tag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post5545116509209784217..comments2024-03-28T21:19:50.901+00:00Comments on Ladrões de Bicicletas: O mito da supremacia do ensino privado (I)Nuno teleshttp://www.blogger.com/profile/07713327330820459193noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-81221432494732753932011-01-28T13:21:51.052+00:002011-01-28T13:21:51.052+00:00sem dúvida nenhuma que está tudo correctíssimo... ...sem dúvida nenhuma que está tudo correctíssimo... Fica é por explicar a preferência das famílias detentoras de maior capital - económico e cultural - pelo ensino privado. <br /><br />Não é mito, não - é mesmo hegemonia!nunocastrohttp://nunocastro.wordpress.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-28952143190933330222011-01-24T23:07:07.283+00:002011-01-24T23:07:07.283+00:00Este artigo é simplesmente ridículo!
É uma tentat...Este artigo é simplesmente ridículo!<br /><br />É uma tentativa absolutamente desesperada de desviar o real assunto!<br />O que no final do dia interessa são os alunos e os contribuintes, mas o que este tipo de artigo pretende é defender os ociosos professores portugueses que não querem perder o privilégio de estarem isentos do escrutínio, exigência e competitividade que implicaria um sistema alargadamente privado.<br />Além disso é óbvio o enviesamento da análise de dados. O ensino privado em Portugal esta apenas reservado a elites.. não se pode comparar rácios de eficiência e resultados quando estes nem são comparáveis pois o "target" das escolas são completamente distinto. O que seria comparável seria um ensino privado muito mais alargado, com maior concorrência e maior procura, obviamente que enquanto o ensino for "encapuçadamente" gratuito (porque não é, sai-me do bolso todos os dias em IVA, ISP, IRS, entre outros) vai continuar a absorver a grande massa de alunos. <br />A questão é que o ensino público é uma treta, eu andei nos dois e sei, não há a preocupação sistemática de oferecer mais, melhores e mais diferenciados conteúdos aos seus "clientes". Rege-se apenas pelos cânones do ministério.. medíocres e estandardizados. Ao passo que no privado eles existiam, o que traz a tão falada LIBERDADE dos pais escolherem o melhor e mais adequado para os seus filhos e não a estandardização.<br />Quanto à universalidade do ensino público, isso é outra falácia! O facto da oferta ser privada não obsta a que o estado não dê uma ajuda progressiva a quem mais necessita, o chamado "Voucher" de que falou Milton Friedman. O actual sistema é injusto, pois apenas permite o acesso ao ensino privado a quem o pode pagar, nega a LIBERDADE ao povo e é apenas sustentado pela a poeira (vide o presente artigo)atirada pelo Lobbie dos professores públicos que não querem ter um patrão como o comum dos mortais...Caporegimenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-54171676077060627682011-01-24T22:15:19.630+00:002011-01-24T22:15:19.630+00:00«Ao nível da OCDE, os resultados indicam que o que...«<a href="http://beijokense.blogspot.com/2010/12/pisa-mining.html" rel="nofollow">Ao nível da OCDE, os resultados indicam que o que pode fazer melhorar o desempenho não é a forma jurídica de escola, pública ou privada, mas [...] os níveis de autonomia e responsabilidade</a>»beijokensehttps://www.blogger.com/profile/04071114678753312253noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-87538277554885468602011-01-23T19:08:26.635+00:002011-01-23T19:08:26.635+00:00Caro Demo Gra Pia,
Veja bem a frase de que citou a...Caro Demo Gra Pia,<br />Veja bem a frase de que citou apenas parte: "a tendência para a obtenção de melhores resultados pelo ensino privado se explica essencialmente através de factores que não dependem do modo como este se organiza" (sublinho: essencialmente).<br />Quero com isto dizer que embora não tenham um traço distintivo intrínseco, as características da organização das escolas privadas também contam.Nuno Serrahttps://www.blogger.com/profile/02673154223996113198noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-79836325900677470872011-01-23T18:57:53.110+00:002011-01-23T18:57:53.110+00:00é dar aulas nos dois lados e compararé dar aulas nos dois lados e compararFAÇA O SEU PRÓPRIO FLUVIÁRIO SEM FAZER MUITA FORÇAhttps://www.blogger.com/profile/15771925407803997333noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-86256403765227791502011-01-23T18:56:38.695+00:002011-01-23T18:56:38.695+00:00que não dependem do modo como este se organiza, ol...que não dependem do modo como este se organiza, olhe que não olhe que não<br /><br />o factor disciplina é muito reforçado<br /><br />aluno não se enquadra é posto a passear paguem os papás ou não...<br /><br />o regulamento interno das escolas públicas para pouco serve<br /><br />mesmo em zonas onde o nível de vida é alto, um só aluno pode destabilizar 30<br /><br />nem é só indisciplina é a questão da motivação<br /><br />se eu reprovar o 7º ou o 10º tanto faz...<br /><br />nos privados a motivação é maior<br />o desespero e a competitividade são em geral muy encorajados<br /><br />pedagogicamente negativa essa tal de repressão mas funciona....FAÇA O SEU PRÓPRIO FLUVIÁRIO SEM FAZER MUITA FORÇAhttps://www.blogger.com/profile/15771925407803997333noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4018985866499281301.post-70764680093967587212011-01-23T14:28:04.194+00:002011-01-23T14:28:04.194+00:00Nuno, deixo-te um exemplo de metodologia para o su...Nuno, deixo-te um exemplo de metodologia para o sucesso, que ontem encontrei bem perto de nós:<br /><br />http://www.aventar.eu/2011/01/22/o-colegio-%e2%80%9crainha-santa%e2%80%9d-um-caso-de-assalto-as-financas-publicas-em-nome-de-deus/<br /><br />Só é pena que não haja muitos regulamentos internos de colégios disponíveis online.João J. Cardosonoreply@blogger.com