sexta-feira, 26 de abril de 2019

Nuno Garoupa e a confiança na democracia

Nuno Garoupa escreve hoje um artigo no Público que revela incómodo com o vigor das celebrações dos 45 anos de democracia. Segundo o autor, não há muitas razões para isso.

Diz a certa altura que o “Eurobarómetro e outros indicadores indiciam que os partidos do regime são muito impopulares, as instituições estão desgastadas e há um enorme défice de confiança.”

Garoupa não se deu ao trabalho de ver os relatórios do Eurobarómetro que cita. É que os dados mostram o contrário do que sugere. Como se vê no gráfico abaixo, 64% dos portugueses afirmam confiar no regime democrático, um valor que coloca Portugal em destaque face aos outros países da Europa do Sul (Grécia, Espanha, Itália e França) e até face à média da União Europeia.



O Eurobarómetro mostra resultados semelhantes nos outros indicadores relevantes:

• 43% dos portugueses confiam no governo (os valores para os quatro países referidos variam entre 14% e 28%, sendo a média da UE 35%)

• 37% confiam no parlamento (nos outros quatro países o valor varia entre 15% e 27%, sendo a média da UE 35%)

• 17% confiam nos partidos, um valor muito reduzido que é ainda assim superior ao que se passa na maioria dos países da UE e está em linha com a média da região (nos quatro países referidos varia entre 4% e 14%, sendo a média da UE 18%)

Como muitos portugueses, partilho com Nuno Garoupa a revolta e frustração face à persistência de fenómenos de corrupção, tráfico de influências e nepotismo no nosso regime democrático. No caso de Garoupa, isto leva-o a olhar cinicamente para a celebração do 25 de Abril. A mim leva-me a estar ciente de que a democracia é um processo em construção (aqui e em qualquer parte do mundo) – e que o 25 de Abril, muito mais do que memória do passado, é uma inspiração para o futuro que continuamos a construir.

9 comentários:

  1. O Garoupa ficou assim desde que andou pela Fundação do Pingo Doce....

    ResponderEliminar
  2. Dá muito trabalho este trabalho de desmascarar quotidianamente os vendilhões que os media de referência nos oferecem

    ResponderEliminar
  3. Paes Mamede uma vez mais não sabe muito bem do que está a falar! Existiu uma recuperação de confiança muito interessante e importante com a eleição de Costa, que por esta altura já se estará a perder, mas é preciso analisar os dados ao longo dos 40 anos de Denocracia! Recomendo a Paes Mamede o livro Confianca nas Instituição Publicas (o livro não terá exactamente este título) da Fundação Francisco Manuel dos Santos, e outro, 'a qualidade da democracia portuguesa', depois deverá analisar com cuidado as taxas de abstenção desde há 40 anos! É um tema de investigação com uma vasta literatura que é preciso conhecer antes de falar! De facto a crise das democracias, outro tema também já clássico e actual, da ciência política, também passa por aqui. Ainda me lembro do ultimo post de Paes Manede dizendo que a Canabis não fazia mal à saúde... Enfim, 'nem tudo é Ecónomia'!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo pedro pimentel ferreira a fazer a propaganda da fundação francisco manuel dos santos.

    De facto o pimentel ferreira passa sempre por aqui. Para além do seu grosseiro "não sabe muito bem do que está a falar", tem ainda a característica de confundir opiniões com fumos.

    O que identifica e tipifica um modo de actuar.
    Assim para o feio, convenhamos

    Como o Garoupa, aliás

    ResponderEliminar
  5. O amiguinho talvez não saiba, mas os livrinhos da Fundação Francisco Manuel dos Santos também pública gente da sua seita! Sempre a aprender meu caro! :)

    ResponderEliminar
  6. "O amiguinho talvez não saiba, mas os livrinhos da Fundação Francisco Manuel dos Santos também pública gente da sua seita! Sempre a aprender meu caro! :)"

    ????

    Que amiguinho?

    Que seita?

    A aprender o quê?

    Qual caro?

    Não se percebe bem esta linguagem codificada. Que se passa?

    ResponderEliminar
  7. A menos que o amiguinho seja o amiguinho do pimentel ferreira, a fazer propaganda da fundação qualquer coisa manuel dos santos.

    Para além da grosseria típica da seita do amigo do pimentel ferreira e do amigo do amigo, convenhamos que estão bem para o Nuno Garoupa.

    O que estarão a aprender assim tão juntinhos?

    ResponderEliminar
  8. Interessante como o autor, na sua "integridade intelectual", olvidou mencionar a confiança que os portugueses detêm na União Europeia, de acordo com o mesmo Eurobarómetro? Esqueceu-se? Fez-se de esquecido? Amnésia ideológica selectiva?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena Pedro pimentel ferreira ?

      Como é que esto tipo assim travestido fala em “ integridade intelectual “?

      A tralha neoliberal não tem o mínimo de postura ética



      Eliminar