quinta-feira, 5 de março de 2020

Em Portugal trabalha-se pouco?

Os países da UE em que se trabalha menos horas semanais têm produtividade mais elevada. É a conclusão que se retira quando olhamos para os dados do Eurostat que foram noticiados pelo Jornal de Notícias. Não deixa de ser curioso notar que, ao contrário do que muitas vezes é dito, Portugal é dos países europeus em que se trabalha mais horas por semana. No entanto, de acordo com a medição do Eurostat, a produtividade no país é inferior à média.

Existem vários fatores que explicam a baixa produtividade em Portugal, que já foram descritos neste blogue (aqui ou aqui). Entre eles estão a qualidade dos equipamentos e das máquinas utilizadas na produção, as fracas competências dos gestores, os baixos salários, os níveis de educação, o tipo de produtos em que nos especializamos, a falta de investimento em I&D, os elevados custos em setores como a energia, entre outros. Trabalhar pouco não é, definitivamente, um deles.

4 comentários:

Geringonço disse...

Sabem quem trabalha muito? Os trolls que frequentam o Ladrões de Bicicletas!

Eles são extremamente produtivos.

De certeza que os trolls não vão perder esta oportunidade para nos esclarecer que, afinal, o problema da baixa produtividade não tem nada a ver com o que foi escrito pelo Vicente Ferreira mas com a pieguice e malandrice generalizada dos trabalhadores portugueses...

Jose disse...

Para além da pieguice e malandrice de trabalhadores e patrões, temos a cambada de treteiros em permanentes campanhas sobre os benefícios sociais dos ócios e das reformas antecipadas, tudo regado a bons salários e provisões.

De produtividade não se fala, que a exploração já é excessiva para tão elevados espíritos, e tão sensíveis almas; fazer mais em menos tempo é agravamento intolerável.

Nuno Rapaz disse...

o que é que se produz na Irlanda? E dessa riqueza produzida, o que é que fica mesmo no país?
abraços,

Abraham Chevrolet disse...

Reduzindo ao absurdo:
- Um trabalhador enche um camião de areia com as mãos nuas.
-outro trabalhador enche o mesmo camião com o último modelo de pá carregadora mecânica.
Podemos,no fim da jornada de trabalho, afirmar que o primeiro trabalhador teve uma fraca produtividade?
Poder,pode, mas só uma estupidez córnea ou uma má fé cínica não vê que o problema é outro.