tag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post893945049032739886..comments2024-03-27T17:38:13.505+00:00Comments on Ladrões de Bicicletas: Responsabilidade e bom sensoNuno teleshttp://www.blogger.com/profile/07713327330820459193noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-75065627674119289872021-02-26T20:35:01.044+00:002021-02-26T20:35:01.044+00:00Fora o facto de não funcionarem como ensino, nenhu...Fora o facto de não funcionarem como ensino, nenhuma; até podiam ser no YouTube.Paulo Marqueshttps://www.blogger.com/profile/07069635412786072554noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-70480003440747886442021-02-23T13:01:56.026+00:002021-02-23T13:01:56.026+00:00Reconhecendo a importância da 'Prioridade à es...Reconhecendo a importância da 'Prioridade à escola' noto a ausência de referências à movimentação de pessoas que as escolas implicam.<br />Quanto aos meios de ensino à distância sempre me intriga que a televisão não seja mencionada: qual a dificuldade de abrir canais de ensino?Josehttps://www.blogger.com/profile/17089003849614254348noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-20665385570438365772021-02-23T10:18:07.082+00:002021-02-23T10:18:07.082+00:00Caro Nuno Serra,
No computo geral tendo a concord...Caro Nuno Serra,<br /><br />No computo geral tendo a concordar com o teor desta carta aberta. Especialmente os pontos 4) e 5).<br />Mas ha varias ressalvas a fazer:<br /><br />Os pontos 1) e 3) sao problematicos na forma como estao redigidos e nao os subscrevo, de todo.<br /><br />O ponto 1) sofre de dissonancia cognitiva: <br />"O sucesso de uma política não se mede apenas contando o número de infecções hoje mas levando em consideração muitos outros fatores (...), mas também consequências de saúde, física e mental, no presente e no futuro."<br /><br />Pergunto eu: entao mas as infeccoes com COVID nao tem precisamente "consequencas de saude, fisica e mental, no presente e no futuro"???<br /><br />O ponto 3) e uma salada russa de estatisticas e temas, deficientemente contextualizados que so servem para baralhar o leitor.<br />Por exemplo o ponto 3) suscita-me as seguintes questoes: <br /> - "so" 800 turmas fechadas no primeiro periodo dizem - em que universo aparece este numero? quantos clusters e casos positivos estao associados a estas turmas? <br /> - "so" 25 positivos no mes de Fevereiro 2021 (que ainda decorre... hoje e dia 23...) num universo de 700 escolas... estao contentinhos aqui exactamente com o que?<br />Resumindo o ponto 3) demonstra uma mao cheia de nada para aquilo que pretendem argumehtar.<br /><br />A minha ultima ressalva e esta: <br />Concordo que as escolas devem ser a prioridade em qualquer plano de re-abertura da sociedade mas e importante notar duas consideracoes tacticas que senao acauteladas sao profundamente contra-producentes para quem quer levar esse projecto avante:<br /><br />1 - Nao e minimizando o impacto do COVID na sociedade e servicos de saude, fazendo de conta que valores de R sustentadamente acima de 1 nao sao um problema ou minimizando o papel das escolas na transmissibilidade do COVID que ganham capital de credibilidade neste debate. Sem credibilidade, estao perdidos. E e muito mais facil perder credibilidade que recupera-la... Este virus tem dinamicas muito bem alinhadas com os ciclos noticiosos o que significa que assercoes temerarias sao rapidamente expostas a escrutinio.<br /><br />2 - Quem quer reconciliar controlo do COVID com alguma actividade social e/ou economica tem de ser cauteloso na sua analise, garantir que o valor de R de transmissibilidade se mantem sustentadamente abaixo de 1 apesar do relaxamento em determinadas actividades que aumentam interaccao social. <br />E tem de estar prontos para defender imediatamente recuo nos relaxamentos assim que o R comeca a subir acima de 1.<br />Porque um R sustentadamente acima de 1 significa eventual confinamento - tanto mais severo e prolongado quanto mais tempo se deixa correr a situacao. Lowlanderhttp://www.oie.intnoreply@blogger.com