sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Aos democratas


«A campanha contra o PCP a pretexto da Festa do Avante (amanhã haverá outro pretexto) revela que a besta fascista começa a mostrar as garras com todo o seu cortejo de seguidores boçais e com grandes e perigosas cumplicidades no poder económico e, consequentemente, na comunicação social. O inimigo principal é o PCP, mas visa a própria democracia. É bom que os democratas não fiquem em cima do muro a ver o que acontece lá em baixo.»

António Filipe (facebook)

9 comentários:

  1. O PCP como inimigo principal da Direita é puro wishful thinking.
    O verdadeiro socialismo por ele representado (dar fim à propriedade privada dos meios de produção) é objectivamente um aliado, por emblemático e inconsequente.

    O inimigo da direita é quem, invocando a esquerda, subverte valores socialmente operativos por sofismas cuja operacionalidade é puramente disruptiva.

    ResponderEliminar
  2. Vê-se que jose está tremendista.

    Talvez trazer aqui os palavrões insanes e grosseiros em uso outrora por jose, agora travestidos em "wishful thinking". Chamado aqui desta forma tão delicodoce por jose?
    Outros tempos, outras raivas, outros desejos?

    Nada disto

    Isto é apenas uma manobra assim para o medíocre para que se desvie do que é trazido aqui por Nuno Serra. De uma simplicidade aterradora. A lembrar outros tempos e outros horrores.

    ResponderEliminar
  3. Claro que o ódio fascizante se rejeita, mas ele combate-se desde logo com inteligência e humildade, não agindo de uma forma imprudente e que pode colocar a saúde pública em risco, Nuno Serra. A DGS foi clara sobre isso.

    Se surgir algum surto derivado da Festa do Avante, o PCP e o resto da Esquerda vão sofrer seguramente uma enxurrada de críticas que fará a presente ofensiva parecer pequena por comparação.

    Basta ouvir os comentários vindos de moradores da Amora, alguns frequentadores habituais da Festa, para se perceber que as pessoas têm receios e que infelizmente esses receios são fundados.

    E, por favor, não comparem a realização da Festa do Avante com a ida à praia ou a Feira do Livro. Não só a dimensão das aglomerações é distinta, como de um lado estão actividades económicas necessárias e fruto de muitas decisões individuais, enquanto do outro está uma realização que por muito que custasse aos militantes e simpatizantes do PCP, a sua liderança poderia dispensar, em nome de um bem maior. A generalidade dos Partidos passaram sem as suas actividades presenciais e a Festa do L'Humanité foi substituída por um evento noutros moldes.

    Parece, infelizmente, que os políticos ainda não perceberam o significado de um crescimento exponencial...

    Esperemos, a bem da saúde pública e da própria democracia, que o PCP seja capaz de controlar de forma efectiva as aglomerações dentro da Festa do Avante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este Jaime Santos era aquele que apelava à indignação moderada
      Ja não há quem o aguente

      Eliminar
  4. José

    O inimigo da Direita não é nem nunca foi a Esquerda... e muito menos o PCP!
    O verdadeiro inimigo sempre foi doméstico ou não tivéssemos tido a mais longa ditadura de extrema direita da Europa.

    ResponderEliminar
  5. Jaime Santos
    Só mesmo por nunca ter posto os pés na Festa é que (tal como tantos outros criticos) poderia afirmar que não há comparações pois "de um lado estão actividades económicas necessárias" ... pois apraz-me relembrar que na Festa do Avante temos uma Feira do Livro; Feira do Disco; Teatro; Galerias de arte; Bandas de música; Performistas; Ranchos Folclore ... e o Jaime pensa que estes também estão em regime de voluntariado em prol do PCP?
    O PCP está, para muitos deles, a ser o primeiro cachet desde Março. Pense nisso quando fala em actividades econômicas e tonterias afins.
    "Claro que o ódio fascizante se rejeita, mas ele combate-se desde logo com inteligência e humildade"
    Desculpe, como diz que disse?
    Aliás, o cúmulo dos cúmulos, anda o governo e presidência a pechinchar turistas sem fazerem prova de que estão negativos ao passo que os comerciantes da Amora fecham portas ao negócio por 3 dias ... mas houve quem tivesse o negócio aberto pois por esta altura negócio é coisa escassa Mas ... foram surpreendidos por gente disfarçados de agentes camarários a fiscalizar licenças!?
    "Claro que o ódio fascizante se rejeita, mas ele combate-se desde logo com inteligência e humildade"
    Desculpe, poderia repetir?
    Em Agosto houve uma peregrinação a Fátima... e antes disso já se tinha falado nos média (em estilo de rodapé) funcionários do santuário infectados. Ouviu ou leu 1/3 do que se falou do Avante?
    "Claro que o ódio fascizante se rejeita, mas ele combate-se desde logo com inteligência e humildade"
    - .......... nada?
    Poderia continuar a desnovelando esse brioso novelo de moralidades mas não creio que lhe vá acrescentar algo ao que supostamente entendeu contudo apraz-me constatar que nunca o maior evento Cultural do país teve tanta projeção na comunicação social.

    ResponderEliminar
  6. Para tanto aqueles que o fazem abertamente como os outros que o fazem de igual modo escondidos por uma altiva moralidade paternalista, acabo de ler a melhor resposta aos algozes da Festa:
    "Tim, músico dos Xutos & Pontapés, define esta edição da Festa do “Avante!”. “Não tem a ver com o que vamos ganhar, mas sim com a experiência coletiva que vai ser feita. Se o ‘Avante!’ não correr bem, dificilmente qualquer outra coisa irá correr bem, e a perspetiva fica negra. Por isso é que isto tem de acontecer”
    in Expresso

    ResponderEliminar
  7. O que quererá o enigmático «Jose» [senhor da «tele-escola» e não «telescola»] dizer com isto: «O inimigo da direita é quem, invocando a esquerda, subverte valores socialmente operativos por sofismas cuja operacionalidade é puramente disruptiva.»
    Ou seja, o inimigo do dito «Jose» é quem, invocando a esquerda, subverte valores...
    Em relação ao socialmente operativo, aos sofismas, à operacionalidade e à disrupção, deixaremos isso para a cabeça do «Jose» que não para de andar à roda.

    ResponderEliminar
  8. Enigmático? O jose?

    Teleescola e tele-escola e telescola? O que interessa isso?

    A cabeça do jose a andar à roda? Isso serve para dizer o quê?

    Isso parece paleio do outro quase holandês, a fazer propaganda ao tão previsível jose

    ResponderEliminar