domingo, 12 de agosto de 2018

Coisas que nunca se esquecem

Em Janeiro/Fevereiro de 1954, constava assim no boletim Jovem Trabalhador, editado pelo MUD Juvenil:

"Na fábrica Palha de Aço do Poço do Bispo, o patronato - por não ter licença para o pessoal fazer horas extraordinárias - foi multado. Como o desembolsar dinheiro é mais difícil do que embolsá-lo, achava que o magro salário dos operários devia pagar essa multa. Para isso, queria dar aos operários só 25% das horas extraordinárias, quando pertencem 50%. Mas os operários na sua luta bem unida não consentiram que este abuso fosse praticado e continuam a ganhar os 50%"  
Em 2012, o pacote laboral aprovado pelo governo de direita, com a aval da troica, cortou a metade o custo a mais das horas extraordinárias face ao custo da hora normal - de 25 para 12,5% na primeira hora e de 50 para 25% nas restantes horas, cortando ainda o descanso compensatório por trabalho suplementar. Isso e a utilização do banco de horas reduziu substancial o custo para as empresas das horas extraordinárias. Aquilo que era um custo (imposto) desincentivador do trabalho para lá do horário normal, passou a ter um regime laboral fortemente incentivador do trabalho a mais e sem ser devidamente remunerado. E isso teve e tem de repercussões na vida das pessoas.

E ainda assim está.

114 comentários:

  1. De quem a responsabilidade pela presente condição do mundo do trabalho?

    A troika e o governo Passos/Portas/Albuquerque/Cristas tiveram uma responsabilidade histórica que é bom sublinhar e não esquecer.

    Antes já outros governos da direita pura e dura tinham feito o que se sabe. Mas também ao PS cabe uma pesada responsabilidade.

    Entretanto ainda assim está.

    ResponderEliminar
  2. Em nome da transferência dos lucros para os de cima e dos custos para os de baixo fazem-se leis que comparam o que não é comparável, que tornam a realidade disfuncional, irrazoável e injusta. Isto transforma profundamente a sociedade e as relações que nela existem, o lugar que temos está irrespirável porque já não reflecte valores que temos como nobres.

    ResponderEliminar
  3. A titulo de exemplo temos o caso dos feriados OBRIGATÓRIOS em que o trabalhador que nesse dia é chamado a trabalhar ofere 50% a mais do valor hora contratada em contraponto daquele que tem direito ao feriado e que o recebe por inteiro. Claro está, isto traduz-se num incentivo ás empresas para que estas dispensem o mínimo de pessoas possível, exactamente o contrário do que devia acontecer visto se tratar de um feriado OBRIGATÓRIO. Isto é só um exemplo entre tantos outros, quando este tipo de coisas é tido como aceitável não espanta termos uma país sem rumo e sem sentido.

    ResponderEliminar
  4. A redução de 50% no pagamento de trabalho suplementar, de trabalho em dia feriado ou em dia de descanso semanal aplicada durante 2 anos a trabalhadores abrangidos por contratos coletivos de trabalho termina este ano (31/12/2014)

    ResponderEliminar
  5. Estão umas décadas desatualizados.

    Existem setores, como as empresas de segurança, onde o patronato viola descaradamente as leis do trabalho e por norma paga as horas extraordinárias ainda ABAIXO do preço da hora normal.

    Os trabalhadores desses sectores estão hoje pior do que no tempo do "fascismo".

    Curiosamente, talvez por não serem funcionários públicos, na esquerda ninguém se incomoda puto com essa situação.

    ResponderEliminar
  6. Caro Pedro, as coisas não são lineares, mas se tenho de escolher um rótulo para quem pensa nos trabalhadores, certamente que a Direita não pensa nos seguranças mais do que a Esquerda.

    Torna-se então, vá lá, enviesado, culpar a Esquerda de não pensar nos seguranças, como se a Direita o fizesse. Pode com propriedade queixar-se que Ninguém pensa nos seguranças, e até de como as empresas privadas têm sido chamadas a exercer funções que deveriam estar ao cuidado das forças de segurança (como controles alfandegários ou segurança de órgãos de soberania). Ao fazê-lo estará só a dar razão ao autor deste post. Mas se calhar o objectivo não é esse, pois não?

    ResponderEliminar
  7. Subscrevo. E permito-me acrescentar mais qualquer coisa: https://www.esquerda.net/opiniao/legislacao-laboral-o-trabalho-suplementar-que-falta-fazer/53225?page=0%2C0%2C0%2C0%2C0%2C0%2C0%2C1

    ResponderEliminar
  8. Não serem funcionários públicos?
    E a esquerda não se incomoda puto?
    E os seguranças porque não fazem sindicatos e se rebelam?
    Mas quem tem denunciado a situação laboral é a esquerda, embora mais uma que outras.E este post do João é testemunho disso.
    E não é nem a direita nem os que se calam, nem os que não são nem carne nem peixe, que denunciam estas situações.
    Nem os que têm medo e colocam a palavra fascismo entre comas. Ou não será uma questão de medo mas outra coisa pior?

    ResponderEliminar
  9. Vive-se uma situação curiosa com essa decisão pois se estão lembrados esta só passou no Tribunal Constitucional por ser transitória pois tinha uma data determinada para acabar se não estou em erro no longínquo julho de 2014. Só me admira o Tribunal Constitucional não chamar a atenção para tal facto.

    ResponderEliminar
  10. Caro Tor

    Não me interprete mal.

    Com certeza que não é a direita que se preocupa com os trabalhadores, visto que a direita não passa de uma máfia pró-patronato.

    Apenas chamo a atenção para o facto de a esquerda parecer concentrar as suas atenções nos trabalhadores que menos precisam, precisamente os que têm sindicatos fortes e que já têm condições muito melhores que a média.

    Estou sempre a ouvir falar nos funcionários públicos, nos professores, nos trabalhadores do Metro, nos estivadores - que podem ter lutas justas mas são a "burguesia" do mundo do trabalho no tocante ás condições de trabalho.

    Agora pessoal dos call-centers. supermercados, limpezas, segurança, parece que não existem.

    Este post é disso um exemplo. A ir uma "grande vitória" do tempo do "fascismo" quando hoje em dia grande parte dos trabalhadores "invisíveis" perde todos os dias essa mesma batalha referido no post.

    Este post é extremamente interessante, mas no contexto de quase invisibilidade a que se vota os perdedores torna-se lícito perguntar se não seria mais adequado estar a denunciar a situação actual dos perdedores.

    Depois queixam-se que os trumps recrutem os "deploráveis".

    Citei os seguranças porque é um exemplo particularmente ridículo de "inviabilidade".

    São quase tantos como os professores, e ainda por cima estão presentes em todos os lugares públicos vestidos em uniformes berrantes - no entanto ninguém os "vê".

    Talvez se certa esquerda estivesse menos ocupada a especular no mercado imobiliário tivesse mais tempo para reparar nestas coisas.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo das 17.14


    Eu não sou de direita nem de esquerda e no entanto eu é que tenho de estar a a chamar a atenção para estas coisas num blog de esquerda…

    Os seguranças, call-centers, pessoal da limpeza e dos supermercados, etc têm sindicatos, simplesmente muito mais fracos do que os da função pública, Metro, etc.

    Precisamente por isso é precisariam de mais apoio das estruturas políticas da esquerda.

    Sim, com certeza que há medo.

    E um esquerdista como você lançar o efeito da repressão patronal como uma acusação contra os trabalhadores é no mínimo divertido.

    Com certeza que há mais MUITO MAIS medo nas profissões "ínvisíveis" para a sociedade (esquerda incluída).


    Precisamente por isso é precisariam de mais apoio das estruturas políticas da esquerda.

    Eu ter de explicar isto a esquerdistas é hilariante. Parece um skecth dos Monty Pyton.

    Não estarei a fazer o VOSSO trabalho?

    Exijo ser pago por isto… :)

    ResponderEliminar
  12. Caro Tor.

    Quanto á questão específica dos seguranças estarem a fazer de forma provavelmente ilegal o trabalho não só das forças de segurança como também, de dezenas de outras actividades dos clientes, é verdade.

    Em toda a parte vemos isso.

    Estou à espera é das denúncias da esquerda acerca do assunto.

    Por exemplo, o caso do espancamento de uma rapariga por um segurança nos transportes públicos do Porto.

    A esquerda saltou a altos berros a crucificar o homem, e muito bem.

    Mas aproveitou a oportunidade para indagar se ele devia estar a cumprir aquela função, se tinha formação adequada, se era devidamente enquadrado e até pago para isso, etc etc etc?

    Eu não vi nada.

    A esquerda abriu os olhos uma fração de segundo para o universo mafioso das empresas de segurança, apenas porque podia ir buscar munições para outras lutas - e fechou-os logo a seguir, fechou-os com muita força.

    E no entanto munições para ESTA luta não lhes falta.

    O próprio presidente da associação das empresas de segurança já há anos admitiu PUBLICAMENTE que menos de 1% das empresas do sector cumprem os contratos e as obrigações de formação e condições de trabalho perante os trabalhadores.

    O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS DE SEGURANÇA RECONHECEU CALMAMENTE UMA ENORMIDADE DESTAS!!!!!

    Uma situação destas é obviamente um atentado contra o estado de direito.

    A esquerda pegou nisso ?

    Não vi UM ÚNICO comentário de um político esquerdista na Tv, nos jornais, nos blogs.



    Nem nas caixas de comentários o pessoal da esquerda ás vezes tão vociferante perante faias divers politiquieros se dignou "rebaixar-se" a pegar nisso.

    NEM UM!

    Mas vejo milhares de reações indignadas da esquerda acerca das condições de trabalho dos professores, dos trabalhadores do Metro, etc… Que se podem considerar uns "princeses" em comparação com as condições da maior parte da população.

    Depois queixem-se que apareça um populista de direita a levar a maior parte da população com a sua propaganda.

    A tal maior parte que é composta pelas profissões "invisíveis" para a sociedade e para a própria esquerda.

    ResponderEliminar
  13. Caro João Oliveira.

    E lá estamos nós a fechar os olhos com muita força.

    Eu estou-vos a dizer que em grande parte do mundo do trabalho A LEGISLAÇÃO DO TRABALHO NÃO É CUMPRIDA.

    A lei só se aplica a "boas empresas" e aos eternos "privilegiados" da função pública, Metro etc.

    Para grande parte dos trabalhadores já era uma GRANDE SORTE se até a legislação do Passos fosse efectivamente cumprida…

    Para trabalhadores que recebem menos por horas extraordinárias do que por horas de escala, a quem lhes "descontam" dias por razões estapafúrdias, que têm formação e medicina do trabalho totalmente fake mas que ocupam longas horas para inglês ver DAS FOLGAS E FÉRIAS etc etc , todas estas discussões acerca de melhorar uma legislação QUE NÃO É APLICADA não passa de uma bizantinice.

    Continuem a fechar os olhos até que apareça um Trump tuga.

    ResponderEliminar
  14. Pedro inho

    Vá estudar. Aprender.

    E deixe-se de choros hipocritas. Isto aqui não é a cantina ou os discos pedidos a solicitar que lhe façam o trabalhinho que não tem a coragem de fazer

    Aja em vez destas choraminguices a pedir batatinhas e a fazer queixinhas por não seguirem o guião que pretende

    ResponderEliminar
  15. Nor Tor e o anónimo destaparam a careca ao Pedro.

    ResponderEliminar
  16. Afirma jose:
    "A redução de 50% no pagamento de trabalho suplementar, de trabalho em dia feriado ou em dia de descanso semanal aplicada durante 2 anos a trabalhadores abrangidos por contratos coletivos de trabalho termina este ano (31/12/2014)"

    Jose esquece-se de dizer que os trabalhadores cuja actividade seja regulada pelo Código do Trabalho (ou seja, cuja atividade não disponha de CCT aplicável e em vigor): mantém o pagamento do trabalho suplementar e dos dias feriado majorado de acordo com as percentagens previstas no Código do Trabalho:
    50% pela hora suplementar em dia de descanso semanal ou feriado, e pelo trabalho normal em dia feriado.

    É de elementar justiça assegurar a reposição do valor do trabalho suplementar a todos os trabalhadores, incluindo funcionários públicos.

    ResponderEliminar
  17. Entre 2010 e 2014 os rendimentos do trabalho sofrem uma acelerada degradação com uma desvalorização de 16,5%, em termos reais, e de praticamente o dobro na Administração Pública. Em paralelo, enquanto os rendimentos do trabalho caíam, os lucros dos grandes grupos/PSI 20, apesar da crise, não pararam de crescer.

    A degradação geral das condições de vida da maioria dos portugueses foi resultado da política de exploração que promoveu baixos salários e pensões, cortes nos seus montantes, desemprego, eliminação de apoios sociais, abono de família, complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção criou uma situação social dramática.

    Nesta estratégia, as alterações às leis laborais promovidas por sucessivos governos, e de forma particularmente grave pelo anterior Governo PSD/CDS representaram um retrocesso civilizacional profundo e a aposta num caminho de desvalorização do trabalho e de ataque a direitos fundamentais dos trabalhadores.

    A revisão do Código do Trabalho em 2012 promovida pelo Governo PSD/CDS-PP representou a imposição do trabalho forçado e gratuito com a eliminação de feriados, redução de dias de férias e corte de dias de descanso obrigatório, extorquindo milhões de euros aos trabalhadores, promovendo a eliminação de mais de 90 mil postos de trabalho e extinguindo feriados que são símbolos de independência nacional e soberania popular.

    Visou a diminuição de salários, designadamente com o corte para metade no pagamento do trabalho em dias de descanso, feriados e horas extraordinárias; apontou para agravamento e generalização do banco de horas, prolongando o horário de trabalho e pondo em causa a articulação entre a vida profissional e a vida pessoal e familiar.

    ResponderEliminar
  18. Caro anónimo das 13.43 e 18.07.


    Cada vez há mais pessoas com formação superior, até pós-graduações, a trabalhar em profissões tipo call-center, segurança. lojistas etc.

    Se calhar têm mais estudos que você.

    Mas mesmo que fossem analfabetos isso era alguma vez era desculpa para violar os contratos de trabalho, isto é, para os roubar?

    Estou a ver que você é um homem de direita.

    Vá você choramingar contra greves e sindicatos, geringonças e que tais, que é isso que passam a vida a fazer.

    Eu apenas estou a referir as roubalheiras que vocês fazem e a incompetência da esquerda em lidar com a situação.

    Situação que até o deve alegrar, daí a provocação pessoal, por eu ser o único que aqui fala nisto.

    Não havia necessidade, que não é por minha causa que vão abrir os olhos.

    Talvez quando vocês aparecerem com um Trumo português.

    ResponderEliminar
  19. Caro anónimo das 18.21

    Grande parte dos portugueses NUNCA tiveram acesso a grande parte dos benefícios da lei do trabalho, como as horas de descanso obrigatório ou o pagamento suplementar por horas extraordinárias.

    Continuem a preocupar-se só com os funcionário públicos, os trabalhadores do Metro...

    ResponderEliminar
  20. Continuem a preocupar-se?
    Mas que idiotice é esta?
    É pá deixa o bibe,pára de chorar e vai à luta

    ResponderEliminar
  21. Há qualquer coisa de repugnante num tipo andar aos caídos, a insultar outros como se estes fossem agentes do sujeito em causa e como se fossem responsáveis pela merda deste mundo.
    E ainda para mais como se representássemos algo mais do que a nossa opinião pessoal. Esta de sermos interrogados como se este tipo fosse um agente da pide a pedir explicações é que é francamente demais.
    Vá chamar incompetente ao paizinho, sim?
    E que idiotice é esta de estar a ameaçar com um Trump e os privilegiados, enquanto insulta trabalhadores sejam eles de que ramo forem?
    É pá se quiseres ter uma justificação para votar no Trump, assume-te e deixa-se destas mariquices. Tal como se quiseres vai aconchegar-te ao colinho do Passos mais a legislação que pareces gostar. Mas assume-te
    Quanto às roubalheiras que dizes que nós fazemos..é pá tens que começar a meter nesta cabeça que estes insultos gratuitos não servem. Podes metê-los onde tu quiseres, por exemplo quando estiveres reunido com Trump ou com Coelho.
    Mas assume-te que raio

    ResponderEliminar
  22. ÀS 18:21

    Não esqueço coisa alguma. As horas extraordinárias, bancos de horas, horários flexíveis, trabalho desde fora do local de trabalho, são tudo instrumentos necessários de desenvolver e praticar utilmente. Assim o trabalho mereça ser estudado, respeitado e aceite como virtude e não como acto sacrificial, cujo estudo e medida é quase uma obscenidade intrusiva.

    O meu particular carinho vai naturalmente para os funcionários das 35 horas, esses coitadinhos que põem os serviços públicos a carecer de reforço para haja mais gente a trabalhar um pouco mais de 6 semanas/ano A MENOS do que a generalidade dos totós pagantes de impostos que os alimentam.

    ResponderEliminar
  23. "Continuem a preocupar-se só com os funcionário públicos, os trabalhadores do Metro..."

    Mas o que é isto? Mas como é que este "pedro" sabe com o que eu me preocupo ou deixo de preocupar?

    E na escola não aprendeu a ler?

    "É de elementar justiça assegurar a reposição do valor do trabalho suplementar a todos os trabalhadores, incluindo funcionários públicos".

    A todos.

    Já agora, como se não soubesse que o patronato faz na grande maioria dos casos o que quer e como quer. É por isso que se está dum dos lados da barricada.

    Quanto à secção das queixinhas é ir ao largo do Rato ou a qualquer sede partidária.

    ResponderEliminar
  24. Afirma pedro:

    "Apenas chamo a atenção para o facto de a esquerda parecer concentrar as suas atenções nos trabalhadores que menos precisam, precisamente os que têm sindicatos fortes e que já têm condições muito melhores que a média."

    Não. pedro não chama apenas a atenção. pedro insulta os demais.

    A atenção dos trabalhadores por parte da esquerda provoca inveja ao pedro, já que há uns que têm sindicatos fortes e outros que os não têm.

    Os trabalhadores devem lutar pelos seus direitos. É a eles que compete organizarem-se. Não necessitam de encarregados vigilantes sejam eles quem forem.

    ResponderEliminar
  25. Afirma pedro:

    "Estou sempre a ouvir falar nos funcionários públicos, nos professores, nos trabalhadores do Metro, nos estivadores - que podem ter lutas justas mas são a "burguesia" do mundo do trabalho no tocante ás condições de trabalho."

    O que temos nós a ver com os ouvidos do pedro? Também passamos os dias a ouvir que os trabalhadores são uns malandros e outras coisas, E também passamos os dias a ouvir que a esquerda isto e aquilo

    Já alguém deve ter dito ao pedro para ir aprender antes de dizer asneiras sobre a burguesia do mundo do trabalho. É ir aprender então o que é isso da burguesia.

    E já agora saber que as lutas justas não se mercadejam. Se são justas são para se combater por elas. Sem a necessidade de colaboracionistas contra tais lutas virem dizer que as não podem ou não devem travar. Porque há outros que estão pior blablabla.

    É que isto de coragem para lutar é como tudo na vida.Há os que a têm. E há os que pedem guarda-chuvas para ver se não se molham nesta história das lutas sociais

    ResponderEliminar
  26. Afirma pedro:
    "Agora pessoal dos call-centers. supermercados, limpezas, segurança, parece que não existem."

    Não existem no umbigo do pedro. Elas existem tanto como são caladas pela comunicação social que as oculta. E temos que aturar estes pedros que não sabem nada,não se informam de nada e que ainda por cima insultam os outros pela sua própria ignorância. Uma espécie de idiotas úteis provocadores

    "Os trabalhadores do sector das comunicações da Randstad estiveram em greve esta quarta-feira. A adesão rondou os 95% nos call centers localizados na Expo e Quinta do Lambert, como também na EDP".
    14 DE JUNHO DE 2018

    "A paralisação dos trabalhadores da Randstad terminou ontem com adesões de 55 a 90%, de acordo com os sindicatos. Está previsto o retorno à greve a 31 de Dezembro."
    27 DE DEZEMBRO DE 2017

    "«Call centers» da EDP com 95% de adesão à greve
    2 DE NOVEMBRO DE 2017

    "Trabalhadores do «call center» da Luz Saúde protestam contra transferência
    21 DE AGOSTO DE 2017

    Nova greve no «call center» da Luz Saúde em Vila Nova de Gaia
    19 DE AGOSTO DE 2017

    Trabalhadores dos call centers em luta contra a precariedade
    Os trabalhadores da Adecco, Kelly Service, Manpower, Vertente Humana, Randstad, Grupo Egor e Talenter estão hoje em greve. Centenas concentraram-se em Lisboa, na sede da PT-MEO, em luta contra a precariedade.
    30 DE JUNHO DE 2017

    ResponderEliminar
  27. " Os trabalhadores da Euromex que realizam limpeza no Aeroporto do Porto protestam contra a prática de assédio por parte da empresa e pelo ..."
    14 jul. 2017

    "Trabalhadores vindos de todo o País, contratados pela empresa de trabalho temporário Serlima, e a prestarem serviços de limpeza em estabelecimentos do Grupo Pestana, continuam a queixar-se da falta de condições laborais, como o facto de estarem dez pessoas alojadas num T3".
    20 DE JULHO DE 2017

    "Trabalhadores da limpeza do Aeroporto de Lisboa em greve ...
    22 jun. 2016

    23 nov. 2017 ... A greve dos trabalhadores da Foamy Sparkle, que prestam serviços de limpeza no Hospital Distrital de Santarém, teve uma adesão de 70%, ...

    Trabalhadores da limpeza em Lisboa exigem melhores condições

    Trabalhadores da limpeza do Hospital de Santarém agendam greve.

    Limpeza industrial do Curry Cabral em greve
    10 dez. 2016 ... Os trabalhadores da Iberlim que asseguram a limpeza no Hospital Curry Cabral"

    Pedro não sabe, não vê e não quer ver. Não vê nada. Só vê a televisão e o umbigo de menino família a dizer que não é da esquerda nem da direita

    ResponderEliminar
  28. "O CESP/CGTP-IN convocou uma greve para dia 13 de Abril nos supermercados Dia/Minipreço, tendo em conta que «todas as reivindicações ...

    "Protestos agendados forçam multinacional de supermercados Aldi a compromissos ...

    "Trabalhadores do Pingo Doce conseguem aumento de salários ...

    "Trabalhadores do Minipreço protestam em Vialonga

    "Esta quarta-feira é mais um dia de greve para os trabalhadores do Dia Portugal Supermercados (Minipreço/Clarel)

    "Greve no Dia/Minipreço fecha lojas e junta centenas em ...

    "Os trabalhadores dos hipermercados, supermercados e outros estabelecimentos da grande distribuição vão fazer greve a 12 de Setembro, ...

    É o pedro sair da sua zona de conforto e procurar informar-se. Em vez de fazer o jogo de dividir para reinar.

    Um "princês" a acusar outros de o serem.

    ResponderEliminar
  29. Jose "esqueceu-se" de facto.

    E agora volta atrás. Como de costume com aquela nobre coragem de não assumir o que disse.
    E porque o disse.

    Ah, essa coragem de se assumir o que se diz nunca foi o forte de jose

    ResponderEliminar
  30. Afirma jose:

    "o meu particular carinho vai naturalmente para os funcionários das 35 horas, esses coitadinhos que põem os serviços públicos a carecer de reforço para haja mais gente a trabalhar um pouco mais de 6 semanas/ano A MENOS do que a generalidade dos totós pagantes de impostos que os alimentam."

    Não queremos saber do carinho particular de jose pelo que quer que seja

    O que queremos apontar é que este jose foi colaboracionista no roubo perpetrado pelos sicários da governança troikista e mais além.

    Contratos de trabalho de 35 horas foram abusivamente convertidos em 40 horas sem direito a qualquer ajuste de ordenado.

    Ou de como a fina flor do entulho confessa o roubo a céu aberto. Os ascendentes de tais coisas não terão vergonha de dar à luz estes gatunos?

    Ou será que os gatunos agora se fazem passar por tótós?

    E ainda para cima "pagantes de impostos" quando este mesmo jose gabava quem fugia dos impostos, como o dono do pingo doce? Ou apoiava entusiasticamente os bordéis tributários destinados a drenar dinheiro das máfias e a promover a fuga ao fisco?

    ResponderEliminar
  31. "As empresas privadas têm sido chamadas a exercer funções que deveriam estar ao cuidado das forças de segurança"

    "Carris entrega fiscalização a seguranças privados"

    "Bruxelas quer substituir forças armadas por mercenários "

    "Protesto contra despedimento ilícito na Prestibel, empresa de segurança privada

    "Os trabalhadores vigilantes da empresa Prestibel mantêm durante este mês as concentrações contra as represálias e a violação do direito à greve e à liberdade sindical. Lutam para manter o local de trabalho habitual e pelo pagamento dos salários em atraso desde Dezembro."

    "O sindicato SITAVA acusa a Associação de Empresas de Segurança de afirmações «caluniosas» sobre a greve de 27 de Agosto.

    "Prosegur viola direito da parentalidade

    "Efacec mentiu e avança com despedimentos
    Nessa greve, que teve uma adesão de 80%, os trabalhadores repudiaram a posição da empresa, que «por um lado despede mão de obra qualificada e jovem e por outro lado vai para a imprensa anunciar a criação de mais 700 postos de trabalho que serão preenchidos por estagiários e jovens à procura do primeiro emprego, ou seja, a precariedade em todo o seu esplendor».
    De acordo com a fonte, na reunião – realizada no âmbito da discussão do caderno reivindicativo – a administração informou a CT que «o documento [relativo ao despedimento colectivo] já deu entrada no Ministério do Trabalho» e que «dentro de cinco dias formaliza» o processo.
    «Hoje já se estão a reunir com toda a gente» abrangida pelo despedimento, disse, acrescentando que «a fábrica está cheia de seguranças».

    ResponderEliminar
  32. Afirma pedro:

    "Este post é disso um exemplo. A ir uma "grande vitória" do tempo do "fascismo" quando hoje em dia grande parte dos trabalhadores "invisíveis" perde todos os dias essa mesma batalha referido no post."

    Uma vitória do tempo do fascismo ( alguém chamou a atenção para este fascismo colocado entre comas) Uma vitória do tempo do fascismo que exigiu coragem e que provocou muita luta, sofrimento e dor.

    Mas pelo exemplo que foi não pode merecer este abjecto desdém dum tipo que se comporta desta forma abjecta.

    Quem travou no tempo do fascismo tais lutas teve no fundo aquilo que alguns hoje não têem. Ou seja, tomates.

    Não vale a pena portanto esta desqualificação de quem os teve por parte de pedro. É rasca. É de menino-família.É reles. É de quem não os tem

    ResponderEliminar
  33. Afirma pedro:
    "Por exemplo, o caso do espancamento de uma rapariga por um segurança nos transportes públicos do Porto.
    A esquerda saltou a altos berros a crucificar o homem, e muito bem.
    Mas aproveitou a oportunidade para indagar se ele devia estar a cumprir aquela função, se tinha formação adequada, se era devidamente enquadrado e até pago para isso, etc etc etc?
    Eu não vi nada

    Saltou e saltou muito bem.
    E quem contratou seguranças privados deste jaez está a contratar gorilas e por eles deve ser responsabilizado. E gorilas desta qualidade não podem assim ser amnistiados, quando se sabe o seu comportamento de besta racista.

    Afirma pedro: "A esquerda abriu os olhos uma fração de segundo para o universo mafioso das empresas de segurança, apenas porque podia ir buscar munições para outras lutas - e fechou-os logo a seguir, fechou-os com muita força."

    Aldraba pedro sobre as munições para outras lutas. O universo da segurança privada está minado desde o início e tem sido um coio para extrema-direita.
    E os principais responsáveis são os seus patrões.

    ResponderEliminar
  34. Épá.

    Peço desculpa.

    É que quando vi um gajo a insultar-me apenas por eu chamar a atenção para as roubalheiras de que são alvo as profissões mais desfavorecidas pensei naturalmente que era de direita. Daí ter dito que "vocês" roubam os trabalhadores.

    Mas afinal era um esquerdista a insultar-me exatamente com a mesma argumentação da direita !!!!!!!!!!!!

    Isto está cada vez melhor!

    ResponderEliminar
  35. Caro anónimo das 22.43


    É isso que eu estou a fazer.

    A chamar a atenção para os mais desfavorecidos.


    Você é que está a choramingar e a insultar por eu o estar a fazer.

    Vá especular no imobiliário e não tente abafar os problemas.

    ResponderEliminar
  36. Caro anónimo das 23.00

    Para você não parar de repetidamente incitar a votar no Trump, você é que se devia assumir.

    Eu estava a tentar lançar uma discussão sobre os verdadeiros problemas da maior parte dos trabalhadores.

    ResponderEliminar
  37. Caro anónimo das 23.46.

    Como vocês aqui parece que não gostam de nicks é um bocado difícil de saber se estou a falar com uma pessoa ou com 50.


    Mas se a carapuça lhe serviu é porque lhe fica bem.

    ResponderEliminar
  38. Caro anónimo das 23.43 (a mesma pessoa?)


    Tem razão, a esquerda hoje está mais ocupada a especular em imobiliário para se preocupar com estas coisas.

    os trabalhadores que se danem - a não ser os que tenham sindicatos fortes.

    Esses não precisam de ser apoiados mas a esquerda apoia-os para ELA SIM ter o apoio dos sindicatos...

    ResponderEliminar
  39. Caro anónimo das 23.51, provavelmente a mesma pessoa destas respostas todas.



    Você conhece-me de onde para saber se eu vou ou não à luta?

    Onde é que eu disse que os trabalhadores privilegiados não devem lutar pelos seus direitos seu mentiroso de terceira categoria?


    O que eu disse é que vocês fingem que não vêem os outros, porque são os que têm sindicatos fortes que vos ajudam a VOCÊS.


    ResponderEliminar
  40. Ao anónimo do costume das 00.18


    Sim, os trabalhadores fazem greves.

    Obrigado pela novidade.

    O que tem isso a ver com o facto de as estruturas políticas da esquerda darem muito menos peso aos mais desfavorecidos?

    ResponderEliminar
  41. Caro mesmo anónimo das 00.40


    Siiiiiimmmmm.

    Já sei que os trabalhadores fazem greve.

    Você é um bocado repetitivo não é?

    O que tem isso a ver com o que estamos a falar?

    ResponderEliminar
  42. Caro sempre o mesmo anónimo das 00.48



    Boa maneira de desviar a conversa.

    Passar para 50 anos atrás para não se abordar a porcaria que você andava fazer hoje.

    Se lutadores de há 50 anos abadassem a investir em imobiliário em vez de apoiar os mais desfavorecidos ainda estávamos no estado novo.

    Vocês são a esquerda burguesa se vocês fossem como os de antigamente estavam a tentar dinamizar a luta dos mais desfavorecidos em vez de insultar quem fala neles enquanto se encostam aos sindicatos fortes - porque vos dá jeito para ganhar taxas no parlamento.

    ResponderEliminar
  43. Caro sempre o mesmo anónimo das 00.48


    Fascismo entre aspas porque se você tivesse estudado saberia que o salazarismo não foi um verdadeiro fascismo.

    Uma ditadura conservadora não é necessariamente fascista, porque o fascismo tem especificidades, nomeadamente a luta de massas e espirito revolucionário, que o diferenciam.

    Vocês ao chamarem fascista a toda a direita apenas se descredibiliza e esvaziam o termo de significado.

    Um dia aparecem verdadeiros fascistas e já ninguém lhes liga porque vocês andaram a chamar fascista a toda a gente.

    ResponderEliminar
  44. Caro sempre o mesmíssimo anónimo das 01.00


    Onde é que eu disse que o gajo deve ser amnistiado?

    Vocês é tudo fake?

    O que eu disse é que devia ter sido uma oportunidade para lançar o debate sobre o que se passa com as empresas de segurança mas você, esquerda em geral e até agora vocês aqui, fugiram logo ao assunto. Como de costume.

    Outra coisa, se estivessem minimamente informados sobre o que se passa nas empresas de segurança. saberiam que, para além das chefias próprias, muitos dos representantes das empresas clientes - muitos deles trabalhadores sindicalizados e grandes esquerdistas - não só tratam os trabalhadores de out-sourcing em geral e da segurança em particular abaixo de cão como os INCITAM E PRESSIONAM a fazer estas coisas.


    Mas como vocês não falam destas coisas e desatam a insultar quem fale, desviando-vos dos problemas terríveis dos professores e dos funcionários públicos etc, não podem mesmo fazer ideia não é ?

    É mais fácil chamar cobarde e fascista ás dezenas de milhares d trabalhadores da segurança, a ver se ninguém fala neles...



    - Claro que os principais responsáveis são os patrões.

    É isso que eu estou a dizer desde o princípio.

    E vocês estão a alinhar com eles ao fechar os olhos e insultar quem levante estas questões.

    Aliás, corre que em muitas dessa profissões que os sindicatos deles estão comprados pelo patronato - e a vossa aflição em que estes assuntos sejam discutidos na sociedade parece confirmar a suspeita.

    Não é que vocês estejam pessoalmente envolvidos nos sindicatos, mas vê-se que a esquerda se enoja por falar nos "pobrezinhos".

    Professores são finos. Senhores doutores e tal. É muito mais chique apoiá-los do que apoiar uns "GORILAS" (!!!!!) de uns trabalhadores semianalfabetos…


    Que ainda por cima têm sindicatos fracos que não podem ajudar os partidos da esquerda nas lutas por cadeiras…

    Vocês são bons é a defender quem não precisa - e vos pode ajudar a ganhar umas cadeiras de deputado.

    ResponderEliminar
  45. Caro sempre o mesmíssimo anónimo das 01.00


    Onde é que eu disse que o gajo deve ser amnistiado?

    Vocês é tudo fake?

    O que eu disse é que devia ter sido uma oportunidade para lançar o debate sobre o que se passa com as empresas de segurança mas você, esquerda em geral e até agora vocês aqui, fugiram logo ao assunto. Como de costume.

    Outra coisa, se estivessem minimamente informados sobre o que se passa nas empresas de segurança. saberiam que, para além das chefias próprias, muitos dos representantes das empresas clientes - muitos deles trabalhadores sindicalizados e grandes esquerdistas - não só tratam os trabalhadores de out-sourcing em geral e da segurança em particular abaixo de cão como os INCITAM E PRESSIONAM a fazer estas coisas.


    Mas como vocês não falam destas coisas e desatam a insultar quem fale, desviando-vos dos problemas terríveis dos professores e dos funcionários públicos etc, não podem mesmo fazer ideia não é ?

    É mais fácil chamar cobarde e fascista ás dezenas de milhares d trabalhadores da segurança, a ver se ninguém fala neles...



    - Claro que os principais responsáveis são os patrões.

    É isso que eu estou a dizer desde o princípio.

    E vocês estão a alinhar com eles ao fechar os olhos e insultar quem levante estas questões.

    Aliás, corre que em muitas dessa profissões que os sindicatos deles estão comprados pelo patronato - e a vossa aflição em que estes assuntos sejam discutidos na sociedade parece confirmar a suspeita.

    Não é que vocês estejam pessoalmente envolvidos nos sindicatos, mas vê-se que a esquerda se enoja por falar nos "pobrezinhos".

    Professores são finos. Senhores doutores e tal. É muito mais chique apoiá-los do que apoiar uns "GORILAS" (!!!!!) de uns trabalhadores semianalfabetos…


    Que ainda por cima têm sindicatos fracos que não podem ajudar os partidos da esquerda nas lutas por cadeiras…

    Vocês são bons é a defender quem não precisa - e vos pode ajudar a ganhar umas cadeiras de deputado.

    ResponderEliminar
  46. Afirma pedro:
    "Épá. Peço desculpa"

    Acho que faz bem.

    ResponderEliminar
  47. Afirma pedro:
    "É que quando vi um gajo a insultar-me blablabla pensei naturalmente que era de direita. Daí ter dito que "vocês" roubam os trabalhadores.Mas afinal era um esquerdista a insultar-me exatamente com a mesma argumentação da direita
    !!!!!!!!!!!!"

    Isso mesmo, isso mesmo. Já percebemos. Não é de esquerda nem de direita. É assim da posta do meio, lolol

    O "vocês" roubam os trabalhadores aparece agora entre aspas? É melhor assim porque essa história de acusar quem por aqui anda é demasiado forte.

    É de poltrão e de cobarde.

    ResponderEliminar
  48. Afirma pedro:
    "É isso que eu estou a fazer.A chamar a atenção para os mais desfavorecidos. Você é que está a choramingar e a insultar por eu o estar a fazer.Vá especular no imobiliário e não tente abafar os problemas."

    Sim pedro, isso mesmo. Não sei quem está a choramingar, mas pelo que li o choramingas mesmo é o pedro. E o imobiliário foi aqui assim metido a martelo com que intuito? Para abafar os seus problemas, lolol?


    ResponderEliminar
  49. Afirma pedro:
    "Para você não parar de repetidamente incitar a votar no Trump, você é que se devia assumir."

    Isso pedro. Quem aqui se lê a fazer chantagem com a invocação de Trump é exactamente o pedro.
    Agora vá, coragem . Assuma-se. Seja lá o que for, lolol


    Afirma pedro:
    Eu estava a tentar lançar uma discussão sobre os verdadeiros problemas da maior parte dos trabalhadores.

    Isso pedro. Uma verdadeira posta do meio a assumir-se como o educador da classe operária. Ah se o Arnaldo Matos sabe, lolol

    ResponderEliminar
  50. Afirma pedro:

    "Como vocês aqui parece que não gostam de nicks é um bocado difícil de saber se estou a falar com uma pessoa ou com 50.Mas se a carapuça lhe serviu é porque lhe fica bem."

    Isso pedro. D Quixote também falava em 50, assim desse jeitinho ao juntar todos ao molho, vitimizando-se assim desse modo.

    E Sancho Pança dissertava sobre a própria carapuça.Lolol

    ResponderEliminar
  51. Afirma pedro:
    "Tem razão, a esquerda hoje está mais ocupada a especular em imobiliário para se preocupar com estas coisas"

    Sim pedro. O imobiliário e os problemas do pedro.

    Afirma pedro "os trabalhadores que se danem - a não ser os que tenham sindicatos fortes.Esses não precisam de ser apoiados mas a esquerda apoia-os

    Isso pedro. Os trabalhadores que se danem . Se não todos,pelo menos os que têm sindicatos fortes. É um incómodo para o patronato e isso não pode ser. Tanto mais que é um mau exemplo essa de ver tipos com tomates a lutar por causas justas.

    Alguém aí aconselhara pedro a assumir-se, lolol?


    Afirma pedro:"Esses não precisam de ser apoiados mas a esquerda apoia-os para ELA SIM ter o apoio dos sindicatos..."

    Sim pedro. já percebemos. É uma chatice a esquerda apoiar os trabalhadores e os seus sindicatos. E ninguém apoia a posta do meio?

    ResponderEliminar
  52. Afirma pedro.
    "Você conhece-me de onde para saber se eu vou ou não à luta? ...blablabla...O que eu disse é que vocês fingem que não vêem os outros,

    Lolol. Cada vez melhor. Mas o pedro conhece quem quer que seja para este plural idiota de um "vocês"? Ou conehce quem quer que seja para saber se fingimos ver ou não?

    Então o pedro choraminga porque não sabem se vai à luta e depois arregimenta todos porque todos fingem não ver, apesar de pedro não saber nada de ninguém? Lolol


    Afirma pedro:
    "porque são os que têm sindicatos fortes que vos ajudam a VOCÊS."

    -Quem serão os "Vocês" berrado assim feito histérico por pedro?
    -O pedro tem inveja dos sindicatos fortes? Como o trump e o coelho? Será que se encontrou o elo comum nos gostos do trump, do coelho e do pedro?
    -O pedro tem inveja que não haja sindicatos a apoiar a posta do meio?
    -O pedro tem inveja do "vocês"?
    -O pedro tem inveja dele próprio?

    ResponderEliminar
  53. Afirma pedro
    "Sim, os trabalhadores fazem greves.Obrigado pela novidade"

    Antes afirmara pedro:
    "Vá você choramingar contra greves e sindicatos, geringonças e que tais, que é isso que passam a vida a fazer."

    Pedro agradece pela novidade mas antes chorara contra as greves, sindicatos, geringonças. Que é o que passa a vida a fazer?

    Afirma pedro:
    "O que tem isso a ver com o facto de as estruturas políticas da esquerda darem muito menos peso aos mais desfavorecidos?"

    Quem dá mesmo mais peso aos desfavorecidos?
    A direita? O pedro? A posta do meio? Trump? Coelho?

    Torna-se mais claro o que alguém quis dizer quando pediu ao pedro para se assumir

    ResponderEliminar
  54. Afirma pedro:
    "Siiiiiimmmmm.Já sei que os trabalhadores fazem greve.Você é um bocado repetitivo não é?O que tem isso a ver com o que estamos a falar?"

    E o pedro não gosta que façam greves pois não? Pedro,trump,coelho ,a posta do meio?

    Mas as greves e as lutas referem-se a trabalhadores da limpeza, dos supermercados, dos calls center, dos seguranças.

    Os tais que a esquerda não apoia segundo a opinião do pedro, que estámais preocupado com o seu umbigo e a ouvir a musica do Balsemão

    Mas o pedro só quer que apoiem o sítio onde o pedro trabalha porque aí os trabalhadores não gostam de greves? Ou porque têm medo de as fazer?

    ResponderEliminar
  55. Afirma pedro:
    "Boa maneira de desviar a conversa.Passar para 50 anos atrás para não se abordar a porcaria que você andava fazer hoje"

    Só coisas assim um pouco ignorantes, melhor dizendo da posta do meio da ignorância, melhor dizendo muito ignorantes é que não verificam que o exemplo dado da coragem dos que combateram o fascismo serve precisamente para se convocar à luta nos dias de hoje. Para se fazer comparação entre as práticas do fascismo e as de passos coelho. E para se verificar que do ponto de vista laboral pouca coisa mudou.

    Quanto à porcaria citada por pedro. Este deve estar equivocado.Então o menino não consegue atribuir a porcaria a quem de facto a faz? Não tem um espelho lá em casa? A mamã não o ensinou a comportar-se ?


    Se a ignorância do pedro se pode relevar, já o não respeitar quem teve tomates para lutar no tempo do fascismo devia ser um princípio de honradez. Isso será inveja com toda a certeza

    Ora à ignorância de pedro junta-se outra coisa.E essa fede


    ResponderEliminar
  56. Afirma pedro:
    "Se lutadores de há 50 anos abadassem a investir em imobiliário em vez de apoiar os mais desfavorecidos ainda estávamos no estado novo Vocês são a esquerda burguesa ...blablabla"

    Mais uma vez a questão do imobiliário, assim dita desta forma pequenina. O que quererá dizer o pedro quando fala disso? Tem alguma coisa a dizer mas é demasiado cobarde para o dizer? Fica-se nas insinuações assim ditas desta forma nem carne nem peixe que é a sua forma?

    E o que quererá dizer o pedro com esse "vocês" assim a modo de polícia a dirigir-se à maralha? E quem é a Esquerda burguesa? Também há uma direita burguesa? E quem será a posta do meio burguesa?


    Afirma pedro:
    "estavam a tentar dinamizar a luta dos mais desfavorecidos"

    E quem dinamiza essa luta? A direita? a posta do meio? Os seguranças? O pedro?
    Mas quando se falou na luta dos mais desfavorecidos segundo o menu do pedro, o pedro deu um salto sobre o assunto e até enfastiado disse que isso das greves, já o sabia
    Será que estamos na presença de um pedro da burguesia da posta do meio, limitada?

    ResponderEliminar
  57. Afirma pedro:
    "Fascismo entre aspas porque se você tivesse estudado saberia que o salazarismo não foi um verdadeiro fascismo.Uma ditadura conservadora não é necessariamente fascista, porque o fascismo tem especificidades, nomeadamente a luta de massas e espirito revolucionário, que o diferenciam"

    Isso pedro. Colocar a palavra fascismo entre aspas. porque foi assim que o pedro "estudou" (que chique, também entre aspas). E foi devido às especificidades do estudo do pedro, que o pedro chegou à conclusão que as especificidades do fascismo são a luta de massas e o espírito revolucionário".

    Adivinha-se algum carinho pelo salazarismo e pelas ditaduras conservadoras? Até alguma comiseração? Estas não tiveram luta de massas nem espírito, as malandras.

    ResponderEliminar
  58. Afirma pedro:
    "Vocês ao chamarem fascista a toda a direita apenas se descredibiliza e esvaziam o termo de significado"

    Alguém por aqui chamou fascista a toda a direita?
    Ó pedro , o pedro ensandeceu. Ou agora põe na boca de outros, todas as tretas que quer,para ter por onde expandir a verdadeira "qualidade" dos seus conhecimentos?
    Viu? Qualidade entre aspas. Adivinhe porquê? lolol


    Afirma pedro: "Um dia aparecem verdadeiros fascistas e já ninguém lhes liga porque vocês andaram a chamar fascista a toda a gente".

    Isso pedro.A fábula do pedro e do lobo. E como diferenciar um verdadeiro fascista de um fascista com aspas? Olha-se para o sujeito e vê-se se ele tem especificidades como a luta de massas e o espírito etc e tal.

    E ninguém liga a quem? Aos fascistas? Ou a quem andou a chamar fascista a toda a direita? Mas se não houve por aqui ninguém a fazer tal, tal não deverá ser qualquer complexo do pedro?
    Assim do género:"faço todas estas fitas para ver se alguém me liga?"

    ResponderEliminar
  59. Afirma pedro:
    "Onde é que eu disse que o gajo deve ser amnistiado? Vocês é tudo fake?"

    Isso pedro. É o pedro e o trump.Ele queixa-se do mesmo

    ResponderEliminar
  60. Afirma pedro:
    "O que eu disse é que devia ter sido uma oportunidade para lançar o debate sobre o que se passa com as empresas de segurança mas você, esquerda em geral e até agora vocês aqui, fugiram logo ao assunto. Como de costume."

    Fugimos do assunto? Mas que assunto? Do tema levantado pelo autor do post?
    E o pedro acha que se tem que lhe dar corda quando lança um "debate"?
    E fica nesta de miúdo histérico a insultar todos os "vocês" só porque não lhe responderam aos caprichos de prima-dona?

    ResponderEliminar
  61. Afirma pedro:
    !Outra coisa, se estivessem minimamente informados sobre o que se passa nas empresas de segurança. saberiam que, para além das chefias próprias, muitos dos representantes das empresas clientes - muitos deles trabalhadores sindicalizados e grandes esquerdistas - não só tratam os trabalhadores de out-sourcing em geral e da segurança em particular abaixo de cão como os INCITAM E PRESSIONAM a fazer estas coisas".

    Ora bem. Para além de uma manifesta incapacidade para assumir formas de luta adequadas, vemos que pedro vem fazer queixa.
    Algumas com toda a certeza legítimas.

    Agora vir fazer queixinhas dos "grandes esquerdistas"? Porque pedro não assume o que tem a dizer com quem tem a dizer?Este pedro classifica todos de "vocÊs". Classificará todos de "esquerdistas"? E se calhar até de grandes? E se calhar até falará daquele modo idiota e cobarde em "imobiliário"?
    E agora vem fazer queixjnhas sobre o comportamento de quem não teve coragem para enfrentar e confrontar ?


    ResponderEliminar
  62. Afirma pedro:
    "Mas como vocês não falam destas coisas e desatam a insultar quem fale, desviando-vos dos problemas terríveis dos professores e dos funcionários públicos etc, não podem mesmo fazer ideia não é ?"

    Mais uma vez quem são os "vocês"? Mas quem insulta quem?

    O pedro, mais uma vez menino mimado, vem fazer queixas, algumas com certeza legítimas.

    Mas para o fazer tem que insultar os demais? Tem que insultar a "esquerda" e os trabalhadores e os sindicatos que têm a coragem de lutar e assumir o seu carácter de classe?

    De forma frontal e de caras para o pedro. Metem asco aqueles que, para defender a sua legítima causa, têm necessidade de atacar e caluniar quem também luta pelo que considera legítimo

    E pedro pode ir fazer estas fitas e estas queixas aos sindicatos amarelos, aos partidos de direita e aos que são assim assim,que estão na posta do meio

    ResponderEliminar
  63. Afirma pedro:

    "É mais fácil chamar cobarde e fascista ás dezenas de milhares d trabalhadores da segurança, a ver se ninguém fala neles..."

    Sim pedro. Já se tinha demonstrado que o pedro era desonesto e agora confirma-se.

    Quem terá chamado fascista às dezenas de milhares de trabalhadores da segurança?

    E também cobarde? Isso não será enfiar a tal carapuça que lhe ficava tão bem...e ao Sancho Pança?

    ResponderEliminar
  64. Afirma pedro:
    "Não é que vocês estejam pessoalmente envolvidos nos sindicatos, mas vê-se que a esquerda se enoja por falar nos "pobrezinhos".

    Mais uma vez as generalizações deste teor só desqualificam quem as afirma.
    O que é pena.

    Como sabe este pedro quem está ou não envolvido em sindicatos? Mas quer o pedro que se fale mais nos sindicatos fortes?

    E quem serão os"pobrezinhos"? Os trabalhadores que pedro dizia que eram fracos mas que se mostrou que os têm no sítio para avançar com formas de luta como greves? E a quem pedro depois mostrou o seu desprezo?

    Serão os seguranças? O pedro?

    ResponderEliminar
  65. Afirma pedro:
    "Professores são finos. Senhores doutores e tal. É muito mais chique apoiá-los do que apoiar uns "GORILAS" (!!!!!) de uns trabalhadores semianalfabetos…"

    Que complexos terríveis estes os de pedro. Que complexos terríveis estes que assaltam quem se afirma como sendo da posta do meio e que depois de insultar a esquerda em geral, os sindicatos fortes em particular,os comentadores por aqui, se manifesta assim desta forma boçal contra quem também é trabalhador. E que tal como outros têm que ganhar o seu sustento, trabalhando.

    O termo com que se auto-designa é curioso. A forma como trata os seus como semianalfabetos também.

    Antes dissera que:"Cada vez há mais pessoas com formação superior, até pós-graduações, a trabalhar em profissões tipo call-center, segurança. lojistas etc.

    Ó pedro, deixe-se de fitas e de demagogia em torno dos "coitadinhos" que umas vezes são semi-analfabetos, outras têm formação superior. Deixe-se desse rosário de lamentações sobre o quão mau são os outros e quão coitadinhos são quem não assume a sua condição de trabalhador.

    É preciso consciência de classe para lutar. É preciso também coragem. E muita. Deixe-se desse lacrimejar e como alguém disse,assuma-se. O que quer que seja. Denuncie o que ache por bem denunciar mas não venha com merdas sobre os demais. Se quiser solidariedade mostre que é solidário.

    E se não quiser, vá até à direita ou aos que não são de direita nem de esquerda a pedir que lhe façam o trabalho que manifestamente não é capaz de executar



    ResponderEliminar
  66. Afirma pedro
    "Vocês são bons é a defender quem não precisa - e vos pode ajudar a ganhar umas cadeiras de deputado"

    Vá, como se disse, até à direita. Até aos da sua posta. Dê-lhes a ganhar umas cadeiras de deputado. Ponha um braço em redor de Passos Coelho que parece que pariu leis laborais tão boas que devem ser cumpridas pela direita, pelos da posta do meio e pelo pedro.

    Pode também andar com o papão do trump debaixo do braço. Ajude-o também a ganhar umas cadeiritas.

    E antes de alguém lhe dizer onde pode meter essas cadeiras de deputado, assuma-se.

    O que quer que isto queira dizer.

    ResponderEliminar
  67. Conversa de chácha mentiras insultos gratuitos.

    Confesso que não consegui ler nem um décimo que ia adormecendo a meio.

    Uma coisa fica vem assente. É impossível falar com um imbecil fanático de esquerda.

    Você está ao nível do José.

    Isto é bom. Um abre olhos para um gajo não se deixar ir nas conversas da extrema esquerda. Vocês são a mesma bosta da extrema direita.

    E não me venha falar em trabalhadores que você está-se nas tintas para eles.

    Dedique-se antes ao imobiliário.



    ResponderEliminar

  68. Pedro é o melhor comentador! Tivesse eu paciência para responder aos trolls que enxameiam a caixa de comentários destroem a possibilidade de haver uma conversa construtiva neste blogue.

    Faz muito bem em chamar a atenção para a desigualdade de direitos e deveres de quem trabalha nas profissões sujeitas ao outsourcing e à vergonha que é a falta de fiscalização (e regulamentação?) sobre as empresas de segurança. Como é óbvio se não há fiscalização as empresas incumpridoras fazem as cumpridoras desaparecer.
    Relativamente à esquerda vs direita também concordo. Heje em dia não é por um partido ser de esquerda que realmente é. Provavelmente o CDS e PSD de Rui Rio têm posições mais de esquerda em certas áreas que muitas vezes o BE e o PS. Efetivamente quando se dá prioridade a medidas como as 35h dos enfermeiros sabendo de antemão que isso irá prejudicar o cuidado aos doentes, isso é uma medida de esquerda ou de direita?
    Por outro lado também é preciso não esquecer que foi o PSD de Passos e o CDS em que já lá estava a Cristas que aprovaram estas medidas que diminuiram e muito o rendimento do trabalho, mas por outro lado a atual maioria tarda em revertê-las quando isso poderia traduzir-se em mais emprego. Talcvez porque seja mais sonante dizer que se aumenta o valor do salário minimo, deixando estas medidas permanecer como moeda de troca?

    ResponderEliminar
  69. é fácil dizer que os funcionários privados deviam fazer greves e defender os seus direitos, só que a diferença é que os funcionários privados correm dois riscos face aos do público quando fazem greve: 1) podem ser despedidos 2) a empresa pode falir. Os trabalhadores do privado atualmente (não estou a dizer que sempre tenha sido assim), estão numa situação de desigualdade enorme perante os Funcionarios Publicos. Um indicador que penso que comprova isto é a taxa de emigração dos funcionarios publicos versus trabalhadores do setor privado. Não defendo um ataque aos direitos dos trabalhadores público mas penso que deveriam existir muito mais benefícios para os trabalhadores do privado com baixos rendimentos pois são EFETIVAMENTE a classe mais desfavorecida em Portugal.

    ResponderEliminar
  70. Vitor.

    Pois.

    Evidentemente que a prioridade de uma verdadeira esquerda não devia ser a reposição das 35 horas da função pública mas a fiscalização das condições de trabalho dos mais desfavorecidos.

    E a exigir as 35 horas, seria para TODOS os trabalhadores - não aceitando só para alguns privilegiados e EFECTIVAMENTE fiscalizadas.

    Ao invés disso comportam-se como mafiosos privilegiando determinados grupos em que se apoiam.

    ResponderEliminar
  71. Vitor.

    Acabei de ler um excelente clássico da literatura de esquerda, a novela distópica iron Heel, de Jakc London.

    Nele uma ditadura direitista conservadora impõe-se nos EUA subornando funcionários públicos, certos setores do mundo do trabalho - indústria pesada - e as forças de segurança, com privilégios fora do alcance do resto da população.

    A indústria pesada porque tinha sindicatos fortes...

    Jack London só se enganou numa coisa - não são só os extremistas de direita a praticar essa tática. Os extremistas de esquerda também.

    Na ditaduras de tipo estalinista, funcionários públicos, forças de segurança e setores tradicionalmente bem organizados, como a indústria pesada, também tinham privilégios especiais enquanto o resto vegetava na miséria.

    London frisa o sentido de casta que se forma nessas situações em que os trabalhadores e funcionários privilegiados se consideram uma estirpe à parte.

    Isto vê-se na forma como a esquerda ignora os mais desfavorecidos tanto a nível das super-estruturas partidárias como a nível da atitude de desprezo com que os trabalhadores de "boa casta" detentores de postos de trabalho protegidos e bem pagos tratam os "gorilas" do outsourcing.

    O que aconteceu aqui é um perfeito exemplo.

    Um troll de extrema-esquerda entra em histeria e desata a insultar quem pretenda debater os problemas dos mais desfavorecidos - a maior parte da população.

    Porque a maior parte da população não são funcionários públicos nem trabalhadores da auto-europa.

    O facto de até usar provocações próprias do vocabulário de insultos da extrema-direita, coisas como o "não sejam piegas" "vai estudar" etc é demonstrativo do quanto certa extrema esquerda dos interesses é igual á extrema direita dos interesses.

    É assim que temos líderes marxistas a enriquecer com especulação gentrificadora do imobiliário como o robles, ou a gabar-se que vão todos os dias de mercedes jantar ao Gambrinos como o Arnaldo Matos. Ou, nos bons tempos da cortina de ferro um Ceausescu refastelado em palácios de mármore.- para levar essa vida apoiam-se taticamente nos sectores sindicais mais fortes enquanto desprezam o resto da população.

    Isto são Josés e Passos de peúgas vermelhas.....

    ResponderEliminar
  72. Caro Pedro,
    na minha opinião uma verdadeira esquerda deveria ter como prioridade a reposição dos direitos e salários dos que mais sofreram com a crise, e na minha opinião esses foram os trabalhadores e pequenos empresários do setor privado. Efetivamente que isso passa pela reversão das medidas mencionadas no post, e passa também pelo que diz, que é a efetiva fiscalização e sancionamento de empresas incumpridoras.

    Quando menciona as situações em que os seguranças e pessoas em regime de outsourcing são colocadas a realizar as funções que deveriam ser realizadas pelos funcionários publicos tenho visto isso acontecer em várias instituições e efetivamente espelham uma grande desigualdade no mundo do trabalho atual em Portugal. A meu ver isto deve-se ao facto de a remuneração e regime de progressão na carreira dos funcionºarios publicos ser praticamente independente (na prática...) do seu desempenho profissional. A maioria dos sistemas de avaliação que existem não conseguem minimamente diferenciar quem se esforça e atinge resultados de quem é perfeitamente incompetente. Isto acaba por nivelar por baixo o desempenho do funcionários e desmotivar os mais competentes

    ResponderEliminar
  73. Não vejo que os fucionários públicos sejam menos eficientes que os privados.

    A nível das promoções, quando as há, os privados têm um problema semelhante que é o factor "amigo do chefe".

    Muitas vezes os promovidos são amigos, familiares ou amantes dos chefes o que replica de
    forma o mesmo problema.

    Por outro lado, avaliações externas são muitas vezes incompetentes.

    Os ratings e avalações são visto como um negócio que por vezes não correspondem a nada de real.

    A desigualdade está nas condições de trabalho, que no privado costumam ser abaixo de cão para a maioria dos trabalhadores.

    ResponderEliminar
  74. Afirma pedro:

    "Conversa de chácha mentiras insultos gratuitos"

    Lolol

    É terrível expor a vacuidade e a esterilidade intelectual de alguém. Também a sua desonestidade. Já lá iremos

    ResponderEliminar
  75. Afirma pedro

    "Confesso que não consegui ler nem um décimo que ia adormecendo a meio"

    Era o que pensava. Demasiada areia para a camioneta do pedro.

    Isso com algum estudo pode melhorar

    ResponderEliminar
  76. Afirma pedro

    "Uma coisa fica vem assente(sic) É impossível falar com um imbecil fanático de esquerda."

    O "imbecil fanático" foi apenas uma auto-imagem do pedro. O pobre só conseguiu ler um décimo, e depois olhou para o espelho e completou o que faltava com a sua própria auto-visão no espelho?

    Acontece

    ResponderEliminar
  77. Afirma pedro:

    "Você está ao nível do José.Isto é bom. Um abre olhos para um gajo não se deixar ir nas conversas da extrema esquerda. Vocês são a mesma bosta da extrema direita".

    A questão do nível é mesmo um problema para o pobre pedro.

    Tem dificuldade em encontrá-lo. Depois dá nisto. Repetindo as suas próprias palavras ( que são por demais medícores), uma "bosta"

    E não me venha falar em trabalhadores que você está-se nas tintas para eles.

    ResponderEliminar
  78. Afirma pedro

    "E não me venha falar em trabalhadores que você está-se nas tintas para eles."

    Sim pedro, isso mesmo. Agora deixe-se de fazer estas fitas choramingas e assuma-se. Vá lá, assuma-se por exemplo como um Arnaldo Matos em género bibe

    ResponderEliminar
  79. Afirma pedro:

    "Dedique-se antes ao imobiliário".

    Lá está de novo aquela frase que faz pensar que o pedro tem alguma coisa a dizer, que a tem engasgada, mas que a não consegue deitar cá para fora

    É que já foi desafiado a fazê-lo. Mas nada

    Cheira um pouco a cobardia, lolol. E nem mesmo esfregando na cara do pobre essa qualificação, o coitado arranja coragem para se assumir

    ResponderEliminar
  80. Afirma vitor pimentel ferreira aonio eliphis

    "Pedro é o melhor comentador!"

    Não é só ele que tem essa opinião. O Vitor tem. O pimentel tem. O ferreira tem. O aonio tem. O eliphis tem

    Uma série de gente, quase a constituir um sindicato ou uma posta do meio bem regada.

    Felizmente que a querida Matilde e a querida Naida preferem outras águas

    ResponderEliminar
  81. Afirma vitor joão pimentel ferreira aoinio eliphis:

    "Tivesse eu paciência para responder aos trolls que enxameiam a caixa de comentários destroem a possibilidade de haver uma conversa construtiva neste blogue"

    É um facto. Então o joão pimentel ferreira até se desdroba em mais de um cento de nicks. E alguns metidos no mesmo post.

    Mas estamos muito curiosos de ver como o vitor joão pimnetel ferreira aonio elhipis responde ao próprio vitor joão pinetel ferreira aonio eliphis.

    Prometemos estar atentos e não nos rirmos por antecipação com esta auto-referência ao seu comportamento

    ResponderEliminar
  82. Afirma vitor etctetcetc:

    "Faz muito bem em chamar a atenção...."

    Já o sabíamos. Esta espécie de um certo lambe-botas está-lhe entranhada no sangue?


    Afirma vitor etcetcetc:

    "Relativamente à esquerda vs direita também concordo"

    Mais um para o clube da posta do meio. Mas apostamos que é transitório

    ResponderEliminar
  83. Afirma vitor etcetcetc
    "Heje( sic) em dia não é por um partido ser de esquerda que realmente é. Provavelmente o CDS e PSD de Rui Rio têm posições mais de esquerda em certas áreas que muitas vezes o BE e o PS. Efetivamente quando se dá prioridade a medidas como as 35h dos enfermeiros sabendo de antemão que isso irá prejudicar o cuidado aos doentes, isso é uma medida de esquerda ou de direita?"

    Ahahaha.

    O que se dizia?

    ResponderEliminar
  84. Afirma vitor etcetcetc:
    "Efetivamente quando se dá prioridade a medidas como as 35h dos enfermeiros sabendo de antemão que isso irá prejudicar o cuidado aos doentes, isso é uma medida de esquerda ou de direita?"

    Coitado do vitor etcetcetc. Este cuidado com os doentes é tão de louvar.

    Alguém explique ao vitor que quem trabalha deve ser pago. O vitor não trabalha provavelmente.

    Acontece que o seu amigo passos coelho e os seus muchachos roubaram salários aos enfermeiros. Eles trabalhavam 35 horas e os sacanas dos neoliberais aumentaram-lhes unilateralmente as horas de trabalho sem aumentar o seu ordenado.

    Em qualquer país do mundo isto chama-se roubo. Ou proxenetismo ( e tenho imensa admiração por quem se liberta dos proxenetas)

    Pelo que este choradinho do vitor aonio eliphis pimentel ferreira é apenas um choradinho hipócrita.

    Dum cúmplice?

    ResponderEliminar
  85. Afirma vitor etcetcetc:

    "Por outro lado também é preciso não esquecer que foi o PSD de Passos e o CDS em que já lá estava a Cristas que aprovaram estas medidas que diminuiram e muito o rendimento do trabalho"

    Diacho. Será que me enganei e que o vitor etcetcetc já não pertence ao partido do passos coelho?

    Afirma vitor etcetcetc logo de seguida:
    "mas por outro lado a atual maioria tarda em revertê-las quando isso poderia traduzir-se em mais emprego. Talcvez porque seja mais sonante dizer que se aumenta o valor do salário minimo, deixando estas medidas permanecer como moeda de troca?"

    Ahahah..

    Não há engano possível . É apenas um pobre neoliberal, enfeudado a passos coelho a debitar a agenda política neoliberal pafista

    ResponderEliminar
  86. Afirma vitor etcetcetc:

    "é fácil dizer que os funcionários privados deviam fazer greves e defender os seus direitos"

    Pois é vitor, melhor atenção para a próxima. Estão por aí muitos exemplos de privados a fazer greves. Acontece que não sai na comunicação social o panorama das lutas sociais em Portugal.

    Mas bastava ler alguns comentários neste post, Será que o pobre do victor pimentel só conseguiu também ler um décimo?

    ResponderEliminar
  87. Afirma vitor etcetcetc:
    "só que a diferença é que os funcionários privados correm dois riscos face aos do público quando fazem greve: 1) podem ser despedidos 2) a empresa pode falir"

    Lolol. Esta preocupação com a falência do patrão é mesmo tão "querida". Tão à ...pimentel ferreira.Tão à...pedro

    Na distribuição da riqueza, esta pende cada vez mais para o Capital.
    Vitor lastima-se pela empresa que pode fechar .Os trabalhadores do privado não devem lutar pelas suas reivindicações por compaixão pelo lucro do patrão. Mas o mais curioso éyambém não podem lutar porque podem ser despedidos pelo patrão..

    Entre o medo e a solidariedade patronal.

    Eis o triste espectáculo dado pela distância fina que separa a cobardia da aldrabice

    ResponderEliminar
  88. Repare-se que "os salários contam com menos 20% dos custos de produção! Mas dos outros – os denominados “custos de contexto” (lindo nome, não é?) - nunca se fala"

    Esta tralha neoliberal é tramada.


    ResponderEliminar
  89. Afirma vitor ectetcetc:
    "Os trabalhadores do privado atualmente blablabla estão numa situação de desigualdade enorme perante os Funcionarios Publicos."

    Isso mesmo.Por isso como os trabalhadores do privado não podem fazer greve, por medo dos patrões ou por compaixão e solidariedade com o patronato, bora lá a despedir malta do público.

    Para ficar tudo igual. Só mesmo para os pantomineiros dos conselhos de administração e para o Capital é que é um fartar...

    Vilanagem

    ResponderEliminar
  90. Afirma vitor pimentel ferreira:
    "Um indicador que penso que comprova isto é a taxa de emigração dos funcionarios publicos versus trabalhadores do setor privado"

    Um indicador interessante, este , a denotar o verdadeiro carácter de pafista do pobre vitor.

    Os indicadores assumem para o vitor pimentel ferreira uma espécie de epifânia. Lembrou-se desta.

    Faltam esmiuçar os indicadores dos que tiveram que sair do país, empurrados por esse génio pafista/neoliberal, por estarem simplesmente desempregados. Desemprego motivado pelas políticas austeritárias do governo e da troika

    Pois é. Uma chatice o vitor lembrar-se destes indicadores paridos lá dum sítio onde um idiota se lembrou de dizer que o combate ao desemprego fora ganho pelo Passos

    ResponderEliminar
  91. Afirma vitor etcetcetc:
    "mas penso que deveriam existir muito mais benefícios para os trabalhadores do privado com baixos rendimentos pois são EFETIVAMENTE a classe mais desfavorecida em Portugal"

    A classe mais desfavorecida em Portugal é a do trabalho. Os trabalhadores devem-se unir e assumir a defesa dos seus direitos. Sem tibiezas e com frontalidade.

    Pelo que a questão não são os "benefícios" em linguagem de quem concede um favorzinho como se concedem aos pobrezinhos nos chás de caridade.

    Os "benefícios" derivam do trabalho. São filhos directos destes e não são "concedidos" por um patronato ávido e sedento da exploração de mão-de-obra barata.

    Como dizia um insuspeito personagem,a reforma é um direito, não é um dever.

    Pelo que se impõe repor algum equilíbrio entre o mundo do trabalho e o capital .

    E denunciar estas tentativas dos vitor pimentel ferreira para tentar dividir os trabalhadores.

    (Já antes vitor pimentel ferreira tentara fazer o mesmo em relação aos novos e velhos. Assumira as dores dum fdp dum deputado do PSD que andara a pregar sobre a "famigerada" geração grisalha)

    Esta malta neoliberal pafista pensa que está a perorar para atrasados mentais

    ResponderEliminar
  92. Afirma pedro:
    "Vitor.Pois."

    (Afirmará victor:
    "Pedro. Pois"?)

    Uma lufada de ar fresco, este "pois", a confirmar os dotes intelectuais do pedro, que cabeceia com soninho quando lê mais do que um décimo de um texto



    ResponderEliminar
  93. Afirma pedro:
    "Evidentemente que a prioridade de uma verdadeira esquerda"

    Curioso como a posta do meio vem pedir batatinhas à esquerda ou verdadeira esquerda, lolol

    Porque não as pedirá aos amarelos, à direita,à entremeada da política?

    ResponderEliminar
  94. Afirma pedro:
    "não devia ser a reposição das 35 horas da função pública mas a fiscalização das condições de trabalho dos mais desfavorecidos."

    Isso mesmo. Sobretudo na empresa do pedro, onde há tipos com medo de ser despedidos ou que o patrão coitado entre em falência de per si ou simplesmente declare falência fraudulenta. E que por cobardia, por inépcia ou por serem alguns uns tipos simplesmente capados não conseguem sair para a fila da frente.

    Como alguns exemplos aí em cima citados.


    (É que a reposição das 35 horas da função pública é a correcção de um roubo. E essa história da correcção de roubos deve dar tremeliques à posta do meio. Que não tendo coragem para denunciar e para assumir a sua condição de classe pretende que sejam outros a fazer o seu trabalho)

    ResponderEliminar
  95. Afirma pedro:
    "E a exigir as 35 horas, seria para TODOS os trabalhadores "

    É isso mesmo por que luta uma grande parte da esquerda. Sobretudo a esquerda à esquerda do PS

    Afirma pedro:
    "não aceitando só para alguns privilegiados e EFECTIVAMENTE fiscalizadas".

    É isso mesmo que defende a esquerda. Sabendo que a defesa dos interesses dos trabalhadores cabe em primeira mão aos trabalhadores, que, organizados em sindicatos ou nas formas que achem por bem, devem assumir eles próprios as suas próprias lutas.

    Sem necessidade que os pedros venham solicitar a sua substituição no seu papel nas lutas sociais.

    (Ainda por cima desta forma gratuita, caceteira, a bufar ódio contra os outros trabalhadores.)

    ResponderEliminar
  96. Afirma pedro:
    "Ao invés disso comportam-se como mafiosos privilegiando determinados grupos em que se apoiam".

    Pedro resume a sua condição. E ainda por cima é egoísta. Com o seu quê de ciumento.

    Quer que se apoiem no seu grupo. Quer ser ele o grupo privilegiado


    Mais uma vez se repete.

    Cabe a quem trabalha a defesa da sua condição de classe. Esta espécie de choradinho,que tem bases objectivas na forma extrema com a qual o patronato afoga os trabalhadores, não leva a lado nenhum. É pusilâmine.Mas tem outra coisa bem pior. Invoca à solidariedade, mas insulta a quem solicita por solidariedade

    E isto é simplesmente nojento

    ResponderEliminar
  97. Afirma pedro:
    "Vitor.Acabei de ler um excelente clássico da literatura de esquerda, a novela distópica iron Heel, de Jakc London.Nele uma ditadura direitista conservadora impõe-se nos EUA subornando funcionários públicos, certos setores do mundo do trabalho - indústria pesada - e as forças de segurança, com privilégios fora do alcance do resto da população.A indústria pesada porque tinha sindicatos fortes..."

    Um bom auspício para pedro. A síntese está para o pobre,para a manipulaçãozita umpouco de pé-de-chinelo, mas quanto a isso, deve-lhe pesar a cabeça. Mas sstá a ler obras decentes.E logo uma novela onde os pontos de vista socialistas de London são mais patentes.

    Um grande autor. E logo um autor comunista. Um militante comunista, lolol

    ResponderEliminar
  98. Afirma pedro:
    "Jack London só se enganou numa coisa - não são só os extremistas de direita a praticar essa tática. Os extremistas de esquerda também"

    Pedro,coitadito, quando não se conforma com a realidade, inventa uma realidade. A sua. A dele.

    Jack London "enganou-se" numa coisa. Enganou-se quando não se assumiu como uma fatia entremeada,uma coisa assim nem carne nem peixe.

    E como London detestava coisas assim ( saberá pedro isso?), como London afirmava alto e em bom som os seus ideais, desdenhando essas coisas assim. que não são nem carne nem peixe e que assumidamente não se assumem ( seja lá o que isso for)...

    O que restará a pedro?

    Isso mesmo. London "enganou-se". Como mostra dum pretensioso ináudito não está mau

    Com a licença de pedro e do seu amigo o vitor, só mesmo uma boa e sonora gargalhada a pontuar este autêntico fado do pedro enganadinho

    ResponderEliminar
  99. Afirma pedro:
    "Na ditaduras de tipo estalinista, blablabla...de casta que se forma nessas situações em que os trabalhadores e funcionários privilegiados se consideram uma estirpe à parte".

    Não, não é Jack London. É apenas o pobre pedro num exercício onanístico tramado e impotente. Se ele ler com atenção, não está lá nada das fantasias de pedro. Mas está lá a denúncia das coisas que não têm coragem para se assumir
    ...seja lá o que isso for


    Afirma pedro:
    "Isto vê-se na forma como a esquerda ignora os mais desfavorecidos tanto a nível das super-estruturas partidárias como a nível da atitude de desprezo com que os trabalhadores de "boa casta" detentores de postos de trabalho protegidos e bem pagos tratam os "gorilas" do outsourcing"

    Não, não é Jack London. É apenas o desespero do pobre pedro , dum jeito desajeitado , de tentar convocar outros para as suas inenarráveis historietas de miúdo zangado pelo facto das super-estruturas ( ?...este tipo sabe o que são super-estruturas?) não lhe cumprirem o seu sonho.

    Ter a papinha feita, enquanto cantando e rindo se insultam os demais é feio. É de falta de coragem. É mesquinho. É de espírito de casta.

    E ainda por cima é ridículo. Detestando assim tanto a esquerda e bajulando a posta do meio,porque não vai ele com estas rezas para junto do meio da posta?)

    Acho que London teria náuseas perante um tipo assim

    ( Quanto à repetição dos gorilas ...que forma de identificação tão injusta para tantos seguranças que o não são)

    ResponderEliminar
  100. Afirma pedro:
    "O que aconteceu aqui é um perfeito exemplo.Um troll de extrema-esquerda entra em histeria e desata a insultar quem pretenda debater os problemas dos mais desfavorecidos - a maior parte da população."

    Pobre pedro. Ele terá lido o texto do autor do post?

    E como pedro quer debater o que ele acha que quer debater, qual miúdo mimado faz birra. E ainda por cima apela ao troll que há em si. E ao histérico que em si há

    (E os mais desfavorecidos são precisamente quem? Se tivesse um pouco de compreensão veria que London confirma uma velha tese marxista).

    ResponderEliminar
  101. Afirma pedro:
    "Porque a maior parte da população não são funcionários públicos nem trabalhadores da auto-europa"

    Pois não.

    E?

    O pobre pedro tem um ódio de classe...aos outros trabalhadores?

    É um amarelo ou um provocador? Ou apenas quer o seu problema resolvido? Para depois aparecer com a bandeira da posta do meio?

    ResponderEliminar
  102. Afirma pedro:
    "O facto de até usar provocações próprias do vocabulário de insultos da extrema-direita, coisas como o "não sejam piegas" "vai estudar" etc é demonstrativo do quanto certa extrema esquerda dos interesses é igual á extrema direita dos interesses"

    Pois pedro.

    Quem o mandou estudar estava coberto de razão.

    E já reparou que tal conselho ainda não é considerado como sendo um insulto de extrema-direita? Lolol


    Pois pedro.

    Quem lhe pediu para não ser piegas não devia ter usado um termo parecido ao usado por Passos Coelho. É um pouco de mau gosto.
    Mas quando é esta a realidade o que se pode fazer?

    Um relógio parado também está certo duas vezes por dia

    ResponderEliminar
  103. Afirma pedro:
    "É assim que temos líderes marxistas a enriquecer com especulação gentrificadora do imobiliário como o robles"

    Pobre pedro. Ainda por cima mentiroso e aldrabão.

    Robles é um líder? Bom , isso depende do que pedro ache que é um "líder". Há gostos para tudo, mas enfim

    Agora robles ser marxista?

    Este pedro afinal não passa de um farsante. Mente por um lado. E depois não sabe o que é um marxista

    Com um pormenor picaresco. É que repete o que a tralha da direita e da direita- extrema diz sobre Robles. Atribui-lhe o rótulo de marxista, papagueando o que os outros idiotas dizem nas sarjetas de algumas caixas de comentários

    Robles que,coitado, nunca se afirmou como tal

    ResponderEliminar
  104. Afirma pedro:
    "ou a gabar-se que vão todos os dias de mercedes jantar ao Gambrinos como o Arnaldo Matos"

    O Arnaldo Matos gaba-se disso? Não sabia

    Mas há qualquer relação de amor-ódio do pedro com o Arnaldo. Ambos se reivindicam de educadores da classe operária. E são eles e mais nenhum, lolol

    Ah, o pedro, o gambrinos, o mercedes e o Arnaldo Matos.Um quarteto de peso

    ResponderEliminar
  105. Afirma pedro:
    "Ou, nos bons tempos da cortina de ferro um Ceausescu refastelado em palácios de mármore.- para levar essa vida apoiam-se taticamente nos sectores sindicais mais fortes enquanto desprezam o resto da população"

    A referência a ceausescu é curiosa, já que como se sabe ele tinha mais amigos na social-democracia nórdica do que na URSS.

    Mas não é isso o principal, independentemente do facto da forma como ele morreu ser por demais bárbara, também própria dos cobardes e dos verdadeiros fdp

    O que aqui pedro mostra mais uma vez é aquele ódio de classe aos sindicatos.

    Um aliado da cambada que serve como empregado e que não afronta? Por ter medo do patrão ou porque o patrão, coitado, pode perder a empresa?

    ResponderEliminar
  106. Afirma pedro:
    "Isto são Josés e Passos de peúgas vermelhas....."

    Não devia haver comentários a respeito de tal frase, que denota um apurado sentido estético de pedro

    Mas ele lá sabe a cor das peúgas de passos e de jose. A bisbilhotice (mal assumida?) tem coisas assim. Anda a ver por baixo das calças,a ver se as cores das peúgas condizem com o fatinho

    Mas antes que o pedro tenha um desgosto futuro, sempre era bom ser informado que a cor das meias é um problema de quem as usa e é bom não ser intrusivo neste aspecto.

    Ah, e habitualmente não se classificam as pessoas pela sua cor. Quer das meias, quer da pele

    ResponderEliminar
  107. Afirma vitor pimentel ferreira aonio eliphis:
    "Caro Pedro,na minha opinião uma verdadeira esquerda "

    Começa logo aqui o caricato.

    Pedro não é assumidamente de esquerda. Não gosta dela. E pertence à posta do meio

    Vitor pimentel ferreira não é de esquerda assumidamente. Detesta-a. E faz parte do coro neoliberal

    Mas estão tão irmanados na sua preocupação com o que as prioridades da verdadeira esquerda


    Afirma vitor etcetcetc:
    "deveria ter como prioridade a reposição dos direitos e salários dos que mais sofreram com a crise, e na minha opinião esses foram os trabalhadores e pequenos empresários do setor privado"

    A opinião do vitor etcetcetc está completamente errada. Percebe-se esse piscar de olhos aos pequenos empresários do sector privado.

    Mas quem sofreu mais com a crise e com o processo austerário foram os mais pobres. Já se tinha dito ao vitor, não se lembra?

    ResponderEliminar
  108. Afirma vitor pimentel ferreira aonio eliphis:
    "Quando menciona ...blablabla... grande desigualdade no mundo do trabalho atual em Portugal. A meu ver isto deve-se ao facto de a remuneração e regime de progressão na carreira dos funcionºarios publicos ser praticamente independente (na prática...) do seu desempenho profissional.A maioria dos sistemas de avaliação que existem não conseguem minimamente diferenciar quem se esforça e atinge resultados de quem é perfeitamente incompetente. Isto acaba por nivelar por baixo o desempenho do funcionários e desmotivar os mais competentes"

    Ah. A grande desigualdade no mundo do trabalho é por isso... Pelo esforço dos lambe-botas.

    Assim como aquele tipo que fazia o mesmo à Merkel, lolol

    Tal como aquele que lambia as botas ao Capital alemão e holandês relolol

    ResponderEliminar
  109. Caro anónimo.

    Não está à espera que eu vá ler essas parvoíces todas pois não?

    ZZZZzzzzzzzzZZZZZZZ

    ResponderEliminar
  110. Assuma-se Pedro, assuma-se

    E não tenha medo.

    Agora até a simples leitura lhe dá soninho... e também tanto medo?

    ResponderEliminar
  111. Medo de um totó como tu?

    Não tenho medo nenhum de assumir.

    A extrema esquerda que você representa é tão má como a direita neoliberal.

    Entre os Robles do aparelho do partido e os Salgados do aparelho bancário, todos metidos num saco e atirados ao rio só tinha pena dos peixes que o rio ia ficar uma latrina.

    ResponderEliminar
  112. Pedro ainda bem que acordou

    Mas não basta, como os calões ignorantes, ler as ultimas linhas do texto

    Pelo que há que voltar atrás, para não fazer as figuras tristes que faz

    É ler o já dito, incluindo sobre Robles e assumir aquilo que não assume de facto

    Dessa especie de posta do meio já se começa a enjoar. Mais as soluções à fascista serventuário do patrão, a resolver as coisas como os fascistas gostam.

    Parece que era um dos métodos preferidos pelos da América latina. Enfia-los em sacos e lancá-los ao mar

    Será que se começa agora a assumir ?

    ResponderEliminar
  113. Ao troll do partido


    RÓÓÓÓÓÓÓÓNK

    ResponderEliminar
  114. Estou a ver que andam a censurar comentários meus em resposta ao troll.

    É amiguinho da casa?

    ResponderEliminar