quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Em que tipo de sociedade queremos viver?

Em clima de quase pré-campanha para as presidenciais de 2011, e pensando nos projectos políticos que nos vão ser propostos, importa perguntarmo-nos em que tipo de sociedade queremos viver.

Num suplemento do jornal The Guardian (20 Fev.) sobre “Ética da cidadania”, o professor Michael Sandel da Universidade de Harvard escreveu uma excelente Introdução que dá uma ideia das suas preferências. Identifico-me muito com o texto e a iniciativa do jornal. Por isso, deixo aqui a minha tradução de um extracto:

Desigualdade, solidariedade, virtude cívica

Em muitos países, a distância entre ricos e pobres está a crescer atingindo níveis que não se viam há muitas décadas. Uma distância demasiado grande entre ricos e pobres danifica a solidariedade que a cidadania democrática requer.

À medida que a desigualdade se aprofunda, ricos e pobres cada vez mais vivem em mundos separados. Os ricos mandam os filhos para as escolas mais qualificadas, deixando as restantes escolas para os filhos das famílias que não têm alternativa. Os ginásios privados substituem os pavilhões gimnodesportivos e as piscinas municipais. Um segundo ou terceiro automóvel põem de lado a necessidade de contar com o transporte público. E por aí adiante. Os abastados desertam dos espaços e serviços públicos deixando-os aos que não têm recursos para outra coisa.

Esta tendência produz dois efeitos nocivos – um orçamental, outro cívico. Primeiro, os serviços públicos degradam-se dado que os que já não os usam cada vez menos estão dispostos a pagar impostos para os sustentar. Segundo, os espaços comuns deixam de ser espaços onde os cidadãos com diferentes percursos de vida se encontram uns com os outros. A retracção do domínio público torna difícil cultivar a solidariedade e o sentido de comunidade de que depende a cidadania democrática.

Por isso, a desigualdade pode ser corrosiva da virtude cívica. Uma política orientada para o bem comum teria como um dos seus principais objectivos a reconstrução da infra-estrutura da vida cívica.”

Insisto, em que tipo de sociedade queremos viver?

2 comentários:

  1. Fiz em tempos um trabalho com uma escola privada, essa escola impunha que os professores corrigissem os testes e entregassem o teste corrigido aos alunos no prazo máximo de 1 semana.
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    A minha filha numa escola pública fez o teste de inglês há 2 meses (Dezembro)... ainda não recebeu o teste, a professora ainda não corrigiu.
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    Escola pública sem exigência é bandalheira.
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    Alunos não podem receber telefonemas, nem comer na sala de aula. Professores podem...
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    Escola pública sem exigência é bandalheira.

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  2. Caro CCz,

    Sim? Pois olhe, eu conheço uma escola privada em que os professores avaliam os alunos a partir do pecúlio percebido dos papás.

    Raciocinando por exemplos desta índole não vamos lá. Importa dar conta de que o artigo citado se refere a factos e que quem tem uma formação humanística e cívica se mobilize para evitar as fracturas crescentes deste novo regime do capitalismo. Como alguém escrevia num comentário a um artigo de jornal há dias, há que passar da indignação à acção. O diagnóstico está mais que feito. Acho que já não são necessárias mais justificações, mas acções concretas.

    Talvez também, para responder igualmente a CCz, no sentido de mostrar que os serviços públicos podem ser melhores e exigentes na qualidade.

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