tag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post9159342612566279442..comments2024-03-28T21:19:50.901+00:00Comments on Ladrões de Bicicletas: Paulo Varela Gomes: Uma homenagem e a memória de um textoNuno teleshttp://www.blogger.com/profile/07713327330820459193noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-63664555949524948032017-06-17T16:35:03.724+01:002017-06-17T16:35:03.724+01:00Este João Pimentel ferreira saberá de quem é o tex...Este João Pimentel ferreira saberá de quem é o texto?<br /><br />Saberá quem foi o Paulo Varela Gomes?<br /><br />Conheceria ele a sua integridade intelectual e de como ele abominava os vendedores de banha da cobra?<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-32164750660034706572017-06-17T09:30:31.515+01:002017-06-17T09:30:31.515+01:00Tão refrescante e tão atual, numa altura em que to...Tão refrescante e tão atual, numa altura em que todos berram que são os turistas os culpados da desertificação do centro da cidade:<br /><br />"O caos automobilístico prejudica vários novos direitos fundamentais: antes de mais, o direito à cidade e, dentro desta, o direito ao centro histórico; estudos recentes provam sem margem para dúvida que a multiplicação dos carros e dos seus efeitos é uma das principais razões para a fuga dos moradores das áreas centrais das cidades e a sua consequente degradação."João Pimentel Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/11631276269498052418noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-43595966113478570252017-06-16T22:54:04.561+01:002017-06-16T22:54:04.561+01:001) Em relação ao texto dos automóveis, excelente t...1) Em relação ao texto dos automóveis, excelente texto! Excelente. <br />Repare que já ultrapassámos a cifra dos 300 por mil, de acordo com o INE deveremos andar já perto dos 500 carros por mil habitantes, ou seja, um carro por cada dois habitantes.<br /><br />2) Caro Anónimo, o plebeu foi empurrado para a periferia exatamente por causa de um fenómeno da era automóvel chamado espalhamento urbano (urban sprawl). O carro, ao necessitar de mais espaço, torna as cidades menos compactas, e por conseguinte, os centros sendo mais escassos, ficam mais caros. Sobre esse mito da população e do carro, veja <a href="https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7a/Popula%C3%A7%C3%A3o_residente_vs_parque_autom%C3%B3vel%2C_em_Lisboa.png" rel="nofollow">este gráfico</a>. <br /><br />3) Embora eu subscreva este texto, dou sempre o caso da Holanda. Na Holanda, um país marcadamente liberal, mesmo economicamente, ter carro é um luxo. Ou seja, o capitalismo regulado não é incompatível com o respeito pelo ambiente e pela boa qualidade de vida dos cidadãos.João Pimentel Ferreirahttps://www.blogger.com/profile/11631276269498052418noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-30942163522244777302017-06-11T17:50:09.669+01:002017-06-11T17:50:09.669+01:00Já não é possível continuar calado perante a displ...Já não é possível continuar calado perante a displicência desta esquerda, a falta de frontalidade nos discursos em tudo o que diz respeito ás cidades é constrangedora. As cidades são cada vez mais lugares de elites, e são estas elites que esta esquerda anda a defender. Comprar casa num grande centro urbano é hoje em dia uma extravagância, o comum português foi empurrado para a periferia da cidade e o que se tem feito nos últimos anos é dificultar o acesso à cidade de todos os que vivem fora dela. <br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-81973283809333500112017-06-10T19:23:45.156+01:002017-06-10T19:23:45.156+01:00Justa homenagem e um excelente texto!
(É tão raro ...Justa homenagem e um excelente texto!<br />(É tão raro encontrar-se hoje bom jornalismo, com trabalho sério de investigação e uma fina ironia...)<br /><br />“Diversificação e melhoria de qualidade dos transportes colectivos têm de ser acompanhados por medidas sérias que desencoragem por todos os meios o trânsito automóvel de vaivém e a permanência e circulação nas cidades, entre as 8 e as 20h, de carros de não residentes.”<br /><br />Como muitas outras pessoas, aguardo vivamente que LX enverede por essa via. Até agora é notório que há cada vez mais dificuldades para circular no centro, com automóvel particular. É um bom sinal. Mas os transportes colectivos (ainda) não dão resposta cabal, os parques nas entradas da cidade (ainda) não se vêem, a Emel faz um trabalho desequilibrado e sem proporção, onde o “zelo” vai do 0 ao 100, por vezes assemelhando-se a extorsão. Assim não vamos lá…<br />Diashttps://www.blogger.com/profile/05885873438646711899noreply@blogger.com