tag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post1008664015512210061..comments2024-03-28T21:19:50.901+00:00Comments on Ladrões de Bicicletas: A demagogia do cheque-ensinoNuno teleshttp://www.blogger.com/profile/07713327330820459193noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-42056289904857699632013-08-09T13:52:12.428+01:002013-08-09T13:52:12.428+01:00O cheque ensino paga a totalidade das propinas? Is...O cheque ensino paga a totalidade das propinas? Isto é, uma escola privada fica proibida de juntar mais um suplemento à propina acima do cheque ensino?<br />Se ficar, não se entende como é que uma escola bem colocada no ranking vai seleccionar os alunos que recebe.<br />Se não ficar continua tudo na mesma com a diferença de que os ricos pouparão algum e as escolas privadas receberão um pouco mais...Alvarohttps://www.blogger.com/profile/04303283583330532567noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-88401243782352222822011-04-22T18:34:51.768+01:002011-04-22T18:34:51.768+01:00não querendo entrar na discussão do cheque-ensino,...não querendo entrar na discussão do cheque-ensino, o problema do sistema de quotas (qulquer que seja: negros, mulheres, etc) é que começa por um bom motivo e para repôr uma situação de desigualdade, acabando por provocar um discriminação em relação aos que entraram por quotas. ex: quotas de negros para entrar na universidade. parte-se do princípio (em bem) que, devido à História e ao meio onde vivem terão mais dificuldade em aceder no ensino superior, por isso facilita-se-lhes a entrada. até aqui tudo bem, algo próprio de um estado socialista. mas e aqueles negros que entraram por quotas, mas poderiam ter entrado por mérito próprio (irão sempre ser olhados como os coitadinhos que usaram a muleta do estado). eu sou mulher é penso que as quotas para mulheres só nos vem enfraquecer. se somos boas, somos mesmo, e não precisamos de um qualquer contingente a repôr a igualdade. o Estado não pode (nem pode querer poder) tudo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-19429785201726313502011-01-25T19:07:18.431+00:002011-01-25T19:07:18.431+00:00Mas esse problema seria resolvido MUITO FACILMENTE...Mas esse problema seria resolvido MUITO FACILMENTE:<br /><br />Quotas.. quotas da distribuição de alunos por escola.. cada escola tinha que ter X% dos alunos do 15 ao 20, Y% do 10 ao 15 e Z% de alunos que reprovam... qual é a dúvida?Caporegimenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-3804458794251666992011-01-19T10:04:14.959+00:002011-01-19T10:04:14.959+00:00Henrique, cinco notas:
a) Uma vez implementado o ...Henrique, cinco notas:<br /><br />a) Uma vez implementado o cheque-ensino, não seriam os alunos a escolher as escolas mas sim as escolas (públicas ou privadas) a escolher os alunos (os melhores, naturalmente);<br /><br />b) A aparente "liberdade de escolha" dos alunos produziria um sistema dual: bons alunos nas melhores escolas (públicas ou privadas), os outros nas restantes;<br /><br />c) Uma escola não tem maus resultados necessariamente pelo facto de ter um mau desempenho (como referido, os contextos sociais em que se insere determinam em larga medida os resultados);<br /><br />d) O papel do Estado não deverá ser, a meu ver, o de promover uma selecção natural de escolas, nem um sistema dual, mas sim o de capacitar os estabelecimentos de ensino para responderem de modo cada vez mais adequado ao meio em que se inserem; <br /><br />e) A tendência para que as escolas privadas tenham melhores resultados decorre de razões em expostas no texto e as listas de espera das melhores demonstram o facto de terem uma ampla procura;<br /><br />f) Fazer pão não há-de ser bem a mesma coisa que educar seres humanos. Pense um pouco nisso.Nuno Serrahttps://www.blogger.com/profile/02673154223996113198noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-38820866508674008782011-01-18T19:26:51.473+00:002011-01-18T19:26:51.473+00:00Já percebi o seu problema: quer impedir os bons al...Já percebi o seu problema: quer impedir os bons alunos que não são mais ricos que escolher melhores escolas porque são uma minoria.<br />Este argumento já percebi.<br />Não percebo é porque razão é um problema desviar recursos para as melhores escolas (sejam elas públicas ou privadas porque oseu argumento de que as escolas privadas são melhores e mais requisitadas não está demonstrado).<br />O fundamental é haver bom ensino ou garantir escolas públicas?<br />Já reparou que ninguém se lembra de usar o mesmo argumento para as padarias, que garantem um bem mais essencial que a educação?<br />henrique pereira dos santosHenrique Pereira dos Santoshttps://www.blogger.com/profile/11023831919229597099noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-49533639154950304722011-01-18T18:00:46.318+00:002011-01-18T18:00:46.318+00:00O problema, caro Henrique Pereira dos Santos, é qu...O problema, caro Henrique Pereira dos Santos, é que por acaso os melhores alunos são - na maioria dos casos - os mais ricos (veja por exemplo o último Boletim Económico do Banco de Portugal).<br />E realmente nada impede as escolas públicas de serem tão boas como as boas escolas privadas (note, já agora, que nem todas as privadas são boas). A tendência para melhores resultados nas privadas decorre do facto de serem escolas de élite (como o eram, em larga medida, as escolas públicas do Estado Novo) e de se localizarem sobretudo (3 em cada 4) na faixa litoral Norte (a "região" mais desenvolvida do país).<br />Mas tem razão num ponto: a transfega de verbas do ensino público para o privado (como defendem os apoiants do cheque-ensino e da inclusão das escolas particulares no sistema educativo público) compromete seriamente o esforço de melhoria generalizada dos estabelecimentos públicos de ensino.Nuno Serrahttps://www.blogger.com/profile/02673154223996113198noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-51017340497788968592011-01-18T11:08:40.540+00:002011-01-18T11:08:40.540+00:00Fiquei baralhado.
Como as escolas passam a poder e...Fiquei baralhado.<br />Como as escolas passam a poder escolher os melhores alunos em vez dos alunos mais ricos (já que deixa de haver limitações económicas à escolha), isso limita a liberdade de escolha dos piores alunos, o que na sua opinião é intolerável porque o que é preciso que todos estejam nas mesmas escolas. É esse o argumento?<br />henrique pereira dos santos<br />PS E o que impediria a escola pública de ser melhor que a privada,como já hoje muitas vezes é?Henrique Pereira dos Santoshttps://www.blogger.com/profile/11023831919229597099noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-44315275764981083002011-01-17T00:32:03.399+00:002011-01-17T00:32:03.399+00:00há escolas privadas com 486 e pentium's I
os ...há escolas privadas com 486 e pentium's I <br />os das escolas públicas em melhor estado alguns deles<br /><br />foram para o ponto electrão<br /><br />do mesmo modo que 20mil máquinas de escrever eléctricas<br /><br />que foram vendidas para sucata<br />nos idos anos 90<br />algumas com 5 anos<br /><br />é precisamos desses recursos no público<br />já que não os podemos despedir<br /><br />até as psicólogas escolares<br />são peritas nos quilomicrons<br /><br />apesar de estarem mais do lado<br />dos quilomorons...<br /><br />a demagogia dos professores jornalistas<br /><br />a isenção também é demagógicaباز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTOhttps://www.blogger.com/profile/14618534495357405450noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-63150108482621984062011-01-17T00:25:55.672+00:002011-01-17T00:25:55.672+00:00a pauperização e degradação das condições de finan...a pauperização e degradação das condições de financiamento e funcionamento das escolas da rede pública se veriam ainda mais agravadas<br /><br />há 30 anos com menos recursos funcionavam praticamente na mesma<br />os recursos serviram para quê?<br /><br />para o mesmo que as acções de formação de treta suponho?<br /><br />serviram a alguns isso serviram<br /><br />assim como as bibliotecas escolares<br />cheias a preço de ouro<br />com as sobras editoriais<br />que andam agora a saldo nas feiras<br /><br />os livros de pedagogia feitos para o mercado discente e docente<br /><br />nem às feiras chegaram<br />foram para cortes de papelباز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTOhttps://www.blogger.com/profile/14618534495357405450noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-65001867130802885732011-01-17T00:08:05.774+00:002011-01-17T00:08:05.774+00:00a maior parte dos custos do público são custos fix...a maior parte dos custos do público são custos fixos<br /><br />as escolas privadas podem cortar facilmente nesses custos ou incrementá-los<br />e no número de turmas<br /><br />houve muitas escolas privadas que ficaram com os alunos que mais ninguém queria<br /><br />e não falo da casa do gaiato<br /><br />logo essa conversa da excelência<br />também é demagogia do pior<br /><br />cada um defende seus poleiros<br />é humano...é estúpido<br />mas é humano<br /><br />o ensino público não<br /><br />o cheque dentista também é demagogia<br />e serviu para algunsباز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTOhttps://www.blogger.com/profile/14618534495357405450noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-13641176728595312492011-01-16T23:19:46.467+00:002011-01-16T23:19:46.467+00:00Excelente artigo, caro colega geógrafo. Assino por...Excelente artigo, caro colega geógrafo. Assino por baixo.Jorge Martinsnoreply@blogger.com