Os gráficos falam por si (e comparam a evolução dos juros da dívida a dez anos em Portugal, na Espanha, na Itália e na Grécia - clicar na imagem para ampliar). Mas não deixem de ler o notável post no
Aspirina B, que os colige.
Como é possível tamanha sincronia entre países que passam a vida a dizer que não têm nada que ver uns com os outros? A explicação está basicamente
aqui. Mas
não se iludam, pois isto está muito longe de poder significar
o fim da crise.
O povo que aguente as medidas de austeridade, para que os mercados acreditem em nós, para que os juros da dívida desçam e com isso os bancos detentores de títulos de dívida tenham grandes lucros.
ResponderEliminarAqui está uma maneira fácil de transferir dinheiro do povo para a banca, tudo em nome da salvação nacional, claro está.
A banca necessita de ir a algum sitio buscar o dinheiro para voltar a emprestar ao povo... é a triste realidade do mundo onde vivemos.
ResponderEliminarjá pensaste onde é que o banco vai buscar os 100.000 euros que te emprestou para comprares a tua casa ou os 20.000 euros para comprares um carro novo ou os 1000 euros da televisão nova que compraste a "12x sem juros" ?
Quando chegar a altura do haircut quem comprou essas obrigações vai chorar muito.
ResponderEliminarOs mercados estão a jogar um jogo muito arriscado e o mais provável é que se queimem.
Mais atenção às datas. Ainda estão em Janeiro de 2012? Já mudámos para 2013. O vídeo do Rui Tavares também está com data errada? Mudem de ano sff.
ResponderEliminarPs ver a data do link do JN
M. Martins