sábado, 21 de janeiro de 2023

A receita neoliberal para as pensões

 

A receita neoliberal para melhorar o sistema de pensões foi imposta aos franceses: aumento da idade da reforma, entre outras medidas. Claro que há outras formas de melhorar o sistema, mas isso obrigaria a pôr termo ao sistema económico neoliberal. 

Implicaria executar uma política económica expansionista para criar emprego, acabar com a precariedade no trabalho, aumentar o investimento público na habitação e na rede de creches e infantários, etc. Investir em tudo o que hoje impede as famílias jovens de terem os filhos que desejam. 

Mais contribuintes para a segurança social no imediato (pleno emprego) e a médio prazo (investimento público para apoio às famílias) e aumento da produtividade do trabalho com a reindustrialização do país (salários e contribuições maiores), são políticas que o Estado neoliberal rejeita porque põem em causa o "projecto europeu". 

Só nos resta derrubar este regime neoliberal, na rua e nas eleições.

(Foto: manifestação em Paris, 5ª feira, 19 janeiro 2023)

3 comentários:

  1. O pleno emprego é acima de tudo uma questão de democracia, esta deve e tem de ser a primeira das exigências de qualquer partido digno desse nome e quem não defende a democracia obviamente não pode estar sentado na assembleia da república.

    ResponderEliminar
  2. Em tese toda a gente concorda com este conjunto de boas intenções e de investimentos. Mas a minha pergunta é: de onde vem o dinheiro para tal?

    ResponderEliminar
  3. Ao Anónimo das 00.14. Sabe de onde vem o dinheiro que os bancos emprestam? Se pensa que é dos depositantes, está parcial e significativamente errado. O mesmo se aplica ao dinheiro do Estado com moeda própria (concedo que não é o nosso caso, daí a importância de debatermos o Euro): só em certa medida os impostos são realmente necessários para realizar despesa.

    ResponderEliminar