tag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post8763828255540267094..comments2024-03-28T19:59:03.070+00:00Comments on Ladrões de Bicicletas: "Bolsas sim, propinas não" (marchar pela equidade no superior)Nuno teleshttp://www.blogger.com/profile/07713327330820459193noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-67468328812871089672009-11-22T05:51:04.812+00:002009-11-22T05:51:04.812+00:00Lendo os comentários anteriores só posso achar que...Lendo os comentários anteriores só posso achar que a maioria deles contêm argumentos completamente demagógicos.<br />Sendo estudante julgo também saber daquilo que se está a falar e posso-vos garantir que não existe estudante que chumbe porque quer. Adianto também que vivi num país em que os alunos SÃO PAGOS (estranhe-se!) para estudar. Ou seja, estudar é equiparado com trabalhar, porque (admirem-se!) um estudante universitário bole bastante mais que o normal funcionário.Mas a hipocrisia continua a saber tão bem......joaozinhohttps://www.blogger.com/profile/14339761798962881077noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-27916567899574132442009-11-18T03:38:42.616+00:002009-11-18T03:38:42.616+00:00"Deverão os "mais ricos" e as empre..."Deverão os "mais ricos" e as empresas assegurar o estudo gratuito aos filhos da classe média para que esta possa alocar o dinheiro à SportTV, ao novo LCD ou às férias no Algarve? É isto a que você chama “justiça”. Veja os indicadores de FBCF… ainda quer taxar mais as empresas (25%), os subsequentes lucros distribuídos (20%) e os subsequentes gastos (20%)? Um dia teremos “justiça”, não teremos é pão na mesa…"<br /><br />Sabe o que era um tiro no pé ?<br /><br />Era a "classe média" não fazer nada com esse dinheiro, poupa-lo no banco e você ser um trabalhador da SportTV ou da LG e ser despedido, ou talvez um temporário sazonal em Lagos sem emprego no ano que vem. <br /><br />O que é mais grave é - como antes explicado - a questão nem passa por aqui pois não existe uma forma objectiva de avaliar os casos.<br /><br />É o tentar justificar o "inrazoável" com puro empirismo prático. Sem a certeza, como o anúncio da cabovisão do Guilherme Tell: "oops"<br /><br />Muita insegurança meu caro, mostra muita insegurança...crokynoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-64326922857956955262009-11-18T03:20:55.468+00:002009-11-18T03:20:55.468+00:00"O ensino NUNCA será gratuito. O que está aqu..."O ensino NUNCA será gratuito. O que está aqui em causa é quem o paga."<br /><br />Esquece o implícito meu caro. Perdoe o óbvio, mas se não me fiz entender: "Gratuito" para quem o usa.<br /><br />A questão do capital deveria ser adjacente à questão. Se a educação é uma função fundamental de uma republica e de um estado como o nosso, como podemos condicionar o seu acesso através de barreiras económicas ?<br /><br />Acha que a falta de meritocracia é a justificação para essa imposição ?<br /><br />Se a opção é castigar uma possível falta de interesse nos estudos por determinado aluno. Como o avalia ? Com cópias dos cartões do lux ou da factura do bar da AE ?<br /><br />Que tal problemas verdadeiros na vida desse aluno ? Muitos tem empregos a recibo verde e nem podem invocar um estatuto de trabalhador estudante. Que tal os pais do aluno terem cortes no orçamento ou perderem o emprego. Acha que os SAS das academias tem capacidade para resolver todos os problemas ? O que falta ? ... Porquê ?<br /><br />Invoque uma razão válida e genuína de avaliar a invariabilidade da realidade humana e a incerteza do nosso comportamento.<br /><br />Soluções lineares em realidades dinâmicas e complexas ... a questão sempre esteve nos princípios e nunca no dinheiro.<br /><br />Já agora ... "luta de classes". O quê ? A parte de pedir taxação de idiotice a todos ? Deve-me julgar um ortodoxo marxista ou qq coisa do género. Já me puseram noutras caixas. Se há alguma luta, ela deve ser a minha contra todo o resto lol. <br /><br />Desde que houve indivíduos a querer tirar, outros a não querer dar e mais alguns quantos a querer mandar, isto nunca foi a mesma coisa. Isto é bem mais do que uma luta de classes meu caro . É controlo através da estupidificação !crokynoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-28589163518900571632009-11-18T00:33:39.077+00:002009-11-18T00:33:39.077+00:00Caro croky,
O ensino NUNCA será gratuito. O que e...Caro croky,<br /><br />O ensino NUNCA será gratuito. O que está aqui em causa é quem o paga. O que não faltam nas universidades são alunos das classes médias e médias baixas... Por isso, para estas classes, a propina não é um factor de exclusão. Portanto, se um determinado estudante, vindo destas classes, não está disposto a fazer um esforço para estudar (e mesmo este é uma muito reduzida parcela do custo total), por que motivo deverão estar os contribuintes?? Deverão os "mais ricos" e as empresas assegurar o estudo gratuito aos filhos da classe média para que esta possa alocar o dinheiro à SportTV, ao novo LCD ou às férias no Algarve? É isto a que você chama “justiça”. Veja os indicadores de FBCF… ainda quer taxar mais as empresas (25%), os subsequentes lucros distribuídos (20%) e os subsequentes gastos (20%)? Um dia teremos “justiça”, não teremos é pão na mesa…<br />A Inês frisa logo no início que o acesso ao ensino superior deve ser facilitado aos mais pobres, isto torna todo o seu discurso obsoleto de "luta de classes" totalmente irrelevante.Jorge Castronoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-8523928552904701902009-11-18T00:32:51.785+00:002009-11-18T00:32:51.785+00:00sorry , a preço de custo..sorry , a preço de custo..Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-20281868286720045872009-11-18T00:31:44.542+00:002009-11-18T00:31:44.542+00:00concordo com a Inês. também como contribuinte , e...concordo com a Inês. também como contribuinte , e aluno que nunca chumbou ( se eu pude , suponho que os outros também , não é suprahumano não chumbar), penso que ensino totalmente gratuito enquanto houver aproveitamento é o desejável. mas as repetições de cadeiras ou anos devem ser pagas a peso de custo. é o justo para todos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-56726602409683678152009-11-17T23:26:42.248+00:002009-11-17T23:26:42.248+00:00Cara Inês,
Escrevo na qualidade de um cidadão de ...Cara Inês,<br /><br />Escrevo na qualidade de um cidadão de uma republica democrática.<br /><br />Como tal, espanta-me esta "lógica" de café, saloia e desprovida de qualquer justificação. A não ser olhar para o próprio umbigo. Própria de pessoas desprovidas de princípios civilizacionais e mais preocupada com uma suposta distribuição económica de rendimentos que cada vez se mostra menos equitativa.<br /><br />"Se pensam que a educação é cara, então experimentem a ignorância"<br /><br /> Derek Bok escreveu esta frase que em muito refuta essa sua "lógica". Um acesso livre e gratuito ao ensino superior foi pensado por visionários que acreditavam em verdadeiros princípios democráticos. Sabiam fazer contas a longo prazo, e sabiam que contas feitas, iríamos pagar bem mais se condenássemos ou subtraíssemos "cabeças" no ensino. TODO O ENSINO. Passados mais de 30 anos tudo isto parece esquecido e enfiado num baú. Porquê ?<br /><br /><br />Para alguns, uma "democracia produtiva" significa produzir mais economicamente. Estão bem enganados ... significa produzir mais justiça, mais liberdade e mais conhecimento. Vai bem mais além de orçamentos anuais, redutores no tempo e na necessidade de evolução civilizacional. Desculpas de mau pagador ... Porquê ?<br /><br />O Estado quando investe no conhecimento de um cidadão, está também a investir em toda a sociedade e isto não tem nada de "hipócrita". <br /><br />Se ser desleixado nos estudos é justificação para taxação, vamos também taxar os alunos do secundário e do ciclo. Porquê ? Já agora também taxamos gestores públicos ineficientes e podemos até passar pelos políticos. Até todos parecermos burros a correr atrás de uma cenoura.<br /><br />Cara Inês, se existe algo de hipócrita nisto tudo é a sua "lógica".<br /><br />p.s.: Respondo ao "porquê" . A resposta é o capital. Em tempos este sistema conseguiu elevar o desenvolvimento do conhecimento a níveis nunca antes vistos. Hoje é um travão ...crokynoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-61701423427547079362009-11-17T22:46:30.090+00:002009-11-17T22:46:30.090+00:00Cara Sandra,
Escrevo na qualidade de contribuinte...Cara Sandra,<br /><br />Escrevo na qualidade de contribuinte do estado português. <br /><br />Como tal, penso que devo de facto contribuir, com o esforço do meu trabalho, para que quem é mais pobre possa tirar um curso superior. Isso não só ajudará essa pessoa como, teoricamente e em alguns casos, criará um país mais próspero. Contudo, não concordo com o facto de pagar a totalidade do curso aos restantes alunos. Se já com uma propina de 900€ se vê a irresponsabilidade que se vê, imagine o que seria se fosse de borla. O ensino secundário tudo bem, agora, o ensino superior deve ser encarado como um investimento. Porque motivo é que eu que ganho 800€ tenho que contribuir para pagar, na íntegra, o curso de um jovem, que muitas vezes leva o curso na "descontra" e passado 6 ou 7 anos vai sair para o mercado e vai ganhar, em alguns casos, 1000€? Não é lógico que ele, o beneficiário (ou os pais), acarrete com os custos de uma formação que lhe vai potenciar ganhos futuros?<br /><br />Quem, solidariamente, acha que os estudantes deviam pagar menos propinas não poderia criar um fundo cujo dinheiro fosse, posteriormente, distribuído por estudantes ou doado às universidades? Ou tem sempre de ser a "solidariedade hipócrita", tradicional da esquerda, que assenta na lógica do "eu acho que todos devíamos, solidariamente, pagar para isto, mas ou vocês também pagam ou eu então eu não pago".<br /><br />Melhores CumprimentosInêsnoreply@blogger.com