"Mas será que pode existir uma verdadeira igualdade de oportunidades numa sociedade que seja profundamente desigual em termos de rendimento e riqueza?"
João Cardoso Rosas no i a colocar uma questão fundamental e a dar uma boa resposta. As desigualdades de rendimento e de riqueza estão na base dos
problemas sociais. Este e outros temas serão discutidos
nesta conferência internacional em Lisboa.
http://ruadopatrocinio.wordpress.com/2009/07/03/neoliberalismo-e-igualdade/
ResponderEliminarSobre o livro
ResponderEliminarJoão Rodrigues,
ResponderEliminarNão quero andar para trás, nem atrasar debates, mas há aqui uma questão que convém esclarecer antes de tudo o resto.
Como defines a Riqueza? É possível partilhares a tua definição pessoal de riqueza connosco (eu e os leitores deste blog)?
Presumo que o Rendimento seja resultado do Trabalho, mas se tiveres paciência e tempo para definires Rendimento, também agradecia.
Abraço,
Miguel
de rendimentos e de riqueza...e sobretudo de capacidades ( a natureza é lixada) . aposto que fazendo uma experiência e dotando , sei lá , até aos 25 anos uns tantos individuos com exactamente as mesmas oportunidades em educação , escola e uma conta no banco igualzinha , o suficiente até para abrirem um negócio sem recorrerem
ResponderEliminara crédito , o resultado final
passados uns 30 anos não iria ser o mesmo em cada um desses indivíduos.
Ao anónimo 17.51:
ResponderEliminarmas o princípio da igualdade de oportunidade não seria desde logo um bom princípio?
e se já é um dado adquirido que a natureza influencia realmente o indivíduo (a batalhas entre o condicionamento Social e o Natural resultou no meio-termo) não se poderia aplicar o bom princípio da Solidariedade para com quem por uma ou outra razão é menos capaz?
sem dúvida igualdade de oportunidades , mas depois õ apoio aos que são menos capazes não pode ser feito diminuindo as oportunidades de desenvolvimento de todo o seu potencial aos que são mais capazes. veja-se a escola hoje em dia : é injusto para os bons alunos serem obrigados a acompanhar o ritmo dos maus , até dos assim assim , pura perda de tempo ouvirem 2 e 3 vezes o que entenderam à 1ª. aborrece-os ao ponto de se tornarem focos de distração numa aula.
ResponderEliminarO meu contributo em http://lutaslivres.blogspot.com/2009/10/da-meritocracia.html
ResponderEliminar20.29
ResponderEliminarentão advoga por exemplo uma turma para os que aprendem à 1ª, outra para os que aprendem à 1ª mas têm uma dúvida, outra para os que aprendem à 2ª, outra para os que aprendem à 2ª mas têm uma dúvida, outra para os que aprendem à 3ª...
depois haveria as variáveis entre as diferentes disciplinas. os melhores de português, os melhores de matemática, os piores de desporto
se calhar era uma maneira de na escola todos terem aulas com todos, ficando a comunidade a conhecer-se toda
uma verdadeira segmentação de mercado, a substituição a educação por técnias de marketing
Quanto a mim, o problema é que não existem mais capazes e menos capazes. Não existem melhores e piores. É sempre relativo, relativo às variáveis, relativo ao observador, relativo à importância dada a cada uma das variáveis, etc...
ResponderEliminarO ser humano está sujeito ao seu código genético que, que eu saiba, ainda não é mérito de ninguém, e de seguida está sujeito a demasiadas variáveis para poderem ser contadas. Não existe nenhum ser omnisciente (ou se existe não costuma dizer-nos grande coisa) que consiga analisá-las a todas e dizer quem é melhor ou não e merece maior riqueza ou não.
Igualdade total de oportunidades ou de resultados nunca haverá, poderá é haver o bom senso de perceber que somos todos dependentes uns dos outros e que por isso a redistribuição é o melhor caminho para a sociedade e também para o individuo...
suponho que já ouviu falar em médias ? aliás , na holanda e suiça já separam os meninos por A , B , C..categorias entre as quais os meninos até podem saltar , um B com esforço vai para A ; ou um A desleixado desce para turmas B. Qual é o mal?
ResponderEliminarE essa do desporto está boa , tendo em conta que tem a ver com saúde e não com trabalho , pelo menos na maioria dos casos. e o ronaldo , por exemplo , nem da 4ª classe precisava para ganhar milhões , só brincadeira de bairro.
só faltava que falasse nos bordados e moral e religião...
Sabe bem que há um núcleo de disciplinas que exigem compreensão e não corpo de macaco.
"Mas será que pode existir uma verdadeira igualdade de oportunidades numa sociedade que seja profundamente desigual em termos de rendimento e riqueza?"
ResponderEliminarMeu caro, a riqueza, depende em último caso, do rendimento. Tudo depende ao que damos valor ...
Em relação ao resto texto, a razão óbvia da direita passa pelo conceito elitista, onde só alguns detêm a capacidade factual de subir na cadeia. Para o resto deixa-se uma meritocracia vã e desprovida de efeito. Por vezes alguns esclarecidos, sem dita capacidade factual, vazam para o sistema. Mesmo assim a realidade traduz-se na mediocridade do Ser Humano ma sua capacidade evolutiva.
A direita aproveita-se da mediocridade da maioria. Dois terços a sustentar um terço ... acho que foi Voltaire. Da necessidade estética de uma ordem de seres superiores que têm direito à "capacidade factual".
Pela esquerda temos boas intenções mas não a capacidade de mudar e moldar uma sociedade cada vez mais individual e materialista.
Meus amigos, isto há muito por onde render. Desde esquinas a até escritórios ... agora riqueza riqueza essa só há uma para todos, conhecimento. Cada vez mais sinto isto tudo tão descabido e obsoleto ...
Se não vejamos:
http://static.publico.clix.pt/docs/mundo/100fotografiasdecada/
Tudo o que é preciso são uns pedacinhos de papel ou de metal. Lol ! Há quem tire coelhos da cartola.
Para os ladrões de bicicletas que falam sobre a formação profissional do alto da sua cátedra segue este exemplo/relato de como muitas vezes o que poderia ser bom vira uma farsa:
ResponderEliminar.
http://balancedscorecard.blogspot.com/2009/10/triste-realidade.html
I don't know how many of you understand how blessed and spoiled I feel to be teaching at Providence Hall ! The school I work for is a dream come true! A FANTASTIC administration, wonderful board, fantastic students, WONDERFUL parents, and great expectations and curriculum. We've been on the news the past two days. We were on the news yesterday on KSL 5 for the Read Today program. Chopper 5 and Pizza! I had a number of students saying "this is the best day EVER!" Here is the blurp that was on the news. You can actually see me walking over to talk with one of my students. I'm wearing Green of course Watch it here .
ResponderEliminarI feel like right here I should explain how I feel about Media Sales: I pretty much only eat it to get full or because my mom made me. It is like ice cream or cake. They just help stretch out the good stuff, hot fudge and icing or filling. I will take my hot fudge sundae hold the ice cream please. When I make stir fry at home I do not make rice to go with it, I just eat my favorite part, the stir fry. If I do eat rice, I typically add it very sparingly, and eat it last, after I have finished all the good part of my meal and may not be full.
ResponderEliminarI feel like right here I should explain how I feel about Media Sales: I pretty much only eat it to get full or because my mom made me. It is like ice cream or cake. They just help stretch out the good stuff, hot fudge and icing or filling. I will take my hot fudge sundae hold the ice cream please. When I make stir fry at home I do not make rice to go with it, I just eat my favorite part, the stir fry. If I do eat rice, I typically add it very sparingly, and eat it last, after I have finished all the good part of my meal and may not be full.
ResponderEliminarYou may wonder why cover letter helpwas seen stalking on all fours in a Cotswold meadow? Yes you have guessed it he was looking for his Fritillary! Meanwhile Jake and Ian were expressing much happiness after a great weekend made even better by the fantastic weather and the view of the Thames from the towpath opposite our hotel was idyllic.
ResponderEliminar