sábado, 18 de abril de 2020
A pedalar desde 2007
O Ladrões de Bicicletas fez ontem, dia 17 de abril, 13 anos. Já pedalaram neste blogue cerca de 30 larápios, entre economistas, sociólogos, historiadores e geógrafos. São quase 8 mil posts desde abril de 2007 e um total de visualizações próximo de 10 milhões. Tem mais de onze mil os seguidores no facebook e perto dos dois mil no twitter.
Nascido com a crise financeira já no horizonte, o Ladrões atravessou o período da intervenção da troika e do «ajustamento», a solução inédita de convergência à esquerda e o pós-geringonça. Um blogue de «economia, de política, de economia política e de política económica», como se referia no livro que assinalou os seus dez anos. Hoje, com tempos perigosos de novo pela frente, é redobrada a necessidade de prosseguir o debate crítico e exigente das questões da economia, do Estado, de Portugal e da Europa. Tudo boas razões para que continuemos a pedalar.
Continuem a pedalar que quem vos segue agradece
ResponderEliminarVem a propósito aquilo que Naomi Klein disse recentemente sobre a campanha do "Tío Bernie": sem dúvida que Sanders ganhou a batalha das ideias, mas não ganhou a batalha política.
ResponderEliminarMuitos dos seus apoiantes (os mais velhos) não acreditaram que era possível ganhar...
Sobre o mesmo assunto, disse Noam Chomsky: o pior "crime" que as elites atribuem a Sanders não são as promessas que ele fez, mas sim o facto de ele ter conseguido inspirar movimentos populares e transformá-los em movimento ativista.
Em Portugal, em 2020, ainda só estamos na batalha das ideias.
Sem movimentos populares, os media vão continuar a vender-nos a ilusão de que nós é que somos a minoria de loucos.
E agora, o governo até resolveu sustentá-los a todos, com dinheiro emprestado, que o CONTRIBUINTE vai pagar amanhã, com IMPOSTOS!
Ah, já esquecia: nestes comentários, há gente que continua a vender o mito parolo "mulheres e vinho", que é o mesmo.
E, ainda assim, não conseguem da lei do blogue libertar-se. Há um que foi chamado às televisões - que é para os jornais puderem dizer que não ignoram correntes económicas fora da ortodoxia de Frankfurt-Bruxelas.
ResponderEliminarObrigado por tudo
ResponderEliminarParabéns pela vossa pertinacia e perseverança diária (o Samsung não me dá o acento da vossa primeira qualidade).
ResponderEliminarContinuo a ler-vos quase diariamente.
Helder Raimundo
Parabéns pelos 13 anos, e longa vida aos ladrões e ao blog claro
ResponderEliminarParabéns e saudações a toda a equipa, pelo excelente trabalho. Força!
ResponderEliminarMuitos parabéns mesmo
ResponderEliminarE continuem em frente. Contra os ventos do neoliberalismo predador, contra as marés dos fanáticos euroinómanos
( mesmo que por aqui passem os pimenteis ferreira a carpirem pelo holandês que via vinho e mulheres até no dinheiro "emprestado" para os seus colegas de bancada )
Parabéns, embora a maior parte do tempo fique pela leitura na feed RSS.
ResponderEliminarPaulo Rodrigues,
Bernie só ganhou a batalha se os eleitores continuarem mobilizados e continuarem por si. Senão, volta tudo ao mesmo, ou, o mais provável, às soluções fáceis e erradas que prometem soluções simples.
Deviam agradecer também a certos neoliberais. Parabéns
ResponderEliminarAgradecer a quem utiliza uma centena de nicks com o intuito de manipular e de aldrabar?
ResponderEliminarUm brincalhão a fazer-se passar por coisa honesta
Paulo Marques põe o dedo na ferida quando fala em Bernie Sanders.
ResponderEliminarO resto é paleio verbalista e oco a tentar atirar o barro à parede.