá assim sido pequena

    Mas houve posteriormente um pequeno pormenor.Depois de ter sido desmascarado como um simpatizante nazi,em que utilizava a figura de três oficiais das SS como sua "fotografia" aconteceram duas coisas curiosas:
    -o "rapaz" retirou de imediato a fotografia do crime, em que mostrava a sua admiração pelos SS.Quer continuar a fazer o seu trabalhinho e não o poderia fazer com tal cartão de apresentação
    -ficou completamente fora de si e numa atitude de puro histerismo volta a vomitar o seu ódio a quem trabalha,procurando mais uma vez dividir para reinar

    Mas se antes se poderia pensar que o "rapaz"comentava apenas por ser do contra(um "rapaz" mal educado da nossa direita clássica) o caso revela-se mais grave.
    Não se pode perdoar a quem tenha ligações aos nazis...
    (repararam na forma torpe como esta "coisa", quando fala no esterco dos nazis usa o termo nacional socialista,repetindo depois logo de seguida o termo socialista e comunista?Tentando esconder que os nazis são uma excrescência de extrema-direita pura e dura(tal como o terrorista norueguês o é)e procurando juntar todos ao molho e fé em Deus?

    Que cada um tire as suas conclusões.

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  22. Sou médico em Freamunde, Paços de Ferreira e as pessoas caminham alguns km ou andam de bicicleta para não gastarem 6 euros nas duas viagens que teriam de retirar ao RSI ou ao magro salário. Outra realidade que nem JMF ou o "tenor " que nos governa desconhecem !!!
    J Raio

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