terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Contra a política da res privata

O tanque das ideias do PS até se pode chamar Res Publica, mas as políticas públicas dominantes do governo ainda têm por objectivo a promoção da res privata. O Público de hoje destaca o «novo regime proposto pelo governo para os bens que integram a ‘memória colectiva’». Se a proposta for aprovada, parece que o património histórico ficará mais vulnerável às incursões dos interesses capitalistas que em Portugal se expandem à custa da canibalização da esfera pública, único terreno onde podem florescer os valores que fazem com que uma comunidade política seja mais do que um somatório de indivíduos egoístas. A orientação da proposta é sintetizada pela jurista Maria João Silva: «Constitui uma mudança radical no regime deste bens, que antes estavam, em absoluto, fora do comércio jurídico privado».

Não resisto a invocar Karl Marx: «Veio enfim um tempo em que tudo o que os homens tinham olhado como inalienável se tornou objecto de troca, de tráfico, e podia alienar-se. É o tempo em que as próprias coisas que até então eram comunicadas, mas nunca trocadas; dadas, mas nunca vendidas; adquiridas, mas nunca compradas – virtude, amor, opinião, ciência, consciência, etc. – em que tudo enfim passou para o comércio. É o tempo da corrupção geral, da venalidade universal». O bem comum passa por lutar contra a comercialização de todos os bens. Felizmente, parece que há muita gente atenta. Que floresçam todos os contra-movimentos contra a política da res privata.

6 comentários:

António Nunes disse...

É necessário perceber quem está por trás desta iniciativa. Na linha da frente para agarrar o fruto proibido. No tempo do Santana o nome seria óbvio. No tempo do Durão Barroso, dois ou três nomes. Agora, quem serão?

Anónimo disse...

Este partido dito socialista, há muito que mete nojo.
Ele, o tal dito PS, ainda não tinha tido era a oportunidade de se revelar em toda a sua plenitude direitista, embora a coisa tenha começado com Mário Soares.
Há pois, será que alguém tem dúvidas disto.!? Então quem foi que meteu o socialismo da gaveta e nunca mais de lá o retirou, mesmo tendo tido oportunidade para o fazer.
Agora, com este individuo, o tal Pinto de Sousa, Sócrates, de cognome "O mentiroso", que foi e é uma autêntica burla ou fraude politica, o tal dito PS com a sua maldita maioria absoluta, tem oportunidade de destruir tudo o que de bom o 25 de Abril trouxe a este país.
Destruiram:
a administração pública( para justificar, e não só , os milhões em serviços do exterior;
a justiça(reformas miseráveis a culminar com as ultimas do CP e do CPP mas também na área civil,
a educação( hoje passa-se sem exame e não só..);
a saúde ( onde cada vez mais, no seguimento, aliás, dos bons conselhos do actual PR, quem quiser saude que a pague;
e finalmente(ainda há mais mas já chega de malfeitorias e misérias)a alteração miserável da legislação do trabalho e das diversas prestações sociais( nomeadamente o roubo descarado aos reformados e aos deficientes deste país.
Por isto e o resto que não disse, faz-me confusão que ainda haja alguém que pense sequer em tornar a votar neste miseraveis do PS.
Só se não tiverem memória.
Eu como tenho nunca mais votarei PS e tudo farei para que as pessoas mihas conhecidas neles não votem(nem no PSD nem no CDS, claro, era o que faltava.!!.)

Anónimo disse...

can you email me: mcbratz-girl@hotmail.co.uk, i have some question wanna ask you.thanks

Anónimo disse...

Can not think of a different culture, for some things, will also share the same view!

Anónimo disse...

After reading the information, I may have different views, but I do think this is good BLOG!

Anónimo disse...

Pois, o problema maior do país eé, e é desde à muitos séculos, esta confusão entre o que é a Res Publica e o que é a Res Privata, e como todos os governos sempre tentam transformar parte da primeira em matéria da segunda


Viriato Cabral

http://resprivata.blogspot.com/