quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Encruzilhadas da Democracia
“Se todas as sociedades se criam a si próprias, através dos seus usos e costumes, das suas instituições que são representações e investimentos mais ou menos estabilizados do sentido da acção, dos fins que se propõem e/ou propõem aos indivíduos que (se) formam no seu interior, a originalidade da democracia, a sua novidade histórica e antropológica radical, está no reconhecimento de que as leis, no sentido mais amplo, as instituições e as diferentes cidades são criação humana, criações que não preexistem à acção que as cria, e na transformação deste reconhecimento no projecto da instituição de um corpo de cidadãos que igualitariamente governam e são ao mesmo tempo governados pelas leis que eles próprios se dão, sabendo-o e assumindo a responsabilidade das suas deliberações.”
Assim apresenta Miguel Serras Pereira o ciclo debates que ele organizou no Centro Nacional de Cultura. Daqui até ao fim do ano ainda acontece:
21 de Outubro 2009 - 18h - no CNC5- A Praça da Palavra: Comunicação e Espaço Público: José Rebelo e Diana Andringa;
4 de Novembro 2009 - 18h - no CNC6- As Dimensões Políticas da Criação: Silvina Rodrigues Lopes, Gastão Cruz e Maria Augusta Babo.
Todas as sessões têm lugar na Galeria Fernando pessoa do Centro Nacional de Cultura
Largo do Picadeiro nº 10 (ao Chiado)
Há quem diga que "Deus está morto" ... agora que não é democrata nunca tinha ouvido falar. Aliás os valores e moral nesta nossa sociedade 99% católica, a realidade social, parece ser um pouco diferente do que o texto quer parecer indicar.
ResponderEliminarDe qualquer forma, este texto elucida sobre o que a democracia é ou sobre o que a verdadeira democracia deveria ser ? A diferença entre uma e outra é significativa. Ignora essa diferença é o que a maior parte dos ideólogos fazem. É tudo muito bonito até se ter os pés assentes na terra.
Depois a questão das leis. Meu caro, as leis são regras inventadas pelo Homem quando não existe uma solução óbvia para um determinado problema. A "glória" das leis dá-me tanto ou menos prazer que a "glória" na guerra. Bicho Homem é tramado, acha-se importante e inteligente. Até o é na relatividade, no entanto não passamos de macacos.
É necessário inscrição para o debate? Estou muito interessada em estar presente. Cumprimentos susana cruto
ResponderEliminarsucrutosol@gmail.com
Susana: é livre e sem inscrição.
ResponderEliminar