segunda-feira, 30 de maio de 2022
Citação falhada
“Portugal tem escrito uma história de sucesso económico impressionante”
(Olaf Scholz, chanceler alemão, por exemplo aqui)
"(...) não sei bem a que se referiu o chanceler federal, Olaf Scholz, na abertura da feira ontem, quando afirmou que Scholz diz que Portugal “tem escrito uma história de sucesso económico impressionante”. A partir de 2015, viveu-se menos mal em Portugal do que nos anos de chumbo da troika, está certo, graças a alguma recuperação económica e à revogação de medidas tomadas nos anos da troika. Mas "história de sucesso"? Há 30 anos, falava-se na Alemanha de um "milagre económico" graças às políticas de Cavaco Silva, entre as quais as privatizações (será que temos mesmo uma economia de mercado a funcionar?) e à construção de autoestradas, com cheta vinda de Bruxelas, claro. E lá por 2011 ou 2012, foi a própria Angela Merkel a achar que as vias rápidas e os túneis na Madeira não tinham tornado a ilha mais competitiva. Mas a "história de sucesso" de que fala Scholz não devia ter algum reflexo nos salários? Hoje António Costa assina um artigo de opinião no jornal Público, intitulado "Levamos a Hanover o futuro". O PM destaca, com toda a razão, "a qualidade dos nossos recursos humanos" e "a excelência das nossas PME's" (ok, se tivesse dito "de algumas das nossas PME's" teria sido mais correto). Mas não fala nos salários e não explica por que Portugal, aparentemente, só pode fazer valer esta sua excelência com salários baixos e com precariedade. Poupem-me!"
(Thomas Fisher, jornalista alemão e português a viver em Portugal há 39 anos, no Facebook)
“Portugal tem escrito uma história de sucesso económico impressionante” para os interesses alemães. O será que queriam que ele, alemão, fosse dizer?.
ResponderEliminarÉ opressão quando se inventa uma realidade fictícia para mascarar a realidade deprimente.
ResponderEliminarE é isto que o Partido "Socialista" e António Costa fazem constantemente, oprimem a maioria da população portuguesa quando contam uma realidade cor-de-rosa.
O Partido "Socialista" ao tentar fazer da população portuguesa parva está a alimentar as frustrações que alimentam a extrema-direita que dizem desprezar..
Já os políticos alemães servos das suas oligarquias, e não só, tal como Costa, querem este Portugal amestrado, o tal Portugal do "sucesso impressionante" para poderem continuar a dominar este mesmo Portugal.
Não sei porque Merkel se queixou das via rápidas que foram construidas em território português, afinal é nestas estradas que a produção alemã circula...
A mediocridade dos dirigentes da "democracia NÃO representativa"
ResponderEliminar- sistematicamente incrementada por aparelhos partidários sonegadores de opinião -
"lá como cá",
produz estadistas de grande gabarito, que estão sempre a mandar umas bojardas!
Andam por lá todos a passear o penacho, num concurso narcisista, a falarem para o seu umbigo que, convenientemente, esconde a realidade.
E estamos nós, a Europa,
num momento crucial,
entregues a esta bicharada.
NUNCA OS DIRIGENTES EUROPEUS, FORAM TÃO MAUS!