quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Momento de incultura


Os meses foram passando e pouco mais se sabia além de que Robert De Niro estaria presente. Nas vésperas do festival finalmente o tão aguardado programa. 7 filmes, sim leram bem, 7 filmes internacionais (...) Foi provavelmente a pior experiência de cinema de todos os tempos num vergonhoso festival que a pretende celebrar. O espaço para as pernas e braços era inexistente perante a forma como as pessoas eram empacotadas, as legendas impossíveis de ver devido a todas as cabeças que se prolongavam umas à frente das outras tapando o ecrã, que à distância a que a maioria estava dele mais não era que o mesmo que estar a ver o vencedor de Cannes num telemóvel. Telemóveis esses que teimavam a ser consultados pelos presentes, por entre buzinas do trânsito lá fora, rádios dos seguranças que recebiam ruídos imperceptíveis e staff que por lá andava para trás e para a frente. Ver o filme? Não parecia ser importante. 

David Bernardino perdeu 130 euros, mas sobreviveu para nos contar toda a verdade sobre um mediático evento organizado pela sociedade indigente de comunicação – Tribeca Lisboa: Um Insulto ao Cinema, ao Espectador e à Cultura em Portugal

O grupo Impresa insulta-nos regularmente com falsificadores, facilitadores e fascistas. Três nomes, três exemplos: José Gomes Ferreira, Marques Mendes e José Miguel Júdice. Gera assim poluição ideológica, dada a ausência de freios e contrapesos jornalísticos e culturais suficientes. 

Ao invés de ver os seus privilégios cortados por manifesto incumprimento da missão pública de informar e de formar, é direta e indiretamente subsidiada pelo Governo, evitando assim a falência. Este grupo paga às direitas em propaganda maciça: a oferta ideologicamente condicionada cria a sua própria procura em política, aposta-se aí. 

As consequências estão à vista, por todo o lado e em toda a parte, até porque a TVI-CNN do pirata do Douro é igual: erosão da cultura democrática e da democratização da cultura. A destruição da RTP faz parte do mesmo processo.

2 comentários:

  1. Bem dita seja a RTP, malvados dos privados. Não tem nenhuma crítica também à CMTV/Now?

    ResponderEliminar