terça-feira, 19 de outubro de 2021

Querido diário - as origens da estagnação

O que poderia tecnicamente justificar uma redução do poder de compra da Função Pública como a defendida no OE 2012? De que forma é que esses cortes - sempre apelidados pela direita de cortes às gorduras ou poupanças - se poderia repercutir nos serviços públicos prestados às... - usando uma expressão muito repetida por Carlos Moedas - ..."pessoas"? De que forma é que esse desinvestimento iria se traduzir numa forte redução da capacidade de atracção pelo Estado de quadros qualificados? 

O que poderia tecnicamente justificar uma subida estudada do desemprego e, ao mesmo tempo, prever um menor apoio em subsídios de desemprego a essas - repete-se - "pessoas"? O que poderia estar na mente de quem governa, reduzir as redes de protecção às "pessoas" desempregadas? 

A ideia é clara e assustadora. Na mente destes políticos - em que Carlos Moedas se incluía - a solução para a competitividade de Portugal passava por reduzir custos salariais. Se as "pessoas" resistiam a reduzir salários nominais, então 1) havia que reduzir os referenciais públicos e reduzir a competitividade  do sector público; 2) havia que provocar uma  recessão para que o desemprego das "pessoas" levasse à compressão dos salários; 3) havia que reduzir a protecção das "pessoas" desempregadas para que essas "pessoas" estivessem disponíveis a aceitar salários mais baixos. 

Esta política foi defendida e apadrinhada pelas instâncias comunitárias e pelo FMI, e inaltecida pela direita no poder. Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, sucursal em Lisboa do BCE,  queria mesmo que tudo continuasse indefinidamente.

Se hoje a direita está incrivelmente assustada com os baixos níveis salariais praticados e com a estagnação económica que o país atravessa, talvez devesse recuar o seu olhar até ao seu umbigo e questionar-se o que foi que andou a fazer para que as "pessoas" tivessem contado tão pouco no seu pensamento. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário