quinta-feira, 17 de abril de 2008

Um ano depois

Este blogue nasceu a 17 de Abril. Vamos continuar por cá. Obrigado aos leitores, aos comentadores e aos blogues que acharam que valia a pena discutir o que por aqui se dizia. Relembro apenas o que escrevemos há um ano atrás: «Os dilemas trágicos que os indivíduos têm de enfrentar em resultado da falta de recursos e de poder tornam-se visíveis num belo filme italiano a que este blogue roubou o nome. Não somos cineastas, mas economistas. Acreditamos que a economia, como o cinema, pode ser um ‘desporto de combate’. Temos partidos e ideologias diferentes e divergentes, mas convergimos no que hoje importa. Pleno emprego, serviços públicos, redistribuição da riqueza e do rendimento, controlo democrático da economia fazem parte do caminho que queremos percorrer. Recusamos e combatemos as 'evidências' e mitos que alimentam o actual consenso neoliberal. Acreditamos que o mercado sem fim é a ideologia transponível do nosso tempo. Mas uma coisa reconhecemos aos nossos adversários e a F. Hayek, o seu grande ideólogo: ‘nada é inevitável na existência social e só o pensamento faz que as coisas sejam o que são’. Este blogue é portanto um espaço de opinião de esquerda, socialista e que pretende desafiar o actual domínio da direita na luta das ideias. Pedalemos então!».

12 comentários:

  1. Parabéns ! Um ano em net é uma idade já considerável . Como leitor recente devo dizer-vos que mesmo sem concordar sempre continuo a aprender imenso convosco. Continuem.

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabeens!!! Forca para o futuro... ee andar para frente!!
    Joao Farinha

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns. Este blogue veio ocupar um espaço prioritário nas minhas leituras desde que o conheci. Faz a ponte que é indispensável entre uma visão global da economia e do mundo e a realidade nacional.

    ResponderEliminar
  4. Então, pedalemos e digitemos. E parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns a todos pelo projecto! Um abraço especial ao João Rodrigues.

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns. Que continuem em grande!

    ResponderEliminar
  7. Já se tornaram leitura habitual por aqui. Parabéns!!

    ResponderEliminar