Recupero um excerto de um artigo sobre o “Professor Marcelo”, o escorpião, o que tem máximas responsabilidades nesta confusão, que creio apropriado ao que se passou na AR:
O teórico político Peter Mair escreveu sobre este “governo do vazio”, sobre o défice de soberania nacional, sem a qual não há democracia. A soberania foi perfurada pela lógica neoliberal da integração europeia. Escreveu também sobre tanta gente sem partidos e tantos partidos sem gente, sobre alternâncias sem alternativas. No meio desta falta de autoridade política democrática, floresce o novo fascismo, gerado pelo neoliberalismo, claro.
92 anos depois estamos no mesmo ponto: pela mão de sociais democratas e democratas cristãos o fascismo/nazismo hoje intitulado de extrema direita, avança a toda a força pela Europa. Úrsula prepara acordo com Meloni para continuar presidente da União Europeia. Le Pen avança com os republicanos para tomar o poder em França. Fruto das políticas do inqualificável Olaf Sholtz o AfD continua a somar e será governo nas próximas eleições na Alemanha. O que tem em comum esta gente?
ResponderEliminar