«Os especuladores são inofensivos se forem bolhas numa corrente empresarial incessante. Mas as coisas tornam-se preocupantes quando a empresa se transforma em bolhas num turbilhão de especulação. Quando o desenvolvimento do capital de um país se converte num subproduto das actividades de um casino, é provável que o trabalho esteja a ser mal feito» (John Maynard Keynes, 1936).
Interessante e oportuno tema para um período como este em que vivemos. Infelizmente, nao vou puder estar nesse colóquio. Moro longe, Maputo, Capital de Mocambique. Acompanho e aprecio muito o "Ladroes de Bicicletas", que conheci através do 2+2=5. Identifico-me com os economistas de esquerda!!!
ResponderEliminarThomas Selemane
Uma contribuição para o debate:
ResponderEliminarUma perspectiva do Prof Henry Mintzberg em "A Crisis of Management not Economics" http://www.theglobeandmail.com/servlet/story/RTGAM.20081028.wvHenryMintzberg1028/VideoStory/robAtWork/home?pid=RTGAM.20081028.wtalkingmanagement1028.
Crescimento versus Desenvolvimento Sustentado ou o fim da ditadura dos trimestres, na gestão das organizações... Organizações versus Comunidades.
A "crise" na perspectiva do Management ou em vernáculo tuga: "cadelas apressadas dão à luz cães ceguinhos".
Abraço,
Miguel
Excelente citação de Keynes para explicar a crise actual. Keynes oferece também as melhores políticas para se sair da crise.
ResponderEliminarVou estar lá!
ResponderEliminarAproveito também para pedir desculpa por me ter ausentado da ultima discussão (sobre o capitalismo) mas uma doença e depois o trabalho não me deixou tempo para responder.
Um abraço e até amanhã!
STRAN