sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Radiohead e o Wall Street Journal

Via Zero de Conduta, fiquei a conhecer a mais recente iniciativa do grupo de música britânico Radiohead (o nome é surgiu através de uma música dos Talkings Heads). A ideia é simples, o grupo disponibilizará o seu mais recente trabalho para download a partir do dia 10 e os fãs pagam o que acharem justo. Eu já fiz a minha pré-compra.

Os Radiohead vêem assim apontar o caminho futuro da produção e distribuição musical. A criação será crescentemente autónoma face aos ditames dos quatro grandes oligopólios multinacionais - a EMI, SONY, Universal e Warner controlam quase três quartos do mercado mundial.

A iniciativa está a ser um sucesso, com os fãs a pagarem uma média de 10 dólares por download . Contudo, via Michael Perelman, cheguei a um artigo do Wall Street Journal (não disponível online). Os cães de guarda da indústria musical atacam o grupo por estes conseguirem ganhar mais dinheiro desta forma do que através das vias tradicionais. Ridículo, se não fosse sintoma da longa batalha que, artistas, consumidores e indústria, travarão nos próximos tempos.

Fica abaixo, o que já é um clássico de meados dos anos noventa:



3 comentários:

  1. eh, de meados de 90 até cá, começou tudo a ficar doido, veja a invasão do Afganistão, do iraque e do Líbano, como ora a guerra que se prepara contra o Irão, em destaque, acima, no diplô, que o amigo atira atrás das costas, pa nos falar de impostos ou lá coisa que é...

    ResponderEliminar
  2. Isto e' uma experiencia em Willingness to Pay ou que?

    O Prince ate faz melhor, da a musica de borla. Pagas e' um balurdio para ver um concerto.

    ResponderEliminar
  3. Oi interessante este blog está muito organizado.........bom estilo:)
    Amei Continua assim !

    ResponderEliminar