terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Distinção


Sem adversativas, sem mas, nem meio mas, Cristina Cardoso afirma com distinção o que as presentes circunstâncias históricas exigem: solidariedade anti-imperialista total com Cuba, alvo de um brutal crime dos EUA contra a sua humanidade.

Neste contexto, há mesmo duas esquerdas: a esquerda internacionalista e a europeísta; a esquerda soberanista, que crítica rigorosamente a UE a partir de Portugal, e a esquerda pós-qualquer-coisa, que fala confusamente da “Europa”, imaginando-se em Bruxelas; a esquerda marxista e a anti-marxista; a esquerda de classe e a esquerda brâmane.

Pela parte que me toca, já há muito escolhi a esquerda que me interessa, que interessa. Entre estas duas esquerdas, creio, pode haver convergência, mas será circunscrita e circunstancial, função do inimigo, da relação de fraquezas, se quiserdes. Não creio que possam existir relações políticas de confiança e camaradagem profundas, não lutamos pelo mesmo no longo prazo, no fundo.

Haja distinção. Sem esta, estamos mesmo perdidos.
        

2 comentários:

  1. O bloqueio a Cuba é um crime que devia ser julgado num tribunal internacional!!!!!
    USA é um país criminoso!!!

    ResponderEliminar
  2. Continue a apregoar que só existe uma esquerda verdadeira e pura (a sua, naturalmente). A direita e a extrema-direita agradecem o sectarismo na esquerda que lhe permite manter-se no poder para destruir progressivamente o que, juntos, conquistámos em Abril de 1974.
    E sim, o bloqueio dos EUA a Cuba é um crime contra a humanidade.

    ResponderEliminar