sábado, 17 de abril de 2021

Em dia de aniversário


O Ladrões de Bicicletas faz hoje 14 anos. Por vezes assinalamos a data com dados sobre a evolução do número de visualizações da página e outros indicadores. Hoje fazemo-lo com uma notícia sobre bicicletas. Em 2019, Portugal destronou a Itália e tornou-se o principal produtor de bicicletas na União Europeia (com uma quota de 26% do total). E mesmo com a irrupção da pandemia, dizem as notícias mais recentes, «o setor das duas rodas português manteve a tendência de crescimento, com uma subida de 5% nas exportações, para mais de 424 milhões de euros». Segundo a Abimota (Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins), «a forte procura, mas também a produção de veículos de maior valor, sejam bicicletas, sejam bicicletas eléctricas (e-bikes)» explica este crescimento num ano adverso.

O setor mudou, evidentemente, muito. Como assinala José Reis no seu mais recente livro, Cuidar de Portugal: Hipóteses de Economia Política em tempos convulsos, a propósito de Águeda, passou-se do «fabrico de bicicletas» (num sistema produtivo local «aberto, mas autocentrado em culturas técnicas e na organização, no próprio território», em que se «articulavam vários setores e ramos de atividade»), para a «montagem de bicicletas», com componentes provenientes de outras paragens. Uma mudança cujo significado nos interpela de modo especial em tempos de pandemia, com potenciais ruturas das cadeias globais, mas que nos diz muito também da importância de ter sistemas produtivos dotados de maior autonomia (sobretudo em setores bem-sucedidos, como é o caso), numa lógica de substituição de importações e de promoção das exportações. Pedalemos pois!

3 comentários:

Jose disse...

«ter sistemas produtivos dotados de maior autonomia»
É incerto o exacto sentido da expressão.
Parece em todo o caso dever entender-se que a verdadeira autonomia implica acesso ao mercado com marca própria e eventual relação directa com o consumidor.
Qual o pressuposto? Capital!

Anónimo disse...

Parabéns pela efeméride. Sou leitor assíduo, atento e muito grato pelo excelente trabalho que desenvolvem. Espero ler-vos durante muito mais anos.

antonio disse...

Parabéns !!!