sexta-feira, 25 de maio de 2012

Euro-inferno, euro-paraísos

Os melhores amigos de Gaspar andam surpreendidos com a evolução da taxa de desemprego, mas as suas as explicações só podem surpreender quem não conheça a lógica económica da troika, alinhada com a mais insana teoria económica que por aqui vamos tentando desmontar: se há desemprego, por definição, é porque os trabalhadores auferem salários demasiado elevados e têm demasiados direitos. Austeridade recessiva e procura são palavras proscritas neste euro-inferno. Entretanto, segundo a Der Spiegel, os amigos alemães de Gaspar planeiam criar ainda mais euro-paraísos fiscais e de regulação, a que chamam zonas económicas especiais, para os momentos mais predadores dos seus capitais nas periferias desvalorizadas que controlam.

3 comentários:

  1. Então mas não é isto que a Troika e o governo já estão a fazer? Não dá é resultados... e baixar os impostos, era a lógica da TSU lembram-se? mas depois compensa-se com o aumento onde? vem do orçamento alemão ou dos eurobonds, não me parece!!Logo, é conversa fiada a não ser a parte de baixar os custo do trabalho para permitir o aumento do lucro da empresa mas isso só por si não faz aumentar o investimento num dado local a não ser que estejamos a falar de baixas na ordem dos 40 a 50% face ao que existe hoje.A questão ainda não respondida é, porque carga de água é que alguém investe neste extremo oeste da europa ?

    ResponderEliminar
  2. http://ruadopatrocinio.wordpress.com/2012/05/25/aconteceu-ontem-o-misterio-do-santissimo-mercado-titulos-de-tesouro-alemaes-a-0/

    ResponderEliminar