quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Desaprender

Ficámos hoje a saber, através do jornalista Carlos Cipriano, que os caminhos-de-ferro perderam 99 milhões de passageiros em duas décadas, uma redução de 43%; Portugal tem 20 metros de auto-estrada por Km2 (a média europeia é de 16 metros) enquanto que na rede ferroviária temos 31 metros por Km2 (a média europeia é de 47 metros). São os efeitos de uma política pública míope, mas coerente com o regime socioeconómico em que vivemos, que favoreceu excessivamente o automóvel em detrimento do que só pode ser transporte público. Para além de todos os custos sociais, opções destas não terão certamente ajudado nas nossas relações económicas com o exterior. De resto, e como sublinhou Tony Judt num ensaio sobre caminhos-de-ferro, tratou-se também aqui de desaprender “a partilhar o espaço público para beneficio comum”.

4 comentários:

  1. quanto mais conheço este país, mais gosto de Espanha, mas porque é que o outro bateu na mãe?
    JPaulo

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  2. Querem um exemplo simples?
    Ide de Lisboa a Coimbra no útlimo Intercidades. Chegareis a Coimbra-B às 21:31; pois a *última* ligaçäo à cidade (que vem do Norte, logo noutra linha) terá já passado... às 21:29! Sim, 2 minutos antes. Só pode ser para gozar com a gente.

    Depois disso? Haveräo autocarros ou táxis?

    Exemplos destes abundam. Chega-se à hora ao Porto e vê-se a ligaçäo a Guimaräes a sair, sendo a próxima daí a uma hora.

    Mas que prostituta de serviço público é este?

    Näo, näo é preciso privatizar, veja-se a treta das sucessoras da Rodoviária Nacional, que ao fim de 20 anos têm as mesmas camionetas, mas só fazem 1/4 das carreiras.
    Se calhar o melhor é fazer à italiana que passou os regionais para controlo das regiöes (e agora os regionais säo MELHORES que os intercidades, que continuam da "CP italiana"). Ah, mas no Tugal isso era meter 10 cämaras municipais em acordo, o que dificulta a coisa...

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  3. Realmente não é preciso privatizar. A Deutsche Bahn é detida a 100% pelo estado alemão, tem lucros líquidos de 2 milhões de euros, e tem dos melhores serviços ferroviários do Mundo (e eu tive o prazer de os experimentar no Verão).

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  4. Num outro blog, o Luís Lavoura escreve que "Portugal é muito montanhoso"(!!!), por isso o comboio näo serve.

    Pois é, realmente a Suíça e a Áustria säo todos planos... recomendo-lhes que procurem "Via Férrea de Semmering", ou Semmeringbahn (parte da linha principal), que por acaso é lá na MONTANHA, é património da UNESCO, e celebrou já 150 anos.

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